Você sabe o que é eletroterapia para cachorro? Aqui você vai encontrar tudo sobre essa técnica, quando ela é utilizada e quais os benefícios apresenta para o animal. Afinal, a fisioterapia veterinária visa a recuperação e melhora na qualidade de vida dos cães, trazendo assim muitas evoluções e estudos com procedimentos.

As descobertas de tratamentos podem ajudar no controle de dor intensa, recuperação de cães atletas e cachorros com atrofias musculares causadas por diversos fatores. O tutor, por sua vez, não mede esforços quando o assunto é cuidar da saúde do seu melhor amigo, pois não gosta de ver seu companheiro sofrendo.

Por esse motivo, a eletroterapia para cachorro pode ser uma boa técnica para ajudar o seu amiguinho. Então, vem aprender sobre esse procedimento fisioterápico canino aqui neste artigo.

eletroterapia para cachorro

Cãozinho deitado no chão – Foto: Freepik

Eletroterapia para cachorro – Entenda o que é isso e quais são os benefícios

A eletroterapia para cachorro é um tipo de tratamento que usa correntes elétricas, de modo que ajudam a aliviar as dores, relaxando e fortalecendo os músculos do animal. Existem dois tipos de eletroterapia na fisioterapia veterinária: a NMES (Neuromuscular Electrical Stimulation) e a TENS (Transcutaneal Electrical Nerve Stimulation).

O tratamento com NMES consiste em uma estimulação para fortalecimento muscular. Já a TENS age no controle da dor, aplicado de forma convencional e anestésica ou modo burst.

Eletroterapia para cachorro – Como é feita a TENS nos cachorros?

A aplicação da eletroterapia TENS é feita liberando substâncias como endorfinas e encefalinas, a partir de correntes elétricas que são aplicadas de três formas. Na maneira convencional será utilizada uma injeção com efeito anestésico imediato, com duração do procedimento mínimo de 20 minutos.

No modo burst, por exemplo, os efeitos podem demorar para começar a aparecer, mas a duração dos resultados pode ocorrer em até 8 horas. Contudo, o tutor também pode optar pela acupuntura canina, que leva o modo burst como método de aplicação, com duração de 30 minutos do procedimento e efeito por até 6 horas.

Eletroterapia NMES – Como é realizado o procedimento?

Na eletroterapia NMES, será feito uma estimulação dos músculos, usando vários tipos de correntes elétrica que ajudam a criar contrações musculares nos cães. Este processo é realizado em uma clínica veterinária especializada, porém deverá ser realizada uma avaliação que indique o melhor tratamento.

Conheça outros nomes que podem ser usados para eletroterapia canina

Além desses dois tipos de eletroterapia para cachorro, existem outros nomes que podem compreender este tipo de fisioterapia canina. Dessa maneira, na literatura científica você pode encontrar nomes como: ES (Electrical Stimulation), EMS (Electrical Muscle Stimulation), FES (Functional Electrical Stimulation).

Verifique com a clínica de fisioterapia canina e invista neste procedimento que tem mostrado resultados benéficos para cães desportos e lesionados.

eletroterapia para cachorro

Cachorro fazendo fisioterapia – Foto: Freepik

Benefícios da eletroterapia para cães

Os benefícios da eletroterapia para cachorro envolvem sensações de prazer e bem estar, já que este tratamento pode ser indicado para diversas situações, como:

  • Dores intensas causadas por lesões ou doenças que prejudicam a musculatura canina;
  • Atrofia muscular que compreende os efeitos de desuso dos membros por algum motivo;
  • Fadiga muscular das articulações e estruturas de tendões dos cães;
  • Recuperação e potencialização de cachorros atletas e com desgastes nos músculos;
  • Dores após cirurgias, como rupturas musculares e enxerto muscular em cachorros;
  • Casos de osteoartrite;
  • Atrofia por hérnia de disco.

Entre os tipos de eletroterapia em cães, a mais usada é a TENS, também conhecida como Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânia. E como trouxemos acima, ela é feita através de liberação de substâncias no organismo, bloqueando o estímulo da dor em caráter medular, evitando que entre em contato com o sistema nervoso central do cachorro.

Por outro lado, a liberação de endorfina acontece dentro do organismo canino, sendo estimulada pela corrente elétrica, eliminando a dor do animal. Sendo assim, se você quiser optar pela eletroterapia para cachorro como tratamento do seu amigo, uma dica é consultar o veterinário de sua confiança para escolher o melhor procedimento.