Um espaço dog é fundamental para o seu cão se sentir livre, leve e solto. E eles precisam desse tipo de sensação, já que o confinamento é extremamente prejudicial para a saúde física e mental.

Mas como criar um espaço dog adequado, com itens seguros e que possam ajudar o cachorro a interagir durante o dia?

O Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o assunto.

Continue lendo e saiba mais!

espaço dog

Cachorro correndo rápido – Foto: Canva

Como montar um espaço dog confortável e seguro em casa em 8 passos

Um espaço dog pode ser recheado de atrações para o seu cachorro. É um verdadeiro playground que vai ajudá-lo a se sentir menos ansioso e estressado.

O espaço dog pode ser montado de várias formas, e não há necessidade de colocar dezenas de brinquedos e obstáculos. Um quartinho ou mesmo um ambiente na garagem muitas vezes pode ser o suficiente.

Mas é preciso tomar cuidado para não criar um espaço confinado ou mesmo inseguro.

Abaixo, veja 8 passos para montar um espaço confortável e seguro para o seu melhor amigo:

  1. Cercamento do terreno;
  2. Caminha e casinha sempre limpas;
  3. Ambiente abrigado do sol;
  4. Espalhe almofadas pelo chão;
  5. Enriqueça o ambiente com brinquedos seguros;
  6. Água fresca (teste uma fonte);
  7. Banheiro ou tapete higiênico longe da alimentação e caminha;
  8. Não isole totalmente o seu cão.

Continue lendo para saber mais detalhes e comece ainda hoje a colocar a mão na massa!

espaço dog

Cachorro sorridente – Foto: Canva

Cercamento do terreno

Um dos fatores mais importantes que vai garantir a segurança e integridade física do seu cão, é o cercamento do terreno.

Ao cercar o terreno, você garante que o cão possa ficar livre, leve e solto no pátio e assim ele poderá gastar bem a energia.

O cercamento do terreno também garante que o cão não escape ou mesmo sofra algum tipo de acidente. Especialmente se a sua casa for na beira da estrada.

Você pode gostar de saber também: Melhor cachorro para criar no quintal: Você sabe qual é?

A altura da cerca também será importante: cães mais fortes e altos podem tranquilamente pular uma cerca baixa. Por isso, preste atenção nisso.

Caminha e casinha sempre limpas

O espaço dog precisa ser limpo. Ou seja, não é porque aquele é o recinto do seu dog, que você pode deixar virar um chiqueiro. Limpe todos os dias; e se precisar, até duas vezes por dia.

A limpeza garante uma série de benefícios para o dog, já que ela vai eliminar potenciais fungos, bactérias e outros.

Além disso, ninguém merece ficar a maior parte do dia em um ambiente sujo, não é mesmo?

Troque também as “roupas de cama” com frequência. Lave-as para garantir que elas não atraiam fungos ou bactérias.

Ambiente abrigado do sol

Os cães gostam de sol e é cientificamente comprovado que o sol faz bem a eles. No entanto, isso não significa que o tutor pode exagerar e deixar o cão no sol o dia inteiro. Tudo que é demais não faz bem. Inclusive para os cães.

Por isso, crie um espaço dog com um local apropriado e livre de sol. Assim, quando ele cansar ou sentir incômodo no sol, poderá buscar um abrigo com sombra.

O excesso de sol pode facilmente provocar graves queimaduras, além de eventualmente gerar câncer de pele.

Caso o seu cão vá passar muito tempo no sol, use sempre protetor solar canino nas áreas mais sensíveis e expostas ao sol. O protetor ajuda e muito a garantir uma boa saúde para o seu cachorro.

espaço dog

Cachorro com a língua de fora – Foto: Canva

Espalhe almofadas pelo chão

Independente de ter um espaço interno ou externo, é muito importante garantir o conforto do seu dog. Nesse caso, uma boa ideia é espalhar almofadas pelo chão ou em cima de estofados que eventualmente sejam usados pelo cachorro.

