Grande parte dos cachorros adoram estar na água, mas saber se todos os cães precisam usar colete salva-vidas é fundamental para a segurança.

É importante perceber que não são todas as raças de cachorros que são preparadas para a natação. Além disso, alguns cães precisam aprender a nadar.

Outro ponto é que se você for levar o seu pet em locais com correnteza, águas profundas ou lagos e rios muito grandes, deve ter mais cuidado.

cachorro nadando

Cão na água – Foto: Freepik

Quando se trata do seu melhor amiguinho, todo cuidado é pouco. Então, continue lendo este post para entender se todos os cães precisam usar colete salva-vidas e, quando ele é realmente necessário.

Todos os cães precisam usar colete salva-vidas?

Não importa quais sejam as condições climáticas e nem a ocasião, a maioria dos cachorros adora se jogar na água e se divertir com isso.

Muitos tutores também se sentem muito bem indo dar um passeio no lago ou mar com os seus animais de estimação.

No entanto, é preciso tomar todos os cuidados necessários para evitar que o dia não acabe com um acidente, não é mesmo?

cães precisam usar colete salva-vidas

cachorro na piscina. Fonte: Freepik

É importantíssimo você entender que existem cachorros que são nadadores extremamente habilidosos, enquanto que outros não são tão bons nisso.

Sendo assim, é importante identificar em qual grupo o seu animal se encaixa e ver se ele precisa de colete.

Mas tenha atenção porque até mesmo os bons nadadores podem precisar de coletes em algumas situações.

Em locais com correnteza ou áreas de água muito abertas até mesmo os melhores nadadores podem se sentir cansados e fracos. E nessas horas o colete ajuda bastante.

Cães precisam usar colete salva-vidas: Por que nem todos sabem nadar?

Neste ponto do nosso post pode ser que você esteja se perguntando o porque muitos cães são hábeis em nadar enquanto que outros não possuem bom desempenho nesta atividade.

Essas diferenças de habilidades existentes entre os animais acontecem principalmente por conta da influência do homem na seleção das raças.

Ao longo da história da humanidade e da relação entre homens e cachorros, muitas raças surgiram por conta de uma necessidade humana.

Os cães nadadores, por exemplo, são em sua maioria animais selecionados para ajudar os seus tutores a caçar justamente na água.

Nesses casos, houve a seleção de várias características desses animais, necessárias para que se tornassem bons nadadores.

O mais importante é o formato do corpo do animal, que deve ser preparado para as atividades aquáticas.

Cães precisam usar colete salva-vidas: Quais adaptações necessárias para natação?

Se alguns cachorros conseguem nadar bem e outros nem tanto, isso se deve principalmente à forma de distribuição do peso corporal desses animais.

Em algumas raças, a forma como o peso se distribui impossibilita a movimentação adequada e a flutuação do cão.

Nesse caso, os animais podem precisar de um colete salva-vidas especial, que os ajude a se manter mais estáveis na água.

Buldogues, por exemplo, possuem um centro de gravidade baixo que dificulta a natação. Além disso, eles têm as patas curtas que dificultam a movimentação na água.

O focinho achatado também torna super complicada a respiração adequada durante atividades de maior esforço.

Em muitos casos, a traseira do corpo fica mais elevada em relação à cabeça do cachorro e, isso dificulta a manutenção do corpo deles na superfície.

Isso acontece com raças como o Pit Bull e piora ainda mais quando o cão fica cansado.

Na verdade, a parte traseira do corpo deles fica mais alta que a cabeça na água, sendo um problema para se manter na superfície, principalmente quando começam a cansar.

Todos os cachorros podem nadar com colete salva vidas

Mesmo que existam raças mais habilidosas na natação, quando filhotes, esses pets podem precisar de coletes salva-vidas para conseguirem se locomover bem na água.

Mesmo que você tenha um nadador em casa, ele pode precisar de colete até ficar mais prático nessa atividade, certo?

Este equipamento auxilia o animal, mantendo-o mais equilibrado na superfície da água. Além disso, o cão fica mais tranquilo e gasta menos energia para se manter bem até mesmo em locais de correnteza.

Se o cachorro não for bom nadador, você deve manter ele sempre com colete. Mas se ele souber nadar muito bem, você pode esperar que esteja confiante e, então tirar o colete aos poucos, com bastante cuidado.

Principais perguntas sobre o uso de coletes salva vidas em cachorros

Se você ainda está em dúvidas sobre se todos os cães precisam usar coletes salva-vidas, de uma olhadinha nas perguntas e respostas a seguir.

  • O cachorro deve usar colete salva-vidas em caiaques? Sim. Assim como esta é uma regra para os seres humanos, todos os animais devem estar de coletes salva-vidas em embarcações. Assim, em caso de acidente, o seu pet estará seguro.
  • Labradores precisam de equipamento de proteção de natação? Os labradores são ótimos nadadores e, por isso, em situações normais conseguem nadar sem o auxilio de um colete salva-vidas. No entanto, jamais deixe o animal sem supervisão. Em algumas situações o cão pode ficar cansado e não conseguir nadar. Por isso, em correntezas e locais abertos, o melhor é usar o equipamento de segurança.
  • Todos os cachorros sabem nadar? Como você já viu, nem todas as raças são boas em nadar. No entanto, com um bom equipamento e, algum treino, cães de qualquer raça podem se locomover na água.
  • O colete salva-vidas deve estar apertado? Até mesmo em piscinas, alguns cachorros precisam de coletes salva vidas para se manterem a salvo. Além disso, é importantíssimo deixar o equipamento apertado na medida certa. Ele deve estar confortável no animal e, ao mesmo tempo, precisa estar firme, de modo que não saia com a movimentação normal. Ao ajustar, verifique se os seus dedos cabem entre o pescoço do animal e o colete. Essa é a medida certa.

Conclusão

Apesar de haver exímios nadadores, todos os cães precisam usar um colete salva vidas em algumas situações.

Por isso, é importante ter atenção às necessidades do seu pet e ter bastante cuidado com ele quando estiver na água.