Muitas pessoas pensam que apenas as fêmeas do mundo animal ficam responsáveis pelos cuidados com os filhotes, mas se você pensa assim, precisa conhecer os melhores pais do mundo animal.

Muitas vezes se pensa que os animais não possuem sentimentos aflorados em relação aos seus filhotes, mas a verdade é que os animais possuem instintos intensos e, muitas espécies possuem cuidados parentais bem desenvolvidos em relação à prole.

Obviamente que na natureza o mais importante na verdade é conseguir sobreviver e, mais do que isso, garantir que a espécie continue existindo.

Se você observar bem, quanto menos filhotes um animal tiver, mais forte tende a ser o seu instinto de cuidado com a prole.

De acordo com Charles Darwin e a sua teoria da seleção natural, o objetivo de todo ser vivo é viver e morrer pela reprodução e garantia de sobrevivência da sua espécie.

Enquanto na maioria das espécies é a fêmea que fica responsável por isso, também existem os melhores pais do mundo animal, que podem arriscar tudo pela sua prole.

Conheça os melhores pais do mundo animal

Urso com Filhote Foto: Pixabay

Os melhores pais do mundo animais são aqueles animais capazes de arriscar tudo o que possuem apenas para garantir que os seus filhotes sobrevivam.

Isso é fundamental para que haja uma continuidade das espécies e, mesmo que essa não seja de forma alguma uma reação consciente, ainda assim é impressionante como os animais conseguem cuidar tão bem da prole.

Mas se você está curioso para descobrir quais são os melhores pais do mundo animal, veja o elenco deles nos próximos tópicos.

1.      Cavalo-marinho

Cavalo Marinho Foto: Pixabay

Hippocampus hippocampus, ou apenas cavalo marinho, é um animal exemplar, e merece ficar em primeiro lugar na nossa lista de melhores pais do mundo animal.

A começar pelo fato de que apenas nessa espécie e no peixe-cachimbo, é o macho que engravida e depois continua zelando pelos filhotes.

Durante um ritual de acasalamento dos cavalos-marinhos, a fêmea e o macho entrelaçam as suas caudas e, então, a fêmea transfere os ovos para o macho.

Isso é possível porque o macho possui uma estrutura especial, uma bolsa ventral recoberta por um tecido bem organizado, onde cada um dos ovos permanece protegido e fica armazenado separadamente dos demais.

Depois de passar entre 50 e 60 dias com os ovos, o macho se prende a um coral e, então centenas de filhotes são liberados.

Durante os primeiros dias de vida, esses filhotes continuam a se proteger no corpo do pai sempre que percebem que existe algum perigo eminente.

Por mais simples que esse tipo de cuidado parental possa parecer, ainda assim representa uma estratégia incrível, que garante que uma boa quantidade de filhotes sobreviva.

2.      Pinguim-imperador é um dos melhores pais do mundo animal

Filhote de Pinguim Imperador Foto: Pixabay

Conhecido cientificamente como Aptenodytes forsteri, o pinguim imperador é mais um dos melhores pais do mundo animal.

Este animal é impressionantemente grande, sendo o maior e mais pesado dessa família. Os maiores exemplares podem pesar mais de quarenta quilos e alcançar 1,20 metros de altura.

Por mais que tudo isso seja bastante interessante, a questão aqui é mostrar o quanto esses animais podem ser pais excelentes.

Apesar de a fêmea ser a responsável por colocar o ovo, é o macho que fica cuidando dele, garantindo o seu aquecimento até a eclosão.

Ele faz essa proteção colocando o ovo sobre as suas patas e, dobrando as pernas, evitando assim que o ovo caia ou toque o chão.

Isso tende a levar aproximadamente dois meses e, ocorre nos meses mais frios. Ou seja, essa não é uma missão para qualquer pessoa.

Além disso, logo após o nascimento, o pai que alimenta o filhote pela primeira vez, com uma mistura com mais ou menos 60% de proteína e 30% de gordura.

Depois a fêmea geralmente retorna da sua viagem em busca de alimento e, então macho e fêmea vão se alternando para cuidar do filhotinho.

