Os animais de estimação são incríveis e, os queremos por perto o tempo todo. Mas será que é uma boa ideia dormir com o gato?

Se você é o tipo de pessoa que não resiste aos charmes do seu animal de estimação já deve ter pelo menos cogitado a possibilidade de dormir com ele.

No entanto, essa ainda é uma questão que deixa as pessoas muito em dúvida com relação ao que é ou não permitido.

Será que tem problema deixar o pet ficar na cama? É para você que tem essa dúvida que esse texto foi escrito.

Então, continue a leitura e descubra de uma vez por todas se é uma boa ideia dormir com o gato de estimação.

Por que as pessoas adoram dormir com o gato?

gato dormindo

Gato dormindo – Foto: Freepik

Para quem realmente tem os animais de estimação como filhos, fica muito difícil resistir ao charme que eles fazem para conseguir aquilo que desejam.

E diga-se de passagem, os gatinhos adoram uma cama, seja pela proximidade em relação ao tutor, seja porque o local é confortável e quentinho.

E existem gatos que prestam tanta atenção no comportamento do tutor que quando chega a hora da soneca já vão se direcionando para a cama.

Mas se os gatos adoram essa proximidade, existem tutores que gostam ainda mais e fazem de tudo para ter o bichano sempre por perto.

Há muitos séculos que o homem começou a domesticar os felinos, levando-os para cada vez mais perto de si.

O interesse pelo comportamento e a parceria entre humanos e gatos foi aumentando cada vez mais.

E a cada ano que passa, mais e mais humanos se deixam levar pelas estratégias dos gatos de conquistar pessoas.

Por isso, o número de gatos domésticos não para de crescer e, os seus tutores são extremamente exigentes com filhos de quatro patas.

Com tanto amor e consideração, era de se esperar que os tutores também queiram os seus animais na cama.

Entretanto, por mais higiênicos que os gatinhos seja, ainda existem algumas dúvidas relacionadas à essa proximidade.

Por que os gatos adoram dormir na cama com o dono?

Gato dormindo – Foto: Freepik

Quem tem um gatinho que vive dentro de casa sabe o quanto esses pets adoram estar pertinho dos seus tutores.

É comum que os gatos estejam sempre junto das pessoas e, por mais que muita gente diga que eles não se apegam, isso não é verdade nem de longe.

Além desse apego com as pessoas próximas, os gatos também amam locais confortáveis e aquecidos.

Por isso, mesmo que você nunca tenha chamado, é bem provável que o seu gatinho insista em subir na cama.

Inclusive, mesmo que você sempre evite que o animal suba na cama, ele vai insistir em fazer isso a qualquer custo.

Mesmo que você já tenha se irritado com o bichano algumas vezes, a boa noticia é que se o seu gatinho adora dormir com você é porque ele te ama.

A forma como os gatos demonstram isso é bem diferente dos cães, por exemplo, mas quando o felino passa grande parte do tempo com o tutor, quer dizer que ele tem carinho, respeito e confiança. Veja mais detalhes sobre isso:

  • Gatos adoram companhia: por mais que muitas pessoas neguem isso, os gatinhos não gostam de ficar sozinhos em nenhum momento. Então, estão sempre a procura de companhia e proximidade com as pessoas, inclusive durante a noite;
  • Carinho: dormir com o dono é uma das maiores demonstrações de carinho de um gatinho, uma vez que isso mostra que ele se sente confortável assim;
  • Confiança: gatos não gostam de ficar vulneráveis e, o momento do sono é bastante crítico para eles, uma vez que mostram a sua fragilidade quando dormem. E estar com o tutor nesse momento os ajuda a se sentirem muito mais seguros;
  • Calor: se você tem um gato, já deve ter percebido que esses animais estão sempre em busca de locais quentinhos onde possam descansar e a cama parece ser o lugar certo, sobretudo nos dias mais frios.

Algo bastante curioso é que alguns gatos preferem dormir pertinho da cabeça do tutor, