Existem diversas raças de cachorro policial.

Cada uma delas com características próprias que envolvem inteligência, agilidade e ótimo faro para usar em operações. Veja quais são os 16 cães mais usados como cachorro policial.

De modo geral, qualquer raça de cachorro pode se tornar um policial. Porém, algumas são mais adeptas que outras.

A escolha de um cão em potencial começa em uma primeira avaliação de contato, onde o policial ou treinador destaca aqueles cachorros com tendência maior a obedecer.

No primeiro ano de idade, os filhotes escolhidos começam seus treinamentos a partir da socialização.

Assim sendo, o método principal do treinamento do cão policial é a estimulação do seu sistema olfativo. Afinal, é a habilidade mais usada pelo cachorro nesta função.

Além disso, ter uma estrutura corporal forte e ágil também contribui para outras operações. Como por exemplo, salvamento em água.

Desta forma, as raças de cachorro policial mais escolhidas agrupam alguma características. Como: um bom olfato, força, agilidade, inteligência e capacidade de atender tranquilamente aos comandos.

Continue lendo este artigo do Portal do Dog e saiba mais!

Conheça algumas raças de cachorro policial

Entre as atividades relacionadas às raças de cachorro policial estão a capacidade de farejar criminosos, drogas, pessoas entre escombros e, ainda, botar medo em bandidos.

Por isso, existem diversos tipos de raças para cão policial. A maioria delas são queridas pelas pessoas e se tornam ótimos companheiros.

Lembrando que os cães policiais passam por um processo de treinamento desde filhotes. Isto é, eles trabalham ativamente a partir de comandos e treinos diários.

Os “agentes” caninos se tornam da equipe, sendo queridos por colegas de profissão e tratados com honra quando se aposentam.

Desta forma, acompanhe quais são as 16 raças de cães policiais mais usadas pelos mantenedores de ordem pública e segurança.

1- Querido Labrador Retriever

labrador retriever

Labrador Retriever – Foto: Freepik

Uma das raças de cachorro policial é o querido Labrador Retriever. É um cachorro com um olfato bastante apurado e uma inteligência de destaque.

Seu porte grande é ideal para atividades de resgate, salvamento e busca de pessoas desaparecidas devido ao seu fácil faro. Mesmo em meio a outros odores!

Assim sendo, o Labrador tem a habilidade de farejar com facilidade várias coisas. Como por exemplo, produtos ilegais como as drogas.

Por isso, é bastante usado como cão policial em fronteiras de países.

2- Pastor Alemão, o cão policial

pastor alemão

Pastor Alemão – Foto: Freepik

Um dos cachorros policiais mais famosos da TV é o Pastor Alemão. E na vida real não poderia ser diferente. Afinal, essa é uma das raças mais usadas em grupos policiais.

Com um corpo atlético e personalidade obediente, o Pastor Alemão acompanha o seu tutor por várias horas. Inclusive, em operações oficiais da polícia.

Além disso, o cachorro policial precisa ter um bom faro, inteligência e agilidade para atender rapidamente aos comandos. Isto é: Habilidade que o Pastor Alemão não deixa a desejar.

Com um instinto protetor, a raça tem um olhar firme. Além disso, não fraqueja em situações de perigo, protegendo o seu tutor e companheiro.

3- Rottweiler e sua inteligência

rottweiler

Rottweiler – Foto: Freepik

O Rottweiler e sua inteligência combinam muito bem com os trabalhos executados pela polícia. Por isso, esse é mais uma raça de cachorro policial.

Conhecido por sua capacidade de atender facilmente aos comandos, o Rottweiler é um excelente cão de guarda. Ele é forte, corajoso e se precisar se torna bastante feroz.

Por ser fácil de treinar, muitos cães desta raça tem um cargo na polícia. Principalmente, em atividades que a força humana não compreende com tanta facilidade.