3.      Lobo-cinzento

pais do mundo animal

Lobo Macho Foto: Pixabay

Se você está entre as pessoas que pensam que os lobos cinzentos (Canis Lupus) são animais selvagens agressivos e sem sentimentos, está muito enganado.

Assim como acontece com os cães domésticos, os lobos são animais muito gentis com os seus filhotes, uma vez que possuem o cuidado parental bem aflorado.

Em geral, os mamíferos já possuem uma boa dedicação ao cuidado com a prole, justamente por conta do período de aleitamento.

Mas no caso dos lobos, isso fica ainda mais evidente, sobretudo nos indivíduos machos. Já no momento do nascimento, o macho começa a cuidar da fêmea e, após o parto, também toma conta dos filhotes recém nascidos.

Inicialmente essa proteção é importante para evitar que outros animais predem os filhotinhos. Mas depois o macho passa mais ou menos um ano ainda com a prole, ensinando os pequeninos a caçar e sobreviver na natureza.

4.      Gorila

pais do mundo animal

Gorila Pai com Filhote Foto Pixabay

Essa espécie de primata é um dos maiores e melhores pais do mundo animal, pois eles têm muita força e conseguem demonstrar toda a sua liderança quando estão decididos a proteger as fêmeas e os filhotes.

Inclusive, esses são animais que possuem um instinto de liderança bastante desenvolvido e, que costumam travar grandes brigas com os seus oponentes para defenderem o que é deles.

O tempo durante o qual os machos cuidam dos filhotes também surpreende. São mais ou menos 10 ou 11 anos, tempo que os animais mais jovens levam para deixar o grupo e ir em busca de um outro bando.

Se por acaso a fêmea morrer e o filhote ficar órfão, o macho assume todos os cuidados com o pequeno.

Isso inclui prover toda a comida de que ele necessita diariamente, o que pode chegar a até 20 quilos, dependendo do tamanho do animal.

5.      O sapo Rhinoderma darwinii

O sapo Rhinoderma darwinii não só é um dos melhores pais do mundo animal, como também é um dos mais peculiares animais da natureza.

Na natureza, o processo de fertilização externa é algo complexo e, que faz com que muitos filhotes sejam perdidos e morram.

Sendo assim, os pais inserem os seus filhotinhos na boca até que eles sejam pequenos girinos pelo menos capazes de fugir das ameaças.

Quando esse momento chega, o macho regurgita os filhotes, que geralmente são muitos. Por mais estranho que isso possa parecer, essa é uma reação que ajuda muito na sobrevivência da espécie.

6.      Cisne-de-pescoço-preto é um dos melhores pais do mundo

Algumas espécies de aves possuem comportamento peculiar com a prole e, também com a fêmea.

O macho da espécie Cygnus melancoryphus é conhecido por estar próximo no momento do nascimento dos seus filhotinhos e, também durante o processo de criação dos mesmos.

Logo após o acasalamento, o macho que constrói o ninho onde a fêmea ficará responsável por incubar os ovos.

Apesar de a fêmea fazer a incubação, o macho está sempre por perto e é responsável por tomar conta de tudo quando a fêmea se ausenta para se alimentar.

Isso é importante para que os ovinhos não fiquem desprotegidos, podendo ser atacados por animais de outras espécies.

Inclusive, nesse processo de defesa do ninho o macho se mostra extremamente agressivo com qualquer animal que ousar se aproximar do local.

Além disso, esses animais estão entre os melhores pais do mundo também porque depois do nascimento os filhotinhos se escondem debaixo das asas do pai para se protegerem do frio e do perigo.

7.      Raposa-vermelha é um dos melhores pais do mundo

pais do mundo animal

Raposa Macho com Filhotes Foto: Pixabay

Assim como já falamos sobre o lobo, a raposa vermelha Vulpes vulpes também está entre os melhores pais do mundo animal.

Isso porque o macho ajuda a proteger tanto a fêmea quanto a própria prole durante os primeiros três meses de vida dos filhotinhos.

De acordo com observações do reino animal, o macho sai em busca de alimentos para todos pelo menos uma vez a cada seis horas.

Além disso, o pai também é responsável por ensinar esses filhotes a caçarem. Isso os ajuda a se prepararem muito melhor para o momento de deixar o ninho, que ocorre em geral entre as 7 e 10 semanas de vida.