Deixe almofadas ou mantinhas em vários lugares do espaço dog. Os cachorros gostam de se sentir confortáveis no lugar que mais está perto deles.

Se você vai passar muito tempo fora de casa, é bem legal deixar alguma mantinha com o seu cheiro. Assim o cão vai se sentir menos ansioso. E se ele tem síndrome de ansiedade por separação, o cheiro do tutor vai ajudá-lo a ficar mais tranquilo.

Enriqueça o ambiente com brinquedos seguros

O enriquecimento ambiental é, sem sombra de dúvidas, um dos fatores mais colaborativos para que o seu melhor amigo fique tranquilo e confortável em casa. Afinal, ele vai gastar energia e vai ter motivos para se distrair.

Enriqueça o ambiente com tudo o que você puder. Mas cuidado para não colocar coisas aleatórias no espaço. Os brinquedos também precisam ser seguros e confiáveis.

Temos alguns artigos sobre o assunto aqui no site e que com certeza vão te ajudar:

Água fresca (teste uma fonte)

Assim como os humanos, os cães gostam de água fresca. Aquela água parada há dias, especialmente em dias quentes, não é atrativa e pode fazer mal a eles por causa das bactérias e sujeira acumulada.

Se você não consegue lembrar de trocar a água do seu dog, experimente colocar uma fonte de água pra ele.

Esse é um equipamento muito utilizado por tutores de felinos. Mas pode ser uma boa ideia também para o seu dog, já que a água vai estar em constante movimento.

Mas cuidado: a fonte não substitui a troca de água com frequência. Ela apenas deixa a água em movimento. Você vai precisar continuar limpando e trocando a água do seu dog, ok?

vários cães juntos

Vários cães juntos brincando – Foto: Canva

Banheiro ou tapete higiênico longe da alimentação e caminha

Os cães gostam de comer em locais confortáveis e seguros. E isso pode ser traduzido, basicamente, em: nunca deixe a alimentação do seu dog perto do banheiro dele.

Se a ração vai ficar em um cômodo, coloque o banheiro em outro. Ou pelo menos, coloque do outro lado do cômodo.

Isso vai deixar o ambiente muito mais higiênico e o cão vai se sentir muito mais confortável para se alimentar e ficar tranquilo. Eles não gostam de se aventurar no meio da sujeira (mesmo que muitas vezes pareça o contrário).

Não isole totalmente o seu cão

Por mais que ter uma área útil especialmente dedicada ao dog seja de grande valia, é importante tomar cuidado para que isso não isole completamente o seu melhor amigo do dia a dia.

Ou seja, não deixe que o espaço dog isole o cachorro a ponto de ele ficar longe do tutor, dos movimentos, dos cheiros e do convívio em si.

Cães precisam de socialização. Caso eles fiquem totalmente restritos, podem facilmente criar comportamentos ruins e até agressivos.

Mas isso não quer dizer que você pode simplesmente deixar o seu cão solto por aí. Lembre-se do tópico número 1 deste artigo: mantenha o seu cão cercado dentro do recinto dele.

cachorro na coleira

Cachorro na coleira – Foto: Canva

Bônus: crie desafios para o seu cão

Se tem algo que os cães gostam, é de brincadeiras e desafios. Eles gostam de se sentir motivados a descobrir um enigma ou mesmo atingir um objetivo a ponto de ganhar uma recompensa.

Por isso, crie divertidos desafios para o seu cão dentro de casa ou no espaço que você dedicou a ele. Especialmente se você não estiver em casa. Nesse caso, deixe algumas brincadeiras pré-prontas pra ele, de forma que ele possa encontrar os desafios sozinho e então começar a resolução.

Por exemplo: ração escondida, ração dentro de uma garrafa pet, entre outros.

Há brinquedos específicos para esse tipo de demanda, onde o cachorro pode passar o dia inteiro mordendo até que consiga retirar o petisco (recompensa).

É como se fosse um reforço positivo automatizado: ele gasta energia ao se dedicar, e é recompensado no final.

Cuide do seu dog!