Sendo assim, a raça de cachorro Rottweiler é um queridinho dos treinadores da polícia. Por causa da sua tranquilidade, obediência, coragem e lealdade com seu tutor.

4- Doberman, o Pinscher gigante

doberman

Doberman – Foto: Freepik

O Doberman é um Pinscher gigante. Assim sendo, por causa do seu porte físico, é uma das raças de cachorro policial mais queridas.

Assim como o Rottweiler, essa raça é forte, corajosa, enérgica e pode botar medo nos bandidos.

Desta forma, eles são usados em operações policiais como perseguição de criminosos, combate ao tráfico de drogas, resgate de reféns e serviços de proteção.

Com uma facilidade incrível para treinamentos, o Doberman é um cachorro fiel, ágil e amigo protetor.

5- Autêntico Schnauzer Gigante

schnauzer

Schnauzer – Foto: Freepik

O autêntico Schnauzer Gigante é outro cão policial da nossa lista. Assim sendo, é uma raça de cachorro com aparência diferenciada dos demais.

Uma das principais características que faz a raça ser uma das queridinhas dos policiais é devido a sua inteligência. Afinal, tem capacidade para atender facilmente aos comandos.

Outros aspectos como inteligência, lealdade e confiança são destaques dessa raça de cão policial.

No entanto, é preciso ser firme durante os treinamentos do Schnauzer Gigante.

Afinal, eles podem ser teimosos. Mas nada que dedicação e trabalho rotineiro não resolvam a questão, não é mesmo?

Raças de cachorro policial: 6- Fofo e esperto Beagle

beagle

Beagle – Foto: Freepik

O fofo e esperto Beagle também está na lista de cães policiais. Afinal, foi considerado muitas vezes uma das melhores raças de cães oficiais da polícia.

E não era para menos. O Beagle tem um excelente olfato, ótima audição e tamanho para entrar em lugares mais estreitos para farejar drogas.

Assim sendo, essa raça de cachorro também é muito ágil e determinada se assemelhando com o cão policial Labrador.

7- Versátil Foxhound

foxhound

Foxhound – Foto: Freepik

O versátil Foxhound é uma versão maior que o cachorro Beagle. Possui semelhanças que atribuem a função de cachorro policial.

A raça Foxhound também tem um olfato apurado. Afinal, costumam ser ativos, leais com seus tutores e velozes em operações que exigem um suporte físico mais aguçado.

Com um bom treinamento desde filhote, essa raça desempenha um excelente papel. Como cachorro oficial da polícia, inclusive, pertence ao grupo de cachorros de caça.

Raças de cachorro policial: 8- Bloodhound, ou Cão-de-São-Humberto

raças de cachorro policial

Pastor Bloodhound – Foto: Freepik

O Bloodhound ou Cão-de-São-Humberto, como também é conhecido, é também considerado um cachorro de caça.

Suas principais qualidades são o olfato apurado e sua força física invejável. Sendo um excelente caçador, incluindo de presas grandes.

Assim sendo, uma curiosidade sobre o faro dessa raça é que o Bloodhound pode farejar rastos de até 15 dias atrás! Uau!

Tamanha habilidade que ajuda em operações de resgate de pessoas desaparecidas em matas.

Por causa do seu porte físico e capacidade de faro incrível, essa raça de cachorro é bastante usada em operações policiais antidrogas.

9- Ágil Pastor Holandês

raças de cachorro policial

Pastor Holandês – Foto: Freepik

O ágil Pastor Holandês também é conhecido como uma raça de cão policial. Afinal, não para menos!

Uma das suas principais características é seu temperamento calmo, confiável e instinto de guarda.

As habilidades do Pastor Holandês são essenciais para os trabalhos da polícia. Principalmente, nas operações de salvamento, narcóticos e antibombas.

Para essas tarefas é preciso ter um bom olfato. Mas além disso, é preciso ser obediente aos comandos e ser um aprendiz em destaque.

O que é o caso do elegante Pastor Holandês.

