X

Como conquistar a confiança do cachorro?

Dálmata. Fonte: Freepik

Neste artigo, você vai ver algumas dicas de como conquistar a confiança do cachorro, de maneira que ele goste de você. Afinal, se você é um tutor de primeira viagem e nunca teve um cãozinho, algumas coisas podem gerar muitas dúvidas.

Certamente você quer se certificar de que seu cão realmente está bem, confortável e seguro. E muitas vezes, o ato de sentir confiança no tutor, prova que todos esses critérios de convívio estão em dia.

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o assunto. Assim, você poderá entender melhor como conquistar a confiança do seu dog para que ele vire, de fato, seu melhor amigo.

Acompanhe!

Dicas de como conquistar a confiança do cachorro

Tutora com seu cachorro – Foto: Freepik

Para conquistar a confiança do cachorro, você precisa, antes de mais nada, entender mais sobre a raça em si. Por isso, a nossa primeira dica, é: procure entender melhor quais são os comportamentos e como o seu cãozinho vive no dia a dia. Quanto mais informações sobre a raça em si você tiver, melhor será essa relação entre vocês dois.

Porém, de maneira geral, a confiança de um cachorro em seu tutor, começa a ser construída logo nos primeiros dias. Muitas vezes, você não precisa fazer muitas coisas para conquistar o seu melhor amigo. Afinal, pra ele, quem o alimenta e oferece abrigo, é alguém que se pode confiar.

Mas, não é só isso. A relação de confiança precisa ser construída em pilares de qualidade de vida. E não apenas em pilares de necessidades básicas do dia a dia.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a conquistar a confiança do cachorro:

  • Evite levá-lo a lugares com muitos estímulos;
  • Não humanize o seu cão;
  • Reforço positivo sempre pode ajudar;
  • Faça parte das brincadeiras do seu cachorro;
  • Exercícios são fundamentais;
  • Ensine comandos básicos ao cão;
  • Tenha paciência com seu cão;

Para entender detalhes de cada uma dessas situações, continue lendo. Abaixo, você vai entender melhor tudo isso.

Evite levá-lo a lugares com muitos estímulos

É muito comum que, ao adotar um cachorro, queiramos levar ele para passear e conhecer as redondezas que ele vai morar. Porém, cuidado: esse tipo de situação pode ser bastante ruim para o cão em seus primeiros dias ou semanas de casa nova.

Ou seja, por mais que apresentar o cão a novos ambientes seja algo importante para a saúde mental dele, ainda assim, isso precisa ser feito com cuidado.

Portanto, evite levar o seu cão a lugares com muitos estímulos e lugares que possam, de alguma forma, atrapalhar a tranquilidade dele. O cão precisa, sim, socializar.

Porém, isso deve ser feito de forma responsável e não exagerada. Se o cão receber estímulos negativos logo em seus primeiros dias de casa nova, isso pode ser bastante ruim para o desenvolvimento dele. E consequentemente, ele não vai sentir confiança no dia a dia.

Cão deitado – Foto: Freepik

Não humanize o seu cão

A humanização do cão é algo que pode atrapalhar (e muito) a relação entre cão e tutor. Dentro da humanização canina, tem situações que demonstram cuidado e amor do tutor pelo seu pet. Porém, algumas atitudes exageradas podem trazer reflexos bem ruins para a relação de vocês dois.

Por exemplo, um cão precisa caminhar, sujar as patas e agir como um cachorro. Ele precisa cavar, correr e latir. Se você, tutor, não quer que o cão faça esse tipo de coisa porque não quer que ele se suje ou coisa do tipo, isso pode ser um problema para o desenvolvimento do animal.

É claro que, impor limites em algumas situações, é indispensável. Porém, você precisa, também, entender que o cachorro é um cachorro e ele terá comportamentos de cachorro – e não de humanos. Lembre-se disso!

Reforço positivo sempre pode ajudar

Uma maneira bem interessante de conquistar a confiança do cachorro, é através do reforço positivo. Na verdade, o reforço positivo é um tipo de atividade que ajuda o cão em vários aspectos da vida dele. Afinal, você estará reforçando positivamente uma atitude do animal – e assim, ele tende a repetir aquilo.

