Um cachorro com medo nos faz partir o coração. Ainda mais quando não há uma necessidade clara de sentir medo. Ou seja, estão dentro de casa, protegidos e bem cuidados. No entanto, esta situação não está no controle deles de forma ativa, principalmente quando não são treinados ou estimulados a enfrentar determinadas ocasiões. Por isso, leia o texto e veja como reconhecer se o seu cão está com medo de alguma coisa.

Cachorro com medo

Se você tem um cachorro com medo em casa, saiba que ele não está fazendo isso por birra ou qualquer outro mal comportamento. Os medos dos nossos cães precisam ser respeitados. Afinal, sempre que eles estão com medo estão querendo dizer alguma coisa. E nós, tutores, precisamos entender e ajudá-los de alguma forma (quando possível).

Cachorro com medo

É muito comum, por exemplo, um cachorro ter medo de chuva ou trovoadas. Eles acreditam que algo está errado na atmosfera e acabam demonstrando isso através de uma série de situações. Porém, não podemos culpá-los ou tirar a legitimidade deste ato. Afinal, é o que eles estão sentindo. Além disso, medo de outros cachorros, medo de passear e medo de fogos de artifício são comuns. Veja como interpretar os sentimentos do seu amigo de quatro patas!

Quais as principais reações de medo dos cães?

Não há uma “lista definitiva” de reações de medo dos cães. Afinal, cada cachorro com medo irá esboçar seu sentimento de uma forma diferente, dependendo da criação, da rotina, etc. Entretanto, sempre há aquelas situações que podem ser muito parecidas entre diversas raças. Veja algumas.

  • Tentativa de fuga quando sentem que algo está errado;
  • Tendência a se esconder quando ouvir um barulho alto;
  • Fugir de caso casa haja uma porta aberta;
  • Fazer as necessidades sem auto controle (em qualquer lugar);
  • Tremedeiras descontroladas;
  • Tendência a latir sem haver necessariamente um motivo aparente;
  • Colocar o rabo entre as pernas é uma atitude clássica;
  • Colocar as orelhas para trás;

Cachorro com medo

Estas são somente algumas situações em que o cão pode demonstrar medo. Conforme mencionamos, cada raça é única. Dependerá de uma série de questões para entender o real motivo de um medo ou fobia. Por isso, sempre esteja perto do seu animal e entenda o comportamento dele. Assim você poderá ajudá-lo quando notar algo diferente.

É possível curar estes medos?

É possível com um adestramento de cachorro adequado. No entanto, não há receita para tal. Você precisará estimular o animal a praticar atividades em que ele sinta-se seguro e, aos poucos, demonstrar que o possível medo é desnecessário. Entretanto, alguns medos são instintivos e importantes. Afinal, sabemos que o medo protege o ser vivo de muitas situações.

Cachorro com medo

Assim sendo, procure profissionais de adestramento para entender quais as melhores atitudes para o dia a dia do seu cachorro. Leve em consideração a idade, a raça, o gasto calórico diário, o local onde mora, etc. Tudo isto será fundamental na busca por um tratamento que seja adequado e dentro dos padrões que realmente funcionam. Cuide do seu cão e boa sorte no processo!