Conheça os mitos e verdades sobre Pastor Alemão, uma raça de cachorro bastante querida, ativa e um excelente companheiro para todos os membros da sua família.

Considerado uma das raças de cães mais populares, o Pastor Alemão é um cachorro de porte grande e querido pelas suas habilidades.

Essa é uma das raças de cães policiais mais famosas, inclusive, alguns cães desta raça já foram parar nas grandes telas do cinema.

Além disso, o dogão é reconhecido pelas suas habilidades de pastoreio, obediência e assistência à deficientes, como as pessoas cegas.

Se você está pensando em criar um filhote da raça, não deixe de conferir os mitos e verdades sobre Pastor Alemão para tirar todas as suas dúvidas sobre esse dog tão querido.

Continue lendo o artigo do Portal do Dog.

cão sentado

O Pastor Alemão tende a ouvir e respeitar o seu tutor facilmente, quando há adestramento e socialização – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre Pastor Alemão – Conheça aqui

Existem muitos mitos e verdades sobre Pastor Alemão. Alguns atravessam gerações e não se sabe ao certo onde surgiu o tal “boato”.

Desta forma, com diversos atributos, muitas pessoas acreditam que sua cara de bravo é realmente um “defeito”. Mas na realidade, esse é apenas um mito relacionado à sua característica facial bastante autêntica.

Confira aqui se o Pastor Alemão é bravo, se ele pode ser pet de criança e muitas outras dúvidas que possam surgir acerca dessa raça de cão. Conheça os mitos e verdades sobre Pastor Alemão.

1- Pastor Alemão é uma raça de cachorro bravo

Mito. Nem todo Pastor Alemão é considerado um cachorro bravo, aliás, essa raça tende a ser bastante dócil e carinhosa com sua família de tutores.

Mesmo com uma carinha brava e imponente, o Pastor Alemão não costuma ser agressivo e nem “avança” nas pessoas sem nenhum motivo.

O ideal é sempre socializar o cachorro quando filhote, sendo que no caso dos filhotes de Pastor Alemão, o adestramento e socialização pode começar aos 2 meses.

2- Mitos e verdades sobre Pastor Alemão – Protetor da família

Verdade. Entre os mitos e verdades sobre Pastor Alemão está que o dogão é um verdadeiro protetor da sua família.

Excelente cão de guarda, o Pastor Alemão é esperto e está sempre em alerta para eventuais perigos.

Seu comportamento com visitas é excepcional quando ensinado a recepcionar as pessoas com carinho, desde que sejam convidadas para estar naquele ambiente.

Ou seja, o Pastor Alemão pode até intimidar. Mas com o devido adestramento, de maneira nenhuma vai ser agressivo com as pessoas. Seu instinto será sempre proteger.

3- Cachorros da raça Pastor Alemão latem muito

Mito. Os cachorros da raça Pastor Alemão não latem muito, diferente do Husky Siberiano, uma raça de cachorro grande que pode latir bastante.

Na verdade, o Pastor Alemão vai latir apenas para avisar anormalidades no ambiente, como por exemplo, a presença de uma pessoa estranha ou animal.

Contudo, por ser uma raça mais aproximada dos lobos do que os cães de raça pequena, os Pastores Alemães costumam uivar mais que os demais doguinhos.

cão no campo

Cachorro correndo no campo para gastar energia – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre pastor alemão: 4- São cães que soltam bastante pelos

Verdade. Os cães da raça do Pastor Alemão soltam bastante pelos, inclusive em todas as estações do ano.

Para driblar tanto trabalho diário para o tutor, a dica é manter a escovação dos pelos em dia, removendo as células mortas e sujidades do pelo e da pele do cachorro.

Os banhos do Pastor Alemão não devem ser tão frequentes, inclusive, pode ser feito a tosa para aparar os pelos curtos da raça.

Mesmo com uma pelagem curta, a tosa ajuda a manter os pelos saudáveis, evitando a disseminação do calor, a proliferação de pulgas e carrapatos no pelo do cachorro Pastor Alemão.

5- Não deve dar arroz para o cachorro Pastor Alemão

Mito. O arroz é um dos alimentos que o cachorro Pastor Alemão e demais raças podem comer, porém, em quantidade moderada.

O arroz é um alimento saudável para o cachorro, desde que não tenha substâncias nocivas como o sal que pode ser prejudicial para a saúde do pet.

Aliás, de maneira nenhuma as comidas humanas substituem as rações para cães, a não ser que a orientação seja do veterinário para uma dieta específica.

Assim como algumas frutas fazem parte da dieta dos cães, o arroz também se torna uma comida nutritiva para seu cão.

6- A raça Pastor Alemão é originária da Alemanha

Verdade. Como o nome sugere, a raça Pastor Alemão é originária da Alemanha, resultado do cruzamento entre cães pastores da região central e sul.

Criada por Max Von Stephanitz, o Pastor Alemão é uma junção de características como: inteligência, obediência, força física, atenção e entre outros atributos encontrados nesse cão.

Por causa de todas as suas características e atuações (incluindo na 1ª Guerra Mundial), o Pastor Alemão foi reconhecido em 1905, tornando- se bastante popular no século XX.