Por exemplo, o reforço positivo na hora de conquistar a confiança do cachorro, pode ser um petisco quando o cão faz algo que você quer. Ao dar a patinha, atender pelo nome, sentar ou qualquer outro comando que você ensine, deve ser feito com reforço positivo. E ao dar o petisco, o cão tenderá a repetir aquilo e se conectar mais a você.

A relação de confiança começa a ser construída ali.

Tutora e seu cão – Foto: Freepik

Faça parte das brincadeiras do seu cachorro

Um cachorro adora brincar. E quando o tutor participa dessas brincadeiras, então, uma relação forte de confiança começa a ser construída ali.

Ou seja, brincar junto do seu cachorro, ajuda a criar um laço de amizade mais intenso e o animal conseguirá sentir mais confiança em você logo nos primeiros dias ou semanas de convívio.

Experimente brincadeiras que o cão possa ser estimulado mentalmente e também fisicamente. Faça ele interagir com você para conseguir cumprir algum objetivo ou encontrar algum brinquedo escondido. Quanto mais vocês conseguirem se conectar durante as brincadeiras, melhor será a relação de confiança do cão.

Veja também: Brincadeiras para Cachorro: Veja algumas aqui.

Exercícios são fundamentais

Outro fator que é importantíssimo na hora de construir uma relação de confiança entre cão e tutor, é a prática de exercícios. Além de ajudar o cão a ter mais saúde, a prática de exercícios faz o cão entrar em uma situação de conforto e proximidade com o tutor. Ou seja, a confiança do cachorro com seu tutor, começa a ser construída a partir de corridas, caminhadas e demais exercícios.

O gasto de energia, para o cão, é algo indispensável. Ao gastar energia, ele entra em estado puro de felicidade. Esse é um momento que o cão está mais suscetível a se conectar com o tutor e, portanto, fortes laços de confiança serão construídos ali.

Mas cuidado: não exagere nas doses de gasto de energia. Você precisa entender a raça do seu cão para, assim, criar melhores situações de exercícios. Cães braquicefálicos, por exemplo, não podem fazer muitos exercícios físicos, pois têm respiração limitada (ao exemplo do Pug). Portanto, pesquise e entenda mais sobre a raça que você adotou antes de sair para fazer exercícios.

Tutora e seu cão – Foto: Freepik

Confiança do cachorro – Ensine comandos básicos ao cão

Algo que pode gerar proximidade e confiança do cachorro no seu tutor, é o ensinamento de comandos básicos ao animal. Ou seja, comandos como “senta”, “fica”, etc. Ao realizar esse tipo de ensinamento para o cão, o animal vai se sentir mais confortável no ambiente pois ele sabe que é você quem dará o “próximo passo”.

Desta forma, quando o cão é condicionado aos comandos básicos, ele tende a respeitar e também a “dar ouvidos” ao tutor. E isso é uma grande construção de confiança que vai acontecendo no dia a dia e durante a vida do cãozinho ao lado do seu tutor.

Veja também: Comandos básicos para cachorro – Quais são eles?

Confiança do cachorro – Tenha paciência com seu cão

E por fim, talvez a dica mais importante de todas ao conquistar a confiança do cachorro: tenha paciência. Você não pode forçar o cão a situações e não pode fazer com que ele simplesmente confie em você da noite para o dia. Embora a relação de confiança entre cão e tutor possa ser construída rapidamente, ainda assim, é preciso ter calma.

Ao ter calma, você não força o cão a situações complicadas. Ou seja, você não força ele a situações que podem levá-lo ao estresse e a ansiedade. Seja amigo do seu cão da mesma forma que ele é seu amigo. Evite colocar pressão nele ao ensinar comandos básicos e mantenha sempre o ambiente enriquecido.

Assim, certamente você conseguirá a tão sonhada confiança do cachorro e vocês poderão ter uma vida longa e feliz!