As espécies do reino animal e o cuidado parental

O cuidado parental é uma forma de comportamento presente em algumas espécies e, que auxilia na sobrevivência da prole.

Obviamente, isso também demanda um enorme gasto de energia e tempo, mas tudo vale a pena quando se trata de garantir a continuidade da espécie.

O que os pais fazem, basicamente é aumentar em muito o sucesso dos seus descendentes, abrindo mão do próprio bem estar e vida.

Inclusive, existem algumas espécies de animais que morrem para salvar os filhotes. E deve-se dizer que eles não fazem isso de maneira consciente, como acontece com os humanos.

No entanto, os sexos contribuem de maneira desigual com essa sobrevivência das espécies, sendo que na maioria das espécies que apresentam comportamento parental, a fêmea é a principal responsável.

Mesmo que os o interesse dos pais nos filhotes seja comum aos dois, uma vez que a prole carrega a herança genética de ambos, há uma preocupação em se minimizar o custo necessário para essa manutenção.

No caso das fêmeas, é bem comum que elas gastem energia com a gestação ou com os próprios ovos. Por isso, vale a pena investir mais um pouco de energia para se cuidar da prole.

Por outro lado, os machos gastam menos energia com a reprodução em si e, por isso faz sentido que no geral eles se dediquem menos aos cuidados com a prole.

Mas como você pode ver, existem alguns machos que são os melhores pais do mundo animal e, que cuidam muito bem dos filhotes.

Deve-se notar que o cuidado parental depende de três fatores principais, que são:

  • Numero de filhotes que os pais têm ao longo da vida;
  • Tipo de acasalamento;
  • Se existem outros animais que auxiliam nos cuidados com os filhotes.

Considerando essas questões, o cuidado parental tende a ser bem mais intenso nas espécies monogâmicas, que tem reprodução sexuada e uma prole pequena. Mas é claro que existem espécies que fogem um pouco desse padrão.

Quando se fala em cuidado parental, deve-se considerar que ele pode começar bem antes do nascimento e, esse é o caso dos animais que preparam seus ninhos, tocas e outros tipos de abrigos para os indivíduos que vão nascer.

Tipos de acasalamento

Depois que os filhotes nascem, algumas espécies possuem comportamentos de cuidados bem intensos com os filhotes.

Alimentação, abrigo e proteção contra predadores são alguns dos pontos a se considerar para a sobrevivência da prole e sucesso da espécie.

Fornecer isso pode ser papel da fêmea, apenas pelo macho, ou de ambos. O que parece de acordo com observações dos estudiosos é que o cuidado se relaciona diretamente com o tipo de acasalamento de cada espécie.

Em relação a isso, existem quatro principais sistemas de acasalamento a se saber:

  • Monogamia: o casal se une e faz uma grande parceria, seja na época do acasalamento apenas ou, até mesmo por toda a vida;
  • Poliginia: enquanto as fêmeas acasalam com apenas um macho, os indivíduos do sexo masculino possuem várias fêmeas;
  • Poliandria: nesse caso, a fêmea pode acasalar com vários machos, enquanto o macho acasala com apenas uma fêmea;
  • Poligamia: tanto o macho como a fêmea se acasalam diversas vezes e com diferentes parceiros.

Tipo de reprodução e os melhores pais do mundo animal

Na maioria das vezes, o tipo de reprodução está diretamente associado ao cuidado parental. Na monogamia, por exemplo, é comum que os animais cuidem bem dos seus filhotes e, isso vale para machos e fêmeas.

Na poliginia, o cuidado parental costuma ser realizado pela fêmea. Este é o principal sistema de reprodução dos mamíferos em geral.

Na poligamia, tanto machos quanto fêmeas podem cuidar da prole. Este é o caso da maioria das espécies de peixes.

Obviamente, nada disso é uma regra e, por isso é preciso analisar o comportamento de cada espécie para entender o que acontece.

Conclusão

Como você pode ver, os melhores pais do mundo animal pertencem a espécies bem diferentes e, se dedicam de verdade para que os filhotes sobrevivam e a espécie tenha sucesso.