Existem raças de cães que são totalmente diferentes quando adultos e filhotes. Isso pode acontecer em relação à personalidade ou aparência.

Aprender sobre essas mudanças evita possíveis preocupações ou surpresas, além de ajudar a prever as alterações comportamentais dos pets.

É importante dizer que todo animal muda da infância para a idade adulta. Não importa qual seja a sua raça.

Mas alguns parecem realmente outros animais e, toda essa mudança sempre surpreende ao tutor.

Neste texto falaremos sobre as transformações dos animaizinhos durante essa fase de adolescência e, depois apresentaremos as raças de cães que são totalmente diferentes quando adultos e filhotes.

Raças de cães totalmente diferentes quando adultos

Falaremos agora sobre quais são as raças de cães que são totalmente diferentes quando adultos e filhotes, uma vez que passam por transformações físicas e emocionais intensas.

Beagle

adolescência do cachorro 6

Vários filhotes – Foto: Freepik

O Beagle é um desses cãezinhos que muda bastante conforme cresce. Isso vale para a personalidade e aparência.

No que diz respeito à cor da pelagem, pode ocorrer uma mudança grande, pois quando são pequenos, eles possuem apenas duas cores e, conforme crescem, muitos se tornam tricolores.

Pouco tempo depois do nascimento já começam a surgir algumas partes marrons ou loiras na cabeça do animal e, assim o crânio começa a ficar cada vez mais castanho.

Por volta dos cinco meses de idade já é possível perceber uma grande diferença em relação ao animal filhote e, as suas patas ficam marrons ou castanhas, assim como a área da cabeça.

Em alguns indivíduos, as áreas brancas permanecem dessa cor, enquanto que em outros elas podem começar a desaparecer.

Quando o animalzinho chega na idade adulta, as cores estarão da maneira como devem ser realmente.

Nessa fase, os animais que eram bem escuros no nascimento, acabam se limitando apenas ao dorso do animal, o que se pode chamar de capa.

Por fim, por volta dos cinco anos de idade, começam a nascer pelinhos brancos na face do cão e, há uma tendência de que esses se espalhem cada vez mais.

No final da vida do animal, é bem provável que essa pelagem branca esteja recobrindo quase que a totalidade do corpo do animal.

Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão Anão)

raças de cães que são totalmente diferentes

Cachorro abraçado com sua tutora. Foto Freepik

O Lulu da Pomerânia é um cachorro bonito que chama bastante a atenção por se parecer uma bolinha de pelos com uma carinha encantadora.

Ao nascerem são literalmente um montinho de pelos e, é bem difícil conseguir enxergar a expressão do animal.

E é só por volta dos 4 ou 6 meses que a pelagem começa a cair com intensidade e, é possível ver um pouco da carinha do cachorro.

Neste mesmo período, os animais começam a mudar de cor e, a pelagem em si também passa por transformações.

Quando isso acontece, se tem a impressão de que as patas estão bem mais altas do que antes e, os pelos novos são bem mais grossos e fortes em relação aos anteriores.

Com o tempo, a quantidade de pelos no corpo tende a diminuir um pouco. Mas é claro que esse cãozinho nunca deixará de ser muito peludo.

Após essa primeira troca de pelos, a pelagem se retoma, mas ela nunca mais volta a ser exatamente como era antes, pois fica menos intensa em algumas áreas, como nas patinhas.

É interessante que o Lulu é bem diferente quando adulto, mas ele não atinge a sua aparência definitiva antes dos 3 anos de idade. Ou seja, a mudança é lenta e gradual.

Cães totalmente diferentes quando adultos: Yorkshire Terrier

raças de cães que são totalmente diferentes

Yorkshire – Foto: Freepik

Os Yorkies estão entre os cães que mais são diferentes quando adultos. Isso se deve principalmente à sua coloração.

Quando o cão nasce, ele tem a pelagem preta ou bege, com uma combinação diferente em cada fio.

Nessa fase, os cãezinhos são redondinhos, mas a pelagem é bem curtinha. Mas por volta dos seis meses de idade esse padrão começa a mudar.

O padrão definitivo só é visto após os três anos na maioria dos exemplares, que podem ter pelo preto, azul, bege ou dourado.

Quando se inicia o processo de envelhecimento, a pelagem do cãozinho começa a clarear, de modo que fios acinzentados vão se mesclando em meio aos pelos coloridos.

