Aprender como passear com o cachorro no verão é importantíssimo, já que esse é um período do ano em que muitos cuidados devem ser tomados. As altas temperaturas podem ser muito prejudiciais para o seu dog, principalmente se a raça for braquicefálica.

Mas não se preocupe. Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Veja algumas dicas e ideias de como passear com o cachorro no verão e aproveite para ajudá-lo a se sentir mais confortável.

Continue lendo!

Como passear com o cachorro no verão

Cão brincando na água durante o calor – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro no verão: Veja algumas dicas

Para passear com o cachorro no verão você precisa considerar algumas dicas para deixá-lo seguro e confortável.

Veja abaixo:

  • Protetor solar nas áreas sensíveis.
  • Áreas com sombra (parques e jardins).
  • Cuidado com as almofadinhas.
  • Nunca saia em horários de sol forte.
  • Hidrate o cachorro com água fresca e potável.
  • Não faça exercícios pesados.
  • Entenda os cuidados básicos com a raça em si.
  • A alimentação deve estar em dia.

Continue lendo e saiba mais sobre cada uma das dicas e coloque-as em prática.

Protetor solar nas áreas sensíveis

Um dos fatores mais importantes para garantir a saúde do seu dog em dias muito quentes, é o uso do protetor solar. Sim, existe protetor solar específico para cães e você poderá encontrá-lo nas melhores lojas pet shop perto da sua casa.

Usar protetor solar canino é fundamental para que os dogs não queimem em locais mais sensíveis, como focinho ou orelhas. Essas áreas podem facilmente ficar “sapecadas” e assim trazer o risco de câncer de pele no médio e longo prazo.

Inclusive, temos um artigo que vai te ajudar com isso, veja: Protetor solar para cães: Qual a importância?

Como passear com o cachorro no verão – Áreas com sombra (parques e jardins)

É muito importante que, durante o seu passeio com o seu dog, haja o controle do local. Isto é, você precisa, necessariamente, escolher locais mais frescos e com áreas de sombra. Isso vai ajudar o cão a ter uma temperatura corporal mais equilibrada, além de proporcionar mais bem-estar durante a atividade.

Locais com grama, árvores e natureza em geral, costumam ser muito mais frescos. Por isso, durante o verão, procure esses locais e garanta que o seu dog tenha uma experiência positiva durante os passeios. Caso contrário, ele poderá estabelecer resistência para caminhar, o que não é bom.

Como passear com o cachorro no verão

Tutora com seu pet no verão – Foto: Freepik

Cuidado com as almofadinhas

Muitos tutores nem percebem pois saem de chinelo, mas ao levar o cão para caminhar em dias muito quentes, as almofadinhas do dog podem queimar, criar bolhas e deixar o cão com muita dor. Afinal, o asfalto é quente e o piso da calçada também.

Portanto, cuidado com as almofadinhas do seu dog. Prefira caminhar em horários alternativos, quando o sol já não está mais tão forte. E de preferência, não deixe ele pisar em qualquer superfície, especialmente aquelas de concreto e asfalto. Esses locais costumam esquentar muito.

Inclusive, saiba mais sobre a pata do cachorro: 4 problemas mais comuns e o que fazer [VÍDEO].

Como passear com o cachorro no verão – Nunca saia em horários de sol forte

Os horários de sol forte, entre 10h e 16h, podem ser cruéis com o seu dog. Por isso, nunca saia nesses horários para aqueles passeios de rotina. Por mais que o cão precise passear, saiba que isso deve acontecer com o máximo de controle que você conseguir.

Preferencialmente, escolha horários alternativos, como: início da manhã ou fim de tarde, ou seja, antes das 10h e depois das 16h. Inclusive, quando o sol se pôr, o calor costuma baixar e esse é um bom momento para sair com o dog.

Se você não tem outros horários disponíveis, procure um dog walker para levar o seu cão em bons horários, onde o calor já não é mais tão forte.

Hidrate o cachorro com água fresca e potável

Assim como nós, os cães precisam de água. Especialmente em dias muito quentes, como é o caso do verão do Brasil entre Dezembro e Março. Nesse caso, os passeios precisam ser acompanhados de uma garrafinha de água pet para o cão se hidratar.

Afinal, você não quer depender de encontrar uma eventual torneira na rua, onde não se sabe as condições da água, não é mesmo?

Não deixe o cão desidratar, pois isso pode custar caro para a saúde dele, já que a desidratação traz riscos para todo o organismo.

dog com calor

Cachorro com calor no parque – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro no verão – Não faça exercícios pesados

Fazer exercícios físicos com o pet é importantíssimo. No entanto, é preciso que haja um controle adequado. Principalmente com relação a quantidade de exercícios, o tipo de raça e a temperatura local.

Em dias muito quentes, os exercícios precisam ser substituídos por algo mais leve ou mesmo devem ser feitos em horários alternativos, como de manhã bem cedo ou a noite.

No caso de cães braquicefálicos, os exercícios devem ser ainda mais cuidadosos. Afinal, esses cães já tem a temperatura corporal elevada mesmo sem praticar nenhum tipo de atividade.

Entenda os cuidados básicos com a raça em si

Cada raça de cachorro vai ter uma necessidade específica. Por isso, é fundamental considerar um entendimento profundo sobre a raça de cachorro que você tem.

Os cães braquicefálicos, por exemplo, são muito sensíveis. Eles têm temperatura elevada e precisam de repouso em dias muito quentes. Não force a barra para passear ou fazer exercícios em um dia de sol escaldante, mesmo que seja na sombra.

dog na praia

Cachorro com óculos de sol – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro no verão – A alimentação deve estar em dia

E ainda, a alimentação é outro fator que deve ser considerado para deixar o seu cão confortável para os passeios no verão. Alimentos pesados e de difícil digestão podem deixar o cão desconfortável.

Por isso, prefira alimentos mais leves, muita água, algumas frutas permitidas e até mesmo sorvete e picolé para cachorro.

Em casa ou durante os passeios, a alimentação precisa acontecer para garantir os nutrientes que vão se desgastar mais rapidamente por causa do calor.

Cuide do seu dog!