X

App permite identificação de cachorros por fotos de focinhos

O principal temor da maioria dos tutores é perder o seu melhor amigo nas ruas de uma metrópole. Entre os vários animais desaparecidos, se torna difícil para estranhos realizarem o reconhecimento daqueles bichinhos que possuem casa, mas estão perdidos. Por isso, a tecnologia é uma boa aliada. Por acaso, você sabia que é possível fazer a identificação de cachorros por fotos de focinhos?

A possibilidade pode ser executada com a ajuda de um aplicativo de celular. Esse é um método muito mais viável e simples. Isso porque a colocação de microchips com informações sobre o pet também é uma alternativa. Só que muita gente considerada esse método invasivo demais.

Como ocorre a identificação de cachorros por fotos de focinhos?

Uma companhia chinesa, a Megvii, iniciou o projeto com o desenvolvimento de um programa capaz de distinguir os cachorros pelos seus focinhos. Portanto, o aplicativo tem como base as diferenças únicas da face de cada animal.

Para realizar esse registro, o tutor deve efetuar o download do aplicativo no seu celular ou tablet, inicialmente. Em seguida, é preciso bater alguns registros do animal quanto por foto quanto por vídeo. Posteriormente, o ideal é fazer o upload dessas imagens.

A partir daí, o programa vai criar um tipo de mapeamento para o focinho do animal. O dado é colocado em um banco de dados online. Neste ambiente, cada animal ganha um número para a sua respectiva identificação.

Caso o animal desapareça, a pessoa que encontrá-lo pode abrir o aplicativo para escanear o rosto do bichinho. Se, por ventura, ele contar com um perfil registrado na plataforma, as informações de reconhecimento vão aparecer prontamente.

Expansão do aplicativo

Até o momento, o processo de identificação de cachorros por fotos de focinhos está disponível somente para o usuário final. No entanto, o empreendimento chinês tem interesse em levar esse projeto para os órgãos público.

Portanto, esse software poderia se transformar em uma plataforma padrão para ajudar na divulgação, resgate e devolução de cães perdidos. Além disso, o espaço também pode auxiliar na responsabilização de tutores que não estão em dia com a legislação local, por exemplo. Para ter acesso ao app da Megvii, basta clicar aqui e acessar o site oficial da companhia chinesa.