Mitos e verdades sobre pastor alemão: 7- A visão do Pastor Alemão é mais ampla que do Pug

Verdade. Devido ao tamanho do seu focinho, a visão do Pastor Alemão é mais ampla que a do Pug, uma raça pequena de cão braquicefálico (focinho achatado).

Por sua concentração, os cães Pastor Alemão enxergam longe e podem farejar com bastante facilidade também.

Sendo assim, como os demais cães também não enxergam colorido como os humanos, principalmente, não conseguem diferenciar as cores vermelho, amarelo, verde e laranja.

mitos e verdades sobre pastor alemão

Conheça alguns mitos e verdades sobre Pastor Alemão – Foto: Freepik

8- Pastor Alemão Capa Preta considerado um tipo da raça popular

Verdade. O Pastor Alemão Capa Preta é considerado um tipo da raça mais popular. Isso acontece devido às suas principais características, diferenciando das outras versões da raça.

A pelagem é o que diferencia o Pastor Alemão Capa Preta dos demais cães dessa raça, sendo assim representada pelas cores clássicas: corpo e cabeça com uma pelagem preta, mancha preta na região da orelha e caramelo-escuro nas patas.

9- Cachorros da raça Pastor Alemão são maiores que os Belgas

Verdade. Mais uma afirmação entre os mitos e verdades sobre Pastor Alemão é que eles são maiores que o Pastor Alemão Belga.

Entre as diferenças entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga está a sua altura e peso, podendo ser o Alemão 10% maior do que o Belga.

Além disso, a raça do Pastor Alemão é muito querida pelas autoridades, tornando-se uma das primeiras opções entre os cães policiais.

10- As orelhas do Pastor Alemão levantam naturalmente

Depende. As orelhas do Pastor Alemão levantam naturalmente, sim. Porém, é preciso observar quanto tempo leva para isso acontecer.

Geralmente, até os 5 meses a orelha do filhote de Pastor Alemão levanta, ficando em pé entre os 8 e 9 meses completos.

11- Considerada uma raça excelente para cães de guarda

Verdade. Devido à sua inteligência e agilidade, o Pastor Alemão é considerado uma raça excelente para cães de guarda.

Além de estarem atentos boa parte do tempo, a raça tende a ser bastante leal ao tutor, obedecendo com facilidade.

Durante o dia, o cachorro se torna um pet bastante dócil e brincalhão. Mas durante a noite, ele vira um verdadeiro cão de guarda capaz de intimidar intrusos no quintal de casa.

mitos e verdades sobre pastor alemão

O Pastor Alemão pode ser um exímio cão de guarda quando treinado corretamente – Foto: Freepik

12- Raça de cachorro com dificuldades de adestramento canino

Mito. De maneira nenhuma essa é uma raça de cachorro com dificuldades de adestramento canino.

Pelo contrário, os cães Pastor Alemão costumam atender muito bem aos comandos. Devem ser treinados desde filhotes para atender suas necessidades.

Como eles gostam de estar com os tutores, as atividades físicas presentes nos adestramentos são formas de passar um tempo a mais com seu doguinho.

Experimente usar o reforço positivo para ensinar o seu cachorro dessa raça, proporcionando momentos de carinho e amor entre tutor e seu pet.

13- Mitos e verdades sobre Pastor Alemão: Não gosta de crianças

Mito. Nossa lista de mitos e verdades sobre Pastor Alemão não poderia deixar de citar esse equívoco – que o Pastor Alemão não gosta de crianças.

Por ser uma raça de cachorro grande e com cara de bravo, acredita-se que ele é agressivo e não pode conviver com crianças. Mas isso não é verdade.

Devido ao seu temperamento dócil, o cão não é impaciente. Pelo contrário, tende a ter paciência durante as brincadeiras.

Claro que, durante os momentos de lazer com as crianças, as brincadeiras precisam ser monitoradas para evitar situações conflituosas.

Mitos e verdades sobre pastor alemão: 14- Sua relação com outros pets pode trazer problemas

Verdade. Apesar de serem queridos com as crianças, os cães Pastores Alemães podem ter sua relação com outros pets mais conturbada.

Os cães dessa raça são territorialistas e protetores. Assim sendo, um simples equívoco de comportamento do outro pet com o tutor poderá fazer o Pastor Alemão entender uma ameaça.

A dica é sempre pesquisar o tipo de raça de cachorro que convive junto, averiguando o tipo de personalidade, comportamento e instinto que sobressai.

15- Pastor Alemão adora participar de brincadeiras e desafios

Verdade. Uma das coisas que o Pastor Alemão mais adora fazer é participar de brincadeiras e desafios como jogos.

Como é um cachorro que precisa gastar energia, aproveite o tempo de lazer para brincar de bolinha, esconde-esconde e entre outras ideias criativas de jogos caninos.

16- Cães Pastor Alemão têm expectativa de vida baixa

Verdade. Infelizmente, os cães Pastores Alemães têm expectativa de vida baixa, vivendo entre 9 a 13 anos, somente.

Contudo, é importante sempre levar o dogão ao veterinário, dar as vacinas corretamente, manter uma rotina de exercícios físicos regulares, oferecer boa alimentação e proporcionar qualidade de vida para seu aumigo.

Talvez esse seja um dos mitos e verdades sobre Pastor Alemão que mais entristece. Porém, isso não quer dizer que a vida com seu pet não possa ser inesquecível.

Cuide do seu dog!