Se você quer aprender como acostumar cachorro com dog walker, está no lugar certo. Afinal, não há uma “regra” ou um passo a passo certeiro para fazer isso. Mas sim, paciência e entendimento do seu próprio cachorro.

Afinal, os cachorros são diferentes uns dos outros. Cada raça tem suas necessidades e cada dog tem suas particularidades.

Desta forma, alguns podem se acostumar mais facilmente com o dog walker e outros podem ter um pouco mais de dificuldades.

Principalmente cães não socializados ou que estão há pouco tempo saindo de casa para passear, podem ter mais dificuldades na adaptação.

Mas se você tem um cachorro que já passeia, já é socializado e tem estímulos externos, o dog walker não será um problema. Ou pelo menos, será mais fácil a adaptação.

Continue lendo este artigo do Portal do Dog para saber mais sobre como acostumar cachorro com dog walker!

Como acostumar cachorro com dog walker

Passeando com o cachorro no parque – Foto: Freepik

Como acostumar cachorro com dog walker

Para acostumar cachorro com dog walker você tem que, acima de tudo, entender o cachorro e suas necessidades.

Isto é, não basta contratar um dog walker e assim ter a certeza de que todos os seus problemas serão resolvidos. O dog walker ajuda, mas na medida errada, pode deixar o cão ainda mais ansioso.

O tutor, desta forma, precisa ter uma participação importante na adaptação do cachorro com dog walker. É preciso acostumá-lo a ambientes diferentes e ter uma rotina saudável.

Abaixo, veja dicas de como acostumar cachorro com dog walker:

  • Entenda as necessidades do cachorro.
  • Saiba mais sobre a raça em questão.
  • Faça passeios para acostumar o cachorro.
  • Socialização desde a fase filhote.
  • Ensine comandos de adestramento.

Saiba mais sobre esses comportamentos.

Como acostumar cachorro com dog walker – Entenda as necessidades do cachorro

Antes de mais nada, é preciso entender as necessidades do cachorro. Isto é, você precisa considerar e entender o que o seu cão realmente precisa no dia a dia.

Por exemplo, cachorros da raça Pug, que são braquicefálicos, não precisam de atividades intensas e passeios longos. Apenas uma saída na rua para as necessidades e um passeio curto, são suficientes.

Logo, nesse caso, um dog walker talvez não seja amplamente necessário, já que o Pug não pode ter caminhadas muito longas de qualquer maneira.

Além disso, se o seu cachorro é obeso ou mesmo nunca saiu para passear, é preciso entender o que fazer para preparar os momentos de passeio.

Se o seu cão nunca passeou antes, é preciso acostumá-lo aos poucos e não simplesmente “jogá-lo” para o dog walker “se virar”.

Saiba mais sobre a raça em questão

Você sabe tudo sobre a raça de cachorro que você tem? Tudo mesmo? Bom, é claro que é difícil saber tudo sobre a raça. No entanto, é possível saber sempre mais.

Portanto, antes de contratar um dog walker, busque entender mais sobre a sua raça de cachorro. Entenda melhor os comportamentos e necessidades físicas e mentais.

Busque fóruns e grupos de pessoas que têm o mesmo cachorro que você e pergunte sobre dog walker. Tente buscar outras experiências para saber mais sobre o assunto.

Quanto mais você souber sobre a sua raça de cachorro, melhor. Afinal, isso ajuda a deixar o cão mais confortável, seguro e saudável em situações assim.

Inclusive, veja o guia de raças do Portal do Dog para entender tudo sobre o seu cão!

Como acostumar cachorro com dog walker

Dog walker – Foto: Freepik

Faça passeios para acostumar o cachorro

Acostumar o cachorro é a “chave” para ele se dar bem com o dog walker. Isto é, o cão precisa ter alguns estímulos já bem dimensionados para que o dog walker não seja um problema.

Portanto, faça passeios com o seu cão antes de contratar um dog walker. Leve o seu cão para passear e conhecer a vizinhança.

Adote uma boa guia, que faça o cão se sentir confortável. Acostume ele com a guia e com os movimentos de limite.

Tudo isso fará com que o seu cachorro seja muito mais saudável no médio e longo prazo do ponto de vista de passeios com o dog walker.

Com o tempo, o seu cão ficará ansioso positivamente a espera do momento da chegada do dog walker.

Como acostumar cachorro com dog walker РSocializa̤̣o desde a fase filhote

A socialização desde a fase filhote é um dos momentos mais importantes para garantir que o cachorro fique tranquilo com o dog walker.

Afinal, é na fase de filhote que o cachorro geralmente aprende comandos básicos e aprende a conviver com determinadas situações.

Portanto, socializar o seu cachorro é importantíssimo. Assim ele aprende a conviver com outras pessoas, outros animais, outros ruídos e situações diferentes.

Um cão que não é socializado pode facilmente desenvolver problemas de comportamento perto de outras pessoas. Inclusive, perto do dog walker.

Se você precisa de ajuda para socializar o seu cão, busque um adestrador profissional e assim os treinamentos poderão ser feitos antes de contratar o dog walker.

