Afinal, o que faz um dog walker? Será que é o tipo de serviço que eu devo contratar para o meu pet?

Essas são duas perguntas que constantemente vemos relacionadas ao trabalho de passeador de cães.

Além delas, vemos pessoas tendo dúvidas quanto a esse tipo de trabalho e, por isso, nós do Portal do Dog fizemos este compilado com uma série de informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe!

o que faz um dog walker

Cães indo passear – Foto: Canva

O que faz um dog walker?

Quando traduzimos as palavras “dog” e “walker”, estamos diante das palavras “cachorro” e “caminhar/passear”.

Sendo assim, um dog walker nada mais é do que uma pessoa especializada em passear com cães.

Ou seja, quando pensamos no que faz um dog walker, podemos descrever como o serviço de pegar o nosso cãozinho e levá-lo para passear, em diferentes locais.

Trata-se de uma pessoa que oferece esse tipo de apoio para aqueles tutores que, infelizmente, nem sempre têm tempo para passear com os pets ao longo do dia.

Assim, ao pagar o dog walker, o tutor tem a certeza de que o cachorro poderá praticar os seus exercícios ao ar livre da forma necessária, mantendo a saúde e o bem-estar em dia.

Veja também: Dog Walker: A importância de ter um.

Como funciona o serviço de dog walker?

Basicamente, o serviço funciona de uma maneira bem simples. Primeiramente, o tutor entra em contato com o dog walker para combinar dia, horário e valores relacionados ao passeio do pet.

Depois disso, o profissional vai até à casa do tutor para conhecer o cãozinho, criando esse laço inicial que é importante para ter confiança e segurança durante os passeios.

Assim que o dog walker conhece o seu pet, é possível agendar os dias que acontecerão os passeios.

Chegado o dia, o profissional vai até à casa do tutor, prepara o pet para passear, com coleira e guia, e sai para caminhar com o animal de estimação em locais que foram combinados, durante um tempo que também foi previamente estipulado.

Terminado o tempo de passeio, o dog walker, simplesmente, traz o pet de volta para casa, em segurança, entregando para o tutor e finalizando o dia de trabalho com aquele cão.

Assim sendo, trata-se de um serviço bem importante, que contribui para que sejam mantidas as atividades físicas do pet.

o que faz um dog walker

Andando com o cachorro no parque – Foto: Canva

O que é preciso para ser um dog walker?

Fazer uma formação na área, como por exemplo um curso, é um dos primeiros passos para se tornar um profissional dog walker.

Esse tipo de formação ajuda o profissional a compreender diversos fatores, como por exemplo:

  • O tempo adequado de passeio para cada raça.
  • Os cuidados para que se tenha um passeio ao ar livre que seja seguro.
  • Como deve ser a alimentação do pet antes do passeio.
  • Cuidados relacionados à hidratação.
  • O tipo de coleira e guia adequados para cada pet.
  • Entre outros pontos relevantes.

Depois disso, é só começar a treinar, passeando com o seu próprio cão, por exemplo. Em seguida, inicie o processo de divulgar o serviço que você tem para prestar. Assim, torna-se mais fácil encontrar clientes a cada dia. Inclusive, vale a pena criar uma rede social para divulgar o seu trabalho e conquistar mais clientes.

Veja também como ser um passeador de cães profissional.

Quanto cobra um dog walker por dia?

Na realidade, tudo depende de uma série de fatores. Normalmente, o dog walker terá um valor por hora, que se diferencia com base nos seguintes fatores:

  • Idade do cachorro.
  • Raça.
  • Porte.
  • Locais onde acontecerão o passeio.
  • Necessidade de buscar o cachorro em uma casa muito retirada da cidade.
  • Quais são as necessidades especiais do pet (como por exemplo, ter que se alimentar durante o passeio).
  • Entre outros fatores.

Normalmente, o valor por hora pode variar de R$ 20,00 a R$ 80,00, mas talvez seja possível encontrar profissionais mais baratos ou mais caros na sua cidade.

Vale investigar o preço para ter acesso a informações mais assertivas, lembrando, também, que o barato nem sempre será a melhor opção, especialmente se o seu cão é doente e precisa de cuidados específicos durante o passeio, por exemplo.

o que faz um dog walker

Caso você não tenha tempo, pode contratar um dog walker para andar com seu dog – Foto: Canva

Qual a diferença de pet sitter e dog walker?

A diferença é bastante simples: o dog walker é contratado exclusivamente para passear com o pet. Ele não tem a função de alimentar em casa, higienizar tapetinho, lavar potes de ração, nem nada semelhante. Ele apenas busca o cãozinho para os passeios ao ar livre, embora possa alimentá-lo nesse momento, caso seja necessário.

Já o pet sitter é como se fosse uma espécie de “babá” para o cachorro. Alguns profissionais pet sitter até podem oferecer o serviço de dog walker embutido no atendimento como babá, mas isso nem sempre acontece e não é uma regra.