Outra mudança que leva o adulto a ser bem diferente do filhote, diz respeito ao comprimento da pelagem, que chega a arrastar no chão na idade adulta.

Maltês é um cão totalmente diferente quando adulto

Cachorro

Cachorro tomando banho – Foto: Freepik

O Maltês é um desses cachorros que são totalmente diferentes quando adultos.

Se você já viu um cão adulto dessa raça, deve saber que ele é bem branquinho. Mas quando filhote ele pode ter algumas manchas marrons espalhadas pelo corpo.

Nos cães que ficam com a pelagem longa é mais fácil identificar essas manchas, que em alguns casos ainda são perceptíveis mesmo no animal adulto.

Sobretudo na região das orelhas, a pelagem pode ser mais escura. Outra mudança bem óbvia nos animais dessa raça diz respeito ao comprimento da pelagem.

Os filhotes têm os pelos curtos, que acompanham o corpo deixando uma aparência bem arredondada.

Por outro lado, nos adultos essa pelagem começa a se alongar, até que chega a arrastar no chão se o cão não passar por uma tosa.

Nas primeiras semanas de vida, os pelos possuem também uma aparência mais frisada e, com o tempo essa pelagem fica cada vez mais lisinha.

Poodle pode ser completamente diferente quando adulto

tipos de poodle

Cachorro com casaco. Foto: Freepik

O Poodle filhote é um animalzinho bem pequenino, que tem a pelagem curta e arredondada.

O próprio corpo do animal em si é redondinho quando ele é filhote, mas conforme o tempo passa, vai adquirindo uma forma bem mais alongada e esbelta.

A cabeça e o focinho se alargam, acompanhando o crescimento do animal, deixando-o com uma aparência mais adulta.

As costas também se alargam e as patas ficam mais alongadas, chegando a um tamanho bem mais proporcional em relação ao restante do corpo do animal.

Todas essas mudanças fazem com que este pet deixe aquele ar brincalhão e desajeitado de filhote, adquirindo uma aparência muito estilosa.

Raças de cães que são totalmente diferentes – Galgo Inglês

raças de cães que são totalmente diferentes

Cachorro correndo na áreia. Foto: Pixabay

O Galgo Inglês é um cachorro grande, esbelto e muito ágil, selecionado para a caça.

Conhecido pela velocidade que é capaz de atingir, hoje falaremos sobre o quanto esses cães podem ser diferentes quando adultos.

Quando pequenos, eles são mais redondinhos e possuem uma carinha fofa, que vai se tornando mais magra e alongada com o tempo.

Mas se a aparência muda, saiba que a personalidade do cão adulto continua sendo bem arteira e, é preciso tomar cuidado com tudo o que você tem dentro de casa.

Raças de cães que são totalmente diferentes – Terrier Tibetano

Como o próprio nome sugere, essa é uma das raças mais antigas que existem, que surgiu em monastérios do Tibet.

Inicialmente, esses cães faziam companhia para os monges tibetanos, uma vez que a sua personalidade é extremamente carinhosa.

Mas o que chama a atenção mesmo é o quanto esse cão pode se tornar diferente quando adulto.

Quando filhote, é possível ver bem os contornos do rosto e os olhinhos do cão, uma vez que a pelagem ainda é curta.

Mas com o passar do tempo ela começa a crescer e se tornar mais densa, fazendo com que o cão ganhe um aspecto bem diferente.

Raças de cães totalmente diferentes quando adultos: Boiadeiro-australiano

Raças de cachorros pastores

Pastor Australiano – Foto: Freepik

O boiadeiro australiano é mais um desses cães que chamam a atenção por serem completamente diferentes quando adultos.

Quando filhotinhos, esses animais são praticamente brancos por inteiro, sendo que alguns exemplares apresentam pequenas manchinhas.

Conforme o tempo passa, o corpo do animal passa por mudanças gradativas, sobretudo no que diz respeito à coloração da pelagem.

Para considerar esse pet realmente um adulto, você deve esperar três anos. E, nessa faze terá a certeza de que a coloração dos pelos já se estabilizou.

Mas não se preocupe com essa mudança porque no que diz respeito à personalidade, esse cão continua sempre sendo muito carinhoso e apegado com a família.

