Hoje vamos entender como fazer o cachorro parar de latir e entender um pouco as principais motivações dele. Pois se tem uma coisa que pode se tornar facilmente irritante, são os latidos do nosso cachorro em excesso. Em praticamente todas as vezes, obviamente, ele não faz por mal ou para irritar. Ele faz, pois algo está estranho ou diferente em sua rotina.  Acompanhe o texto para saber mais.

Como fazer o cachorro parar de latir

Antes de mais nada, é importante entender que o instinto de um cachorro é, obviamente, latir assim que algo estiver fora de seu controle. E ele poderá fazer isso de diversas formas. Na grande maioria das vezes, o que ele quer, na verdade, é indicar algo para o seu dono.

Assim sendo, para aprender como fazer o cachorro parar de latir, antes de mais nada é importante que você entenda as possíveis motivações e, posteriormente, trabalhe para tentar evitar e deixar seu amigo mais confortável nestas situações.

Hoje, vamos entender como fazer o cachorro parar de latir e entender um pouco as principais motivações dele.

O que faz um cachorro latir?

Como já falamos, o latido de um cachorro pode significar inúmeras coisas. Entretanto, esta é a forma com que ele faz para mostrar os sentimentos para o dono. Ou seja, toda vez que o seu cão estiver necessitando de ajuda, atenção ou precisar de sossego, ele vai latir em forma de “chamado”.

Por exemplo, quando ele estiver muito tempo sozinho e longe de seus donos, ele poderá latir em forma de tristeza. Isto poderá ser identificado facilmente em casos que você vai dormir, por exemplo, e deixa o cão sozinho. Ou, quando sai de casa para ir ao mercado e o cachorro fica lhe esperando.

Outras motivações dos latidos são as necessidades fisiológicas. Ou seja, quando seu cão precisar ir ao banheiro ou sentir fome, tenha certeza que ele vai lhe chamar latindo. No entanto, isto pode não ocorrer em cães que não são acostumados desta maneira. Ou seja, dependerá de como ele foi criado e treinado.

Além disso, é muito comum também que os cães emitam latidos de felicidade, quando você chega em casa, por exemplo. E muitas vezes eles já sabem que você está chegando somente pelo horário.

Caso seu cão não esteja acostumado com a vizinhança e ambientes externos, saiba que ele poderá latir quando ver pessoas diferentes, movimentos ou cães na rua. Isso se dá ao fato do confinamento. Ou seja, o cão se acostuma com um ambiente e tudo que for diferente daquilo, é estranho aos seus olhos. E eles reconhecem isso latindo.

Hoje, vamos entender como fazer o cachorro parar de latir e entender um pouco as principais motivações dele.

O que fazer para seu cachorro parar de latir

Agora que já entendemos um pouco dos principais motivos de um cachorro latir por muitas vezes, está na hora de entender o que você pode fazer para ajudar a contê-lo.

Antes de tudo, é preciso entender que a natureza dele, será latir. É a sua forma de se expressar e mostrar importunação.

Entretanto, tente prestar atenção em que momentos seu cachorro late. Isso fará com que você consiga interpretar as motivações de forma mais fácil para, posteriormente, tentar evitar.

Por exemplo, se o seu cão late quando você sai ou quando você vai dormir, possivelmente ele senta a falta da sua presença. Tente deixar um rádio ligado ou até mesmo a TV para que ele se sinta mais confortável e perceba alguma presença humana no local.

Se o seu cão costuma latir para a vizinhança, procure levá-lo aos poucos para conhecer as pessoas que moram próximo de você. Isso fará com que ele se acostume aos poucos e, posteriormente, pare de latir.

Hoje, vamos entender como fazer o cachorro parar de latir e entender um pouco as principais motivações dele.

Assim sendo, você também poderá testar as coleiras anti latidos. Elas são polêmicas, porém, podem funcionar. Hoje em dia já existem estes tipos de produtos que, quando o cachorro late, algum sinal é emitido para o cão. Seja um mini choque (mini mesmo, apenas para tirar a atenção dele do latido), ou emissão de odores quando ele late.

São duas situações que podem ajudar a controlar e educar o seu pet de uma forma não agressiva. Você pode testar caso ache viável.

Procure ajuda especializada

Sabemos que criar bem-estar é fundamental para nossos bichinhos. Afinal, não queremos fazê-los parar de latir de maneira forçada ou dolorosa. Para isso, recomendamos que você sempre procure um especialista para falar do assunto e, assim, aprenda a como fazer o cachorro parar de latir de uma maneira eficiente. Boa sorte!