O pet sitter cuidará da ração, dos potes, do tapete higiênico, da escovação dos pelos e da segurança do cachorro enquanto o tutor ou os tutores estiverem viajando ou passando algumas horas fora de casa. Em casos específicos, esse profissional também poderá administrar medicamentos que foram prescritos pelo veterinário.

Quanto tempo dura um passeio de dog walker?

Depende de uma série de fatores. O dog walker precisa conversar com o tutor para saber mais sobre a rotina e a saúde do pet. Assim, torna-se possível oferecer um tempo de passeio que não prejudique o bem-estar e mantenha a saúde.

Por exemplo, quando pensamos no que faz um dog walker, podemos considerar:

  • Uma entrevista para saber a rotina de descanso do cachorro.
  • Perguntas sobre idade e sinais de cansaço que o cachorro possa apresentar.
  • Sinais de doenças ou necessidades especiais que o pet possui.
  • Avaliação do porte e da raça.
  • Entre outras investigações para estipular um tempo saudável de passeio com o pet.

Lembre-se de que cada animalzinho é único e pode ter as suas próprias necessidades de saúde física e mental. Por isso, o dog walker deve fazer uma investigação minuciosa na hora de estipular o tempo de passeio.

cão no parque

Passeador de cachorro – Foto: Canva

Quais as vantagens de contratar um dog walker?

Agora que você já sabe o que faz um dog walker, deve estar se perguntando: afinal, quais são os benefícios e vantagens por trás dessa contratação?

Trouxemos alguns apontamentos que podem ajudá-lo a compreender melhor o assunto. Veja só:

1. Exercícios para o cachorro

Quando pensamos no que faz um dog walker, pensamos em um ponto importante: ajuda a manter os exercícios do pet sempre em dia.

Afinal, assim como nós, seres humanos, os cachorros também precisam manter uma vida ativa para prevenir uma série de enfermidades. Por isso, os exercícios físicos são essenciais.

Sendo assim, uma das vantagens do dog walker ser contratado é justamente isso: proporcionar uma vida ativa e saudável ao pet, mesmo quando o tutor não tem tempo de levá-lo para passeios ao ar livre.

2. Mais qualidade de vida para o pet

Um cachorro que tem a oportunidade de passear e brincar ao ar livre tem mais qualidade de vida. Primeiro porque ele poderá gastar energia, dormir melhor, praticar exercícios e manter a vitalidade. Segundo porque ele poderá se divertir, explorar novos ambientes, exercitar mente e corpo e vivenciar momentos incríveis.

Logo, se o tutor não tem tempo de proporcionar tudo isso, diariamente, ao cachorro, o dog walker será uma verdadeira “mão na roda” na hora de proporcionar uma rotina que priorize a saúde do cão.

3. Otimização de tempo

Sabemos que, nos dias atuais, as rotinas das pessoas estão cada vez mais corridas e cheias de tarefas. Infelizmente, o passeio com o cachorro pode acabar sendo, praticamente, impossível para alguns tutores por conta dessas situações.

Sendo assim, se você tem tentado passear diariamente com o cachorro, mas não tem tido um bom resultado com isso, por conta da sua agenda, saber o que faz um dog walker e perceber que ele pode colocar essa atividade em prática por você é relevante.

Afinal, um benefício desse trabalho é justamente otimizar o seu tempo: você poderá concluir as suas tarefas com mais tranquilidade, sabendo que alguém levará seu cão para passear e manterá a saúde dele mais protegida.

passeando com o dog

Passeando com o dog – Foto: Canva

Quais as desvantagens de contratar um dog walker?

Entendendo o que faz um dog walker, podemos também pensar em algumas desvantagens desse tipo de contratação. Veja só:

1. A interação do passeio não é vivida com o tutor

Infelizmente, se você não conseguir passear com seu cão em nenhum dia da semana, essa interação divertida, que fortalece o laço entre tutor e pet, não acontecerá. Assim, haverá um tipo de afastamento entre ambos, já que o cachorro só terá esses momentos ao ar livre com o dog walker.

Portanto, reservar o passeio do pet apenas ao acompanhamento do profissional pode ser visto como uma desvantagem sob essa ótica.

2. Pode ser caro para algumas pessoas

Sem dúvidas, nem todas as pessoas terão condições de investir e pagar para que uma pessoa passeie com os seus cachorros. Os valores, por hora, podem se tornar inacessíveis, uma vez que o cão precisa de passeios diários.

Por isso, encontrar um meio termo, com passeios feitos com o dog walker e outros com o tutor, pode ser uma boa opção.

3. Nem sempre é fácil encontrar um dog walker qualificado

Por ser uma profissão relativamente nova, as cidades menores e mais do interior podem não contar com a presença desse tipo de profissional. E contratar alguém de cidades vizinhas pode tornar o processo ainda mais caro.

Sendo assim, infelizmente algumas pessoas recorrem àqueles que não tem formação como dog walker, colocando em risco, inclusive, o bem-estar do pet.

Agora que você já sabe o que faz um dog walker, fica aqui a pergunta: você acha que essa contratação pode ser uma boa ideia para o seu caso?