É incrível como os cachorros respondem quando os chamamos pelo nome próprio que escolhemos para ele, não é mesmo? Mas, você já se perguntou se os cães realmente conseguem reconhecer seus nomes?

De acordo com uma pesquisa realizada fora do Brasil por uma associação veterinária, apenas um pequeno número de cães conhecem seu nome. A grande maioria dos cachorros, na verdade, respondem ao seu tom de voz, à comida ou algum outro estímulo.

Os cães costumam associar o nome que os chamamos a coisas boas, como carinho, atenção e comida. (Foto: Reprodução / Dog Time)

Os cães até nos respondem quando chamamos pelos nomes que demos a eles, porém eles não conseguem entender que aquela palavra é o seu nome. Eles respondem por que fazem uma associação daquele nome com atenção, carinho ou comida.

Na maioria das vezes que você chama seu cachorro é para brincar, passear, dar comida ou para ficar juntinho de você, ganhando sua atenção e seu carinho. É por isso que ele sempre vem correndo, pois ele já associou o nome, e o seu tom de voz, a uma série de coisas boas, gostosas e divertidas.

E quando eu chamo por ele para brigar? Quando você descobre que seu cachorro fez alguma coisa errada e chama pelo nome dele, ele aparece correndo? A maioria das pessoas vai responder que não.

Os cães respondem de acordo com o tom de voz do seu tutor. (Foto: Reprodução / Ricky Lees Dog Houses)

Neste caso, os cachorros não aparecem por conta do seu tom de voz. Apesar de associar o nome a coisas boas, se você usar um tom de voz agressivo ele vai se esconder, pois sabe que não vai vir uma coisa legal.

Para o cão, é como se ao escutar seu nome ele entendesse da seguinte forma: “Sempre que ouço esse som, a pessoa que está fazendo isso provavelmente está focada em mim e algo está prestes a acontecer”.

Fonte: Pet Place / Bedlam Farm