Se você gosta de cachorros de corrida, precisa conhecer a lista daqueles mais populares no meio desta modalidade esportiva. Por isso, no artigo de hoje, vamos te levar para conhecer as características destes velozes cães para, quem sabe, inspirar você a dotar um deles!

Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

Conheça as raças dos melhores cachorros de corrida

cachorros de corrida

Um cachorro de corrida – Foto: Freepik

Existem muitos tipos de cachorros de corrida. Só que, obviamente, há aqueles que se destacam justamente pelo seu apreço por velocidade e desempenho em corridas. Sejam elas em competições ou não.

No entanto, se você busca um cão para praticar corridas de rua acompanhando o seu treino, não necessariamente precisará adotar alguma raça esportista. Inclusive, já falamos mais sobre isso neste artigo aqui: 8 raças ideais de cães companheiros de corridas.

Mas para quem quer dar um passinho extra no lado esportivo, precisa conhecer as melhores raças de cachorros de corrida. Veja quais são:

  • Greyhound;
  • Whippet;
  • Saluki;
  • Husky Siberiano;
  • Afghan Hound;
  • Galgo Espanhol;

A partir de agora, falarmos mais sobre cada uma delas. Continue lendo para conhecer melhor cada raça!

Greyhound

cachorros de corrida

Cão de corrida e seu tutor – Foto: Freepik

O Greyhound é um dos cachorros mais populares nas práticas de corridas. Talvez, inclusive, ele seja o mais popular de todos! Eles são muito populares no Reino Unido e isto faz com que ele seja conhecido, também, como Galgo Inglês (muito embora sua origem seja indefinida).

Esta raça de cachorro é especializada em corridas. Os Greyhounds podem chegar a incríveis 72 km/h. E isto se deve justamente pela anatomia canina que faz este ser um dos cães mais rápidos do mundo. Ele pode pesar mais de 30kg e pode ter mais do que 70cm de altura. Um corpo longo, alto e com uma excelente aerodinâmica!

Por mais que ele seja um cachorro extremamente veloz, isto não significa que ele é um cachorro inquieto em casa. Muito pelo contrário. Quando adestrado, ele é um cão muito dócil e calmo. Mas precisa, sim, ter um gasto energético adequado.

Whippet

cachorros de corrida

Cão correndo – Foto: Freepik

O Whippet é um cachorro que tem sua origem do DNA do Greyhound. Ele vem de um cruzamento que envolveu a raça mencionada anteriormente e, por isso, é também um cão atlético. Ele pode chegar até 60 km/h e possui um corpinho um pouco menor do que os Greyhounds.

Se você quer adotar um Whippet, saiba que ele é um cachorro extremamente dócil e calmo. Só que ele precisará receber um adestramento adequado. Caso contrário, poderá gastar a energia em atitudes negativas dentro de casa. Portanto, saiba como conviver com esta raça para que não ocorram problemas.

Uma característica muito marcante dos Whippets, é que eles são extremamente caçadores. Ou seja, o instinto deles sempre vai ser esse e você precisa treiná-lo para que isto não fuja do controle. Faça uma boa socialização canina para que tudo dê certo!

Saluki

Pequenos, os Salukis são muito ágeis. Muito embora sejam cachorros de corrida, eles têm um temperamento calmo e tranquilo. Só que isso somente será possível observar, caso o animal gaste energia suficiente durante o dia. Ou seja, se você quer adorar um Saluki e não oferecer práticas de atividades constantes a ele, o cão pode apresentar vários comportamentos ruins.

Cuidar da saúde do seu Saluki é também muito importante, porque eles são cães que podem ter a famosa torção gástrica, que é um problema no estômago causado por práticas de atividades intensas após refeições. Portanto, por mais que seu cão queira correr e brincar, após uma refeição ele precisa é descansar, ok?

Cachorros de corrida – Husky Siberiano

Os olhos lindos do Husky Siberiano faz deles cães exuberantes.

Porém, uma característica pouco conhecida e que faz todo sentido para compreendê-los, é a velocidade com que conseguem correr. Muito embora sejam cães “feitos” para a neve, eles também são muito ágeis em outros terrenos. Afinal, conseguiram se adaptar muito bem a temperaturas e texturas adversas, e isto os tornou fortes.

Eles são ótimos puxadores de trenó e, inclusive, são raças específicas para corridas dentro destas características. Se você quer ter um Husky Siberiano em casa, prepare-se para se apaixonar profundamente por um cão lindo e muito companheiro.

Ele adora fazer parte do seu dia-a-dia e vai adorar tirar boas sonecas com você.

Cachorros de corrida – Afghan Hound

afghan hound

Cão de corrida – Foto: Freepik

O Afghan Hound é um cão afegão que rapidamente ganhou o mundo.

Apesar da sua pelagem extremamente elegante e bonita, ele é sim um dos cachorros de corrida mais rápidos do mundo! Afinal, seu corpinho aerodinâmico consegue prover muita energia para corridas longas e desgastantes.

Além disso, este é um cachorro ultra protetor e pode até ser considerado um cão de guarda. E se você quiser ter um desses em casa, saiba que precisará lidar com muito gasto energético para que não haja maus comportamentos. O cão afegão pode facilmente roer móveis e destruir almofadas caso sua energia não seja gasta.

Mas, além disso, será preciso considerar um bom adestramento canino. Sem adestrar o seu Afghan Hound (ou qualquer outro cachorro), as chances de ele se tornar um cão estressado e ansioso são realmente muito grandes. Portanto, cuide bem dele, ok?

Cachorros de corrida – Galgo Espanhol

E por fim, temos o Galgo Espanhol. Este é também um cão de velocidade e é muito semelhante ao Galgo Inglês, mencionado anteriormente. O Galgo Espanhol é um cachorro que pode chegar a incríveis 60 km/h, também devido ao seu corpo ultra aerodinâmico. Ele foi feito para grandes caçadas e corridas. Por isso, hoje, ele entra na nossa lista!

Os Galgos são cães de corrida e, portanto, você precisará desenvolver um uma boa prática de adestramento com eles. Muito embora sejam cães acostumados com altas velocidades e sempre atentos a sua caçada, eles são cães um pouco teimosos – justamente pela forte personalidade independente.

Mas você, como um bom tutor, deverá adestrá-lo, oferecer um ambiente rico para o gasto energético e, claro, alimentá-lo corretamente para manter seu peso e saúde sempre em dia. Independente do dog de corrida que você for adotar, cuide bem dele. Entenda as características específica da raça e ofereça os melhores cuidados a ele!