Você sabia que existem alguns comportamentos dos donos que aumentam a desobediência do cão de forma rápida? Pois é. E isso ocorre, não porque seu cão é desobediente, mas simplesmente pois ele assimila tais atitudes suas com euforia. Leia mais para entender.

Comportamentos Dos Donos Que Aumentam a Desobediência do Cão

Comportamentos dos donos que aumentam a desobediência do cão

Quando adotamos um cão, devemos entender que agora ele é parte da família. E isto requer uma série de mudanças e adaptações para que tudo dê certo. E uma destas mudanças, é ajustar alguns hábitos e, claro, adotar outros.

Assim sendo, é imprescindível que se você deseja um cão obediente e respeitoso, faça por merecer e treine-o para que isto aconteça. Pois acredite, dificilmente um cão será exatamente como você quer que ele seja do ponto de vista comportamental. E isto deve ser respeitado. Acompanhe o texto e veja 4 comportamentos dos donos que aumentam a desobediência do cão.

Comportamentos Dos Donos Que Aumentam a Desobediência do Cão

Dar bronca de graça e sem mostrar o que é certo

A primeira coisa a entender é: se você quer ter um cão respeitoso, deve mostrar para ele o que é certo e o que é errado. E isto deve acontecer antes mesmo de você brigar com ele. A partir do momento que você simplesmente dá broncas, ele irá querer desafiar. O que poderá se tornar facilmente uma desobediência com o passar do tempo.

Assim sendo, sempre busque ensiná-lo o que você está querendo dizer, de forma pacífica, com elogios e evitando grosserias e xingamentos.

Alimente-o bem

Parece óbvio, mas nem sempre é. Seu cão precisa ser muito bem alimentado para que as questões de obediência sejam levadas a sério por ele. É praticamente uma troca: tudo que ele quer, é comer e se divertir. E se você puder oferecer isso para ele, ele entenderá que não tem motivos para desobedecer. E assim, obedecerá quando você mandar.

Evite deixar o cão sozinho, principalmente quando filhote

Como já falamos, a partir do momento que você traz um cão para sua família, deverá cuidar e ficar próximo dele. Principalmente quando ele ainda é filhote, pois é nesta fase que você poderá mostrar as melhores práticas e condutas para ele. A assimilação será mais fácil.

Deixar o cão puxar a coleira durante um passeio

Esta é uma das formas mais desafiadoras que o seu cão pode ter com você. Se você deixar que ele puxe a coleira toda vez que saírem para passear, ele entenderá que você não tem controle sobre ele. Assim sendo, é importante sempre educá-lo para que isto não ocorra. Nunca use a força para mostrar que não pode. Sempre busque métodos que faça o cão aprender de forma pacífica.

Comportamentos Dos Donos Que Aumentam a Desobediência do Cão

Considerações finais

Um cão aprende pelo exemplo do dono. Se você deixar ele fazer o que ele quiser, principalmente quando filhote, isso influenciará muito no dia a dia dele. Seus comportamentos devem ser adequados ao lar para conviver com o cão e, quanto antes você conseguir ensiná-lo que ele deve respeitar você, melhor. Além disso, tenha paciência durante o adestramento, ela será essencial para a educação saudável.