Essa é uma dica importante de como acostumar cachorro com dog walker.

Ensine comandos de adestramento

E ainda, você precisa ensinar comandos básicos de adestramento para o seu cão ter bons estímulos caso você contrate um dog walker.

Os comandos básicos de adestramento são aqueles que impõe limites no cão, como: “senta”, “fica”, “para”, “não”, entre outros.

Esses comandos sonoros ajudam o cão a entender o que ele não pode e o que ele pode. São fundamentais para garantir a saúde física e mental do dog.

Os cães precisam de limites, pois os limites fazem bem a eles. Eles ficam menos ansiosos e menos estressados.

Com comandos básicos bem treinados, o dog walker poderá usá-los também e assim ter um momento saudável durante os passeios com o cão.

cães passeando

Dog walker com os cachorros – Foto: Freepik

É seguro deixar o cachorro com dog walker?

Sim, é seguro deixar o seu cachorro com o dog walker.

No entanto, é entendível a preocupação do tutor que nunca deixou o cão com um dog walker antes. Afinal, muitas vezes é uma situação de novidade.

Mas não se preocupe. Afinal, um dog walker treinado, que tem experiência e que sabe o que está fazendo, certamente poderá ajudar a deixar o cão mais confortável e saudável.

Preferencialmente, peça indicações de outras pessoas que já contrataram o serviço de dog walker antes.

Isto é, contrate pessoas confiáveis e que já tenham uma boa experiência na sua região. Isso ajuda a deixar a situação mais tranquila para ambos os lados.

Pergunte em pet shops da sua região, grupos em mídias sociais e aplicativos especializados.

O profissional dog walker é competente, confiável e dedicado ao seu trabalho, já que muitas vezes ele faz isso porque ama os bichinhos.

O que o dog walker faz pelo seu cachorro?

Um dog walker é muito mais do que um passeador de cães. Essa é a atividade principal. Mas os benefícios disso são muito maiores.

Se você não tem tempo de passear com o seu cachorro, saiba que isso é um problema. Afinal, o cachorro precisa de passeios. Ele precisa de estímulos externos.

Logo, contar com a ajuda de um dog walker é uma ótima opção.

Abaixo, veja o que o dog walker pode fazer pelo seu cãozinho:

  • Gasto de energia.
  • Manutenção do peso.
  • Exercício físico adequado.
  • Estímulos mentais.
  • Ajuda o cão a se acostumar com passeios.

São muitos benefícios, não é mesmo?

A seguir, saiba mais sobre esses comportamentos e como o dog walker impacta positivamente na vida do seu dog.

cachorro passeando no parque

C̣o no parque РFoto: Freepik

Como acostumar cachorro com dog walker – Gasto de energia

O gasto de energia é o primeiro aspecto que deve ser considerado quando o dog walker leva o seu cão para passear.

Afinal, os cães precisam gastar energia a todo momento, já que isso ajuda a deixá-los saudáveis no curto, médio e longo prazo.

Um cão que não gasta energia pode virar um cão destruidor e com vários tipos de problemas de comportamento.

Por isso, se você não tem tempo, é preciso encontrar um passeador para o seu cão não se sentir sobrecarregado e com energia extra.

Manutenção do peso

O peso do cachorro é muito importante para a saúde ele. Afinal, um cão com sobrepeso é um cão obeso e isso traz consequências graves de saúde.

Logo, a manutenção do peso se faz importante e ela pode ser feita com caminhadas e exercícios físicos rotineiros.

Quem pode estimular o cão a isso, nesse caso, é o próprio dog walker, que estará caminhando com o cão rotineiramente.

Exercício físico adequado

Nem todos os cães precisam da mesma carga de exercícios físicos. Isto é, cada cão é único e tem uma necessidade única de exercícios.

Portanto, é muito importante que você entenda essa necessidade e repasse ela ao dog walker.

Um Pug, por exemplo, não pode se exercitar demais porque ele tem uma temperatura corporal elevada e pode ficar sem ar.

O dog walker experiente saberá alguns detalhes importantes sobre a rotina de exercícios do seu dog, com base na raça dele.

Estímulos mentais

Os passeios estimulam muito mentalmente o seu cão. Afinal, os estímulos mentais são importantes, inclusive, para gastsar energia mental.

Portanto, o dog walker ajudará o seu cachorro a ter uma melhor condição de gasto de energia mental.

Ele poderá farejar, ver outras pessoas, outros cachorros, conhecer melhor o ambiente externo da casa dele, entre outras coisas.

Tudo isso é muito importante para garantir as melhores condições de bem-estar ao seu dog.

Ajuda o cão a se acostumar com passeios

E por fim, um dog walker ainda ajuda o seu cão a se acostumar com os passeios.

Isto é, se o seu cão não tem uma rotina adequada de passeios, ele pode ter a partir da ajuda do dog walker.

Nesse caso, pode levar mais tempo. Mas o profissional conseguirá conduzir uma boa rotina!

Cuide do seu dog!