Cane Corso adulto é totalmente diferente

cane-corso-italiano-dog-in-the-snow (1)

Cachorro com olho amarelo. Foto Freepik

Se você está pesquisando por filhotinhos de Cane Corso dos olhos azuis, se prepare para vê-los mudarem de cor após algum tempo.

Isso mesmo. Por mais que os olhinhos dos filhotes pareçam ser claros, eles se transformam após algum tempo.

Mas não é só a cor dos olhos que muda. Conforme os meses vão se passando, esses cachorros ficam cada vez mais fortes e grandes. E é bom você estar bem preparado para isso.

Raças de cães que são totalmente diferentes – Akita Americano

raças de cães que são totalmente diferentes

Cachorro Akita caminhando pelo parque – Foto: Freepik

O Akita é um dos cachorros mais fieis e companheiros que existem. Eles são realmente focados em acompanhar o tutor em todos os momentos.

Então só tenha um cachorro dessa raça se você for uma dessas pessoas que ama ter um cãozinho sempre ao seu lado em todos os momentos.

Além disso, prepare-se para ver aquela bolinha de pelos que só dorme se transformar em um cão alto, forte e, que tem uma postura extremamente elegante e alerta.

Bearded Collie é totalmente diferente quando adulto

O Bearded Collie é um dos cães que realmente merecem estar nessa lista, uma vez que a pelagem dos exemplares pode mudar completamente.

E não é apenas uma vez que o tom muda. Com o passar do tempo, a pelagem clareia, mas em torno dos 12 e 18 meses, ela volta a escurecer, até atingir a tonalidade definitiva do animal adulto.

Somente após três anos de idade é que a coloração da pelagem estará realmente definida por completo.

Dobermann

raças de cães que são totalmente diferentes

Cachorro sério. Foto: Freepik

O Doberman é um cão que concentra muitas características excelentes, aliando um físico forte e esbelto, com uma inteligência muito grande.

A lealdade também é um dos pontos fortes da raça, que adora estar junto do tutor e, está sempre pronto para proteger o seu espaço e família.

Mas se tem uma coisa que chama a atenção, é o quando o Doberman é diferente quando se torna adulto.

O filhote é pequeno e tem a carinha e o focinho arredondados. Conforme o animal vai crescendo, as suas patas e corpo se alongam, assim como o focinho.

A cabeça se torna mais estreita também.

Por que os cães são totalmente diferentes quando adultos e filhotes?

raças de cães que são totalmente diferentes

Cachorro mordendo orelha. Fonte: Freepik

A fase de transição entre a infância do cão e a idade adulta se dá entre os 6 e os 18 meses, dependendo da raça do animal.

Mas é importante deixar claro que cada cão demonstra isso de uma forma diferente e, passa por mudanças distintas também.

Nos animais machos é comum perceber uma tendência de tentar se sobressair em relação aos outros cães, tornando-se o líder, ou alfa.

Com isso, surge uma necessidade de urinar mais para demarcar o território e, pode-se notar uma agressividade mais acentuada.

No caso das fêmeas, percebe-se que a preocupação surge em relação ao território no qual elas se encontram.

Com isso, elas podem se tornar possessivas em relação ao seu espaço e objetos de maneira geral, tentando assim defender o que é delas.

O que marca a adolescência nas fêmeas é também a maturidade hormonal e início do primeiro cio.

Com tantas mudanças acontecendo, este é o momento certo de se fazer a socialização do animal e, também de mostrar para ele que não pode dominar a casa.

Por isso, os trabalhos de adestramento são fundamentais nessa fase, uma vez que ela é definitiva para o restante da vida do cão.

Com isso, existem raças de cães que são totalmente diferentes quando adultos, uma vez que eles passam por transformações intensas nesse período.

Raças de cães que são totalmente diferentes – Transformações físicas

Da mesma forma como acontece uma série de transformações psicológicas, os animais também podem passar por mudanças físicas bem marcantes.

Existem animais que ficam totalmente diferentes quando adultos. Entre as mudanças possíveis, pode-se citar:

  • Emagrecimento;

  • Crescimento da pelagem;

  • Mudança da coloração e padrão da pelagem;

  • Mudança na coloração do focinho;

  • Alteração da cor dos olhos;

  • Transformação no formato das orelhas.

Essas são apenas algumas das mudanças que eventualmente podem ocorrer nos animaizinhos.

Conclusão

Você viu só quantas raças de cães que são totalmente diferentes quando adultos existem? Você conhece mais alguma?