Provavelmente você já se perguntou algum dia se é verdadeiramente um amante de gatos. Afinal de contas, gostar muito dos felinos não é suficiente.

Não é tão difícil assim amar os felinos domésticos, uma vez que eles são lindos, imponentes e adoráveis.

Ao contrário do que muita gente diz, eles se apegam muito aos seus tutores, amam carinho e podem ser excelentes companhias para quando você está em casa.

Dificilmente a pessoa consegue resistir aos encantos de um gatinho e, é raro quem tem apenas um felino.

A partir do momento em que a pessoa leva um gatinho para casa, acaba querendo ter outros. Mas isso também não basta para classificar a pessoa como amante de gatos.

Muito mais do que gostar, é preciso cuidar desses bichinhos tão especiais, prezando sempre pela qualidade de vida deles.

Então, se você quer saber se é um verdadeiro amante de gatos, acompanhe esse post que vai te mostrar quais são os principais indícios disso.

Como saber se sou um amante de gatos?

Mulher com gato no braço

Mulher com gato no braço. Fonte: Freepik

Se você tem um felino doméstico e é simplesmente louco de amores por ele, este é um forte indicio.

Mais do que isso, se você for capaz de quase qualquer coisa para ver o seu animalzinho bem, então realmente pode ser que você ame esses pequenos animais.

No entanto, para ser considerado um amante de gatos é preciso ir além. E por mais que não exista uma lista de regras para te incluir nessa categoria, a seguir falaremos sobre algumas coisas bem comuns entre os apaixonados pelos felinos domesticados.

Um verdadeiro amante de gatos faz de tudo para ficar em casa com o seu felino

Se você for um verdadeiro amante de gatos, com certeza tem um felino em casa e está sempre querendo passar mais tempo com ele.

Geralmente, quem gosta muito dos gatinhos está sempre arrumando uma desculpa para passar alguns minutos a mais só para ficar perto do bichinho.

Compra tudo o que há de melhor para ele

Um verdadeiro amante de gatos está sempre preocupado com a felicidade e bem estar do seu animalzinho de estimação.

Isso inclui comprar tudo o que há de bom e de melhor para o animal, incluindo rações de qualidade, camas, brinquedos, entre outras coisas.

Adapta a casa para o seu animal de estimação

Algo que indica que uma pessoa é amante de gatos é a maneira como ela altera a sua vida e os ambientes para que o felino se sinta melhor.

Quam gosta de felinos não se importa de ter um monte de brinquedos espalhados e pendurados por aí.

Além disso, em praticamente todos os lugares da casa é provável que haja alguma caminha ou espaço onde o gatinho se sinta feliz e confortável.

Caixinhas, camas, cobertores… tudo o que for preciso para deixar o animalzinho de estimação bem.

Um verdadeiro amante de gatos está sempre filmando e fotografando o seu pet

Se na sua galeria de imagens e vídeos da câmera existem mais fotos do seu gatinho de estimação do que de pessoas, provavelmente você é mesmo um verdadeiro amante de gatos.

Se você passa bastante tempo com o pequeno felino, vai sempre ver ele fazer uma pose fofinha ou brincar de uma maneira engraçada. Tudo é um pretexto para filmar e fotografar o seu amiguinho.

Passa muito tempo admirando a beleza do seu animalzinho

Um amante de gatos é simplesmente apaixonado pela maneira como esses animais se movem e, pelo quanto eles são lindos, imponentes e incrivelmente elegantes.

Sendo assim, se você gosta muito dos felinos, é provável que se pegue observando-o por longos períodos com certa frequência.

Vídeos de gatos consomem horas do seu dia

Por fim, se você é um verdadeiro amante de gatos deve fazer ideia de quanto a internet tem materiais incríveis sobre os felinos.

Sempre tem um vídeo novo de algum gato fazendo algo bem engraçado. E se você está sempre encontrando os melhores materiais, parabéns! Provavelmente você é mesmo um verdadeiro amante de gatos.

Qual é a personalidade de pessoas que preferem gatos?

amante de gatos

Gato Sphynx. Fonte: Freepik

Um dos maiores questionamentos dos amantes de gatos é determinar exatamente qual é o perfil de quem prefere os felinos.

As pessoas que preferem criar felinos, em geral possuem uma orientação bem mais direcionada a buscar motivações e alcançar os seus objetivos.

Por outro lado, as pessoas que preferem gatos geralmente são mais orientadas para objetivos e motivações. Eles tendem a ser mais propensos a gostar de sua própria companhia e serem introvertidos, ou gostam de ser independentes.

