A raça Lhasa Apso tem sua origem na China. Os cachorros dessa raça são conhecidos por serem alegres e muito companheiros. Uma das características mais populares e mais conhecidas dos Lhasa Apso é o seu lindo pelo liso, comprido e muito denso. Conheça agora os tipos de tosa para Lhasa Apso.

Lhasa Apso

Lhasa Apso – Foto: Freepik

Por causa desse pelo, o seu Lhasa Apso vai precisar de cuidados diários relacionados à higiene e à escovação.

Se você deixar de cuidar do pelo do seu cachorro Lhasa todos os dias, provavelmente ele irá acumular muitos nós o que, além de prejudicar a aparência, prejudica também a sua pele.

Porém, você pode ficar na dúvida de como cuidar melhor da tosa do seu Lhasa. Afinal, existem vários tipos de tosas e várias maneiras de realizar o corte.

Tesoura ou Máquina?

Lhasa Apso branco

Lhasa Apso branco – Foto: Freepik

É mais adequado que você ou um profissional tosem o Lhasa com uma tesoura ou com uma máquina?

Os dois equipamentos trazem vantagens e desvantagens para o pelo do seu cachorro. Mas a tosa na tesoura diminui o volume dos pelos do Lhasa. Além disso, o corte fica mais suave e menos marcado.

No entanto, o único problema é que o preço da tosa com tesoura, na maioria dos pet shops brasileiros, é mais elevado do que a tosa com máquina.

A tosa com máquina é muito mais prática, principalmente se você for realizar a tosa sozinho. Porém, o resultado fica menos natural e mais marcado. A vantagem é que o preço é mais baixo.

Veja também as diferenças entre o Lhasa Apso e Shih Tzu.

Tipos de Tosa para Lhasa Apso

Além dos dois equipamentos, a tosa do Lhasa Apso também pode ser diferente graças a uma variedade de tipos. A seguir, vamos ver alguns dos principais tipos.

Tosa Japonesa para Lhasa Apso

Lhasa Apso

Lhasa Apso – Foto: Freepik

A Tosa Japonesa é perfeita para os donos que querem deixar o Lhasa com uma aparência mais diferente e mais exótica.

Esse tipo de tosa tem o objetivo de mudar a aparência do cachorro. O foco principal do corte é deixar o Lhasa com um “cabelo comprido”, ou seja, com os pelos da cabeça mais compridos.

O corpo do cachorro deve ficar totalmente raspado (uso da máquina).

Esse tipo de tosa precisa da atuação de um profissional, já que ele é um pouco mais complicado de ser feito e precisa seguir algumas características especiais.

Em resumo, a tosa Japonesa reduz bastante a necessidade de escovação, aumentando a praticidade para os donos. Ela pode também reduzir o calor sentido pelo Lhasa no verão.

Tosa Bebê para Lhasa Apso

Lhasa Apso preto

Lhasa Apso preto – Foto: Freepik

A Tosa Bebê é muito usada em cães de pelo longo e liso como Yorkshire, Lhasa Apso e Maltês. O objetivo desse tipo de tosa é deixar o cachorro com uma aparência de filhote. Assim, os pelos ficam bem curtinhos, com cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento.

Essa tosa é ideal para os donos que querem tornar os cuidados com o Lhasa mais práticos. Você vai precisar escovar bem menos o seu Lhasa.

Além disso, a Tosa Bebê também deixa o cachorro com uma aparência mais jovial.

Esse tipo de tosa normalmente é feito por um profissional, já que ela precisa ser feita com o uso de uma tesoura, que irá deixar os pelos da orelha, do corpo e das patas redondos.

Tosa Higiênica para Lhasa Apso

Lhasa Apso

Lhasa Apso – Foto: freepik

É muito importante cuidar da higiene do seu Lhasa Apso. Especialmente em relação ao seu pelo, a higiene deve estar em dia para evitar problemas e doenças.

A Tosa Higiênica é normalmente feita por pet shops. Eles usam a tesoura e a máquina ao mesmo tempo nesse tipo de tosa.

Você também pode tentar fazer a Tosa Higiênica em casa caso tenha os equipamentos necessários. Mas a vantagem dessa tosa é que ela mantém o seu Lhasa mais limpo e evita o acúmulo de sujeira no seu pelo.

Na Tosa Higiênica, a barriga, o bumbum e a parte inferior são raspadas, normalmente com o uso de uma máquina.

Mas alguns profissionais usam uma tesoura para tirar os pelos que estão em excesso no rosto do Lhasa e que podem atrapalhar a sua visão e outras tarefas do dia a dia.

Tosa da Raça para Lhasa Apso

Lhasa Apso sentado – Foto: Freepik

A Tosa da Raça é a mais popular entre os donos de Lhasa Apso. Assim, ela é feita com o objetivo de garantir o formato original do pelo do animal, mantendo as características principais da raça.

Mas esse tipo de tosa é indicado para os donos que buscam essencialmente manter uma boa estética do animal.

Veja também como tosar seu cachorro em casa.

Tosa Verão para Lhasa Apso

Lhasa Apso deitado – Foto: Freepik

A Tosa Verão, como o próprio nome diz, é muito procurada pelos donos de Lhasa durante o verão. Pois como o pelo do animal é muito denso e grosso, ele pode sentir um grande desconforto no verão.

Assim, esse tipo de tosa é feito com uma máquina. O objetivo é remover todos os pelos do corpo do animal.

Além de melhorar a sensação no cachorro no verão, esse tipo de tosa pode ajudar também a prevenir o aparecimento de diversos problemas na pele, como feridas e dermatites.

Você pode realizar essa tosa na sua casa, sozinho. Assim, você vai precisar apenas de uma máquina específica para tosar cachorros.

Mas tome cuidado apenas para não machucar o Lhasa em áreas mais sensíveis.

As vantagens da Tosa Verão é a praticidade, já que o dono não vai mais precisar escovar o pelo do cachorro diariamente, e o conforto que ela traz para o Lhasa.

Porém, não é recomendado fazer esse tipo de tosa durante o ano todo. Uma vez por ano é o ideal.

Conclusão

Lhasa Apso sentado – Foto: Freepik

Existem muitos tipos de tosa que você pode escolher para o seu Lhasa. Você também pode escolher se vai tosar o seu cachorro com a tesoura ou com a máquina, comparando as vantagens e desvantagens desses dois equipamentos.

Cada tipo de tosa tem um objetivo principal e uma vantagem em relação a outro. Por isso, é importante considerar bem todas as opções antes de escolher o corte ideal para o pelo do seu Lhasa.

Mas lembre-se que o importante é manter sempre a higiene do seu cachorro e também a manutenção do seu pelo, com escovações diárias.