Vai adotar um cachorro grande? Antes de tomar essa decisão, leia o texto de hoje, pois temos dicas importantes que vão além de investir na comida e água para o pet. Afinal, os cachorros são a alegria da casa e, mesmo se você ganhar, adotar ou comprar um cão de porte grande, ele deve ser amado e cuidado de acordo com suas próprias características.

Acompanhe o texto para saber como lidar, cuidar, amar, respeitar e dar qualidade de vida a um grande dog!

cachorro grande

Cachorro grande com seu amigo – Foto: Freepik

Cachorro grande – O que você precisa saber antes de ter um?

Os cães de porte grande costumam demandar mais espaço, comida e um tempo necessário para fazer atividades físicas e aprender a socializar. Mas não se preocupe, por mais que seu grandão venha pesar em média a 20kg, ter um cachorro grande é sinônimo de companheirismo e diversão.

Pense no local onde o cão peludão vai dormir e brincar

No mercado pet existem diversos modelos de caminhas e casinhas. Por isso, vale a pena verificar o tamanho que o cachorro irá ficar ao ser adulto. O Golden Retriver, por exemplo, pode chegar a uma altura de 61 cm e 34 kg. Mas isso não quer dizer que precisa investir em uma cama gigante enquanto o cachorro ainda é filhote.

A sugestão é que o tutor pense onde o cão vai dormir e brincar em termos de espaço, conforto, adestramento e se vai necessitar de passeios mais frequentes. Contudo, essa questão serve para decidir se o cão vai ficar dentro ou fora de casa, já que o Golden e Labrador são as raças grandes que se acostumam em locais pequenos.

Escolha acessórios para o perfil de cachorro grande

Antes de optar por um cachorro grande, pense que terá que escolher os acessórios para se alimentar, brincar e ser educado no convívio com o espaço. Escolha uma vasilha e bebedouro que compreenda o tamanho do cachorro. Geralmente em lojas de pet você vai encontrar diversos modelos.

A coleira e guia também devem ser observadas, já que os modelos como de peitoral para cachorros grandes são mais confortáveis. Os brinquedos, por sua vez, podem ser os mais diversos possíveis, como o osso maciço, bolas mais resistentes e pneu de borracha para cães adultos.

Leia nosso artigo sobre melhores brinquedos para cachorro e descubra mais ideias.

cachorro grande

Cachorro grande deitado no chão – Foto: Freepik

Higiene e alimentação para o grandão

A higiene e alimentação de cachorros grandes será um pouco diferenciada, já que este porte exige alguns cuidados na escolha da ração e acessórios educativos. No caso da ração para cães de porte grande, o tutor encontrará uma infinita variedade de produtos, incluindo os petiscos que ajudam no adestramento.

Quando filhotes, o tapete higiênico e o jornal quebram um galho, mas quando o pet já está maior, ele pode dar prejuízos para seu bolso. Por esse motivo, eduque seu dog de apartamento para fazer as necessidades na rua, a fim de educar para que ele espere o momento de passear.

Invista em adestramento e socialização do cachorro grande

O adestramento do cachorro é super importante, sendo que desde filhote o peludão precisa ser orientado onde deve fazer xixi, cocô e como se comportar. Os cães de raças grandes precisam ser ensinados a brincar com segurança, pois costumam ser meio “desengonçados” quando filhotes.

Sendo assim, evite ensinar brincadeiras agressivas, foque em ativar as energias do dog quando forem passear, correr e nas atividades esportivas. A socialização é bem importante para o cachorro e sua família, já que os grandões costumam dar medo, mas são um amorzinho quando recebem uma educação de respeito e carinho.

Dedique um tempo do seu dia ao grandão, ensinando ele com reforço positivo e muito amor para que ele cresça e se desenvolva socialmente. E não se esqueça da saúde animal, ok? E também, leve ele ao veterinário e ofereça todos os recursos acerca de vacinação, vermifugo e um check-up geral do pet.

Aliás, independentemente de o cachorro ser grande ou não, invista nos cuidados essenciais de sobrevivência animal, além de muitas doses de amor diário, tá bem? Ter um cachorro grande exige alguns cuidados. Mas certamente vai valer a pena! Cuide do seu dog.