Raças de cachorro policial: 10- Atlético Pastor Belga de Malinois

raças de cachorro policial

Pastor Belga – Foto: Freepik

O atlético Pastor Belga de Malinois não poderia ficar de fora da nossa lista. Afinal, ele possui um porte físico forte, ágil e bastante enérgico.

Assim sendo, esta pode ser uma das raças de cachorro policial mais utilizadas devido à sua capacidade completa de realizar funções.

Como por exemplo: resgate, patrulha, detecção de drogas e bombas, buscas e proteção.

O Pastor Belga é um excelente dog para atender comandos. Por isso, sua função na polícia tende a ser bastante eficaz.

11- American Pitbull Terrier

Há quem diga que o American Pitbull Terrier é uma raça agressiva e desobediente. Mas muito pelo contrário! Afinal, o Pitbull tem um temperamento fiel, protetor e vital.

Seu porte físico é de chamar a atenção. Afinal, ele possui uma musculatura observável e com um perfil de cão atlético.

Por causa dessas características pode ser usado como cão policial. Mas assim como as demais raças, precisa de treinamento desde filhote.

Raças de cachorro policial: 12- Boxer forte e brincalhão

raças de cachorro policial

Boxer – Foto: Freepik

O Boxer é forte e brincalhão, mas também é considerado uma raça de cão ideal para trabalhos na polícia.

Um queridinho cão de companhia, o Boxer tem uma grande inteligência, é forte, ágil e possui uma excelente força física.

Não é à toa que a raça foi usada nas duas Guerras Mundiais, onde eram os responsáveis por levar as correspondências dos grupos oficiais do exército.

Hoje essa raça ainda é usada em operações da polícia, treinamento do exército e entre outras atividades que exigem suas habilidades.

13- Akita Inu, o corajoso

raças de cachorro policial

Akita – Foto: Freepik

Akita Inu, o corajoso, também está em nosso compilado de exemplos de raças de cachorro policial.

Mas aqui no ocidente essa raça de cachorro não é tão comum, incluindo entre as raças de cães da polícia.

Contudo, é no Japão que a raça tem mais utilidade. Eles são leais, inteligentes, fortes e detectam perigo com facilidade.

Raças de cachorro policial: 14- Pastor Belga Groenendael

raças de cachorro policial

Pastor Belga – Foto: Freepik

O Pastor Belga Groenendael é uma raça mais comum no Brasil. Assim sendo, é uma versão menor e mais peluda que o Pastor Alemão.

Possui uma habilidade farejadora admirável. Mas além disso, é obediente e tem um instinto bastante protetor. Isto é, ideal para operações de resgate, busca e patrulha.

15- Fiel Golden Retriever

raças de cachorro policial

Golden Retriever – Foto: Freepik

O fiel Golden Retriever é outra raça querida pela polícia. Afinal, a sua função farejadora é incrível, assim como seu porte físico enérgico.

É uma raça de cachorro inteligente e prestativa. Costuma atender muito bem aos comandos e age com firmeza quando é preciso.

Raças de cachorro policial: 16- Fiel Cão d’água Espanhol

O fiel Cão d’água Espanhol já foi utilitário da polícia, sendo este um excelente nadador e mergulhador.

Essa raça de cachorro aprende com muita facilidade. Mas além disso, é obediente e ótimo para atender aos comandos.

Com seu porte físico, o Cão d’água Espanhol é ótimo para salvamentos e operações aquáticas.

Você já conhecia as raças de cachorro policial? Comenta aqui embaixo qual delas você já conhecia e qual te surpreendeu mais em saber.

Lembre-se também que, ao adotar um cachorro, é preciso considerar as características de cada raça.

Isto é, cada raça é única e têm as suas características e personalidades.

Entenda tudo o que você puder sobre a raça de cachorro que você vai adotar e assim poderá oferecer o máximo de qualidade possível ao dog.

Cuide do seu cachorro!