Além disso, a criatividade costuma ser um traço da personalidade de quem ama gatos. E essas pessoas também costumam ser lideres e estar sempre à procura de mais uma oportunidade boa.

Existem vários tipos de amantes de gatos

amante de gatos

Gato siamês. Fonte: Freepik

Uma coisa que os amantes de gatos devem saber é que existe mais do que um tipo de tutor, de modo que eles possuem perfis bem diferentes uns dos outros.

De acordo com um estudo feito na Inglaterra, os donos de gatos podem ser divididos basicamente em cinco categorias. São elas:

  • Protetores preocupados: esses são os amantes de gatos que estão sempre muito preocupados com a segurança e bem estar dos animais;
  • Defensores da liberdade: são os tutores que defendem a ideia de que os felinos devem ser livres e, por isso nunca impõem restrições aos comportamentos deles;
  • Guardiães tolerantes: são as pessoas que apreciam e defendem os comportamentos dos felinos na natureza, mas que se opõem de certa forma aos seus hábitos de caça;
  • Cuidadores conscienciosos: são os cuidadores que se responsabilizam pelos cuidados com os seus animais e, que sempre buscam estabelecer algum nível de controle sobre os hábitos de caça dos felinos;
  • Proprietários adeptos da liberdade total (os laissez-faire): são os tutores que prezam pela liberdade dos seus animais de estimação e, que de certa forma ignoram os problemas que esses animais podem ter ao vagarem livremente pelas ruas.

Amante de gatos – Será que o seu gato de ama?

Se você descobriu que é um verdadeiro amante de gatos, é bem provável que se preocupe em saber se o seu pet também sente o mesmo.

Muitas vezes as pessoas são injustas em relação aos felinos porque dizem que eles não amam os seus donos.

No entanto, isso não é verdade. Eles apenas possuem uma maneira diferente de demonstrar o que sentem.

Os gatos mostram o quanto amam as pessoas nos pequenos detalhes. Olhares, ronronados, a proximidade. Tudo isso mostra o quanto o seu gato te ama.

Tudo o que você precisa saber é identificar os sinais que o seu gatinho dá de que te ama.

Saiba reconhecer as demonstrações de carinho do seu gato

Se muita gente acha que os gatos não são capazes de amar, isso se deve ao fato de que os sinais que eles oferecem não são tão óbvios.

No entanto, existem sinais claros de que o seu bichano está feliz em ter você por perto. Você sabe quais são eles?

Dê uma olhadinha nos principais a seguir:

  • Pequenas lambidas: lamber o tutor é uma forma que os gatos têm de demonstrar o carinho que sentem. Quando a fêmea cuida dos seus filhotes, ela os lambe e isso ajuda a estabelecer uma relação de proximidade entre eles;
  • Cabeçadas: o seu gato costuma empurrar a cabeça na sua direção com frequência? Saiba que ele pode fazer isso tanto como maneira de demonstrar carinho, quanto de chamar a sua atenção. Isso também acontece entre a mãe e os seus filhotes;
  • Gatos presenteiam o tutor: se o seu felino já te entregou algum animal morto, você pode se sentir querido. Por mais estranho que isso possa parecer, é uma maneira que o felino encontra de agradar as pessoas;
  • Ronronar: se o seu gatinho parece um motorzinho quando você está por perto e faz carinho, pode saber que esse é o sinal mais importante de que o seu felino te ama e se sente bem quando está com você.

Amantes de gatos sabem respeitar a personalidade dos felinos

amante de gatos

Gato Sphynx. Fonte: Freepik

Antes de mais nada, deve-se deixar bem claro que é uma grande mentira dizer que os gatos são traiçoeiros e desapegados de tudo.

Na verdade, o que acontece é que a personalidade deles é bem diferente do que se observa nos cães.

Além de eles terem as próprias maneiras de demonstrarem o amor e carinho pelo tutor, também se deve ter noção de que nem todos os gatos são iguais.

Assim como acontece com as pessoas, os felinos possuem maneiras bem diferentes de demonstrar o carinho que sentem.

A personalidade deles varia muito, de modo que existem animais que são mais apegados, meigos, carinhosos.

Existem aqueles que são chorões, os que adoram se esfregar nas pessoas e pedir carinho e, existem também aqueles que são ariscos e preferem um pouco de distância.

Entender e respeitar essas diferenças também prova que você é um verdadeiro amante de gatos.

Conclusão

Agora que você já tem ideia de como saber se é um verdadeiro amante de gatos, comece a observar as suas reações diante do seu animalzinho.

Com certeza, se você amar ao seu gato ele vai corresponder com demonstrações de carinho das mais diversas, como as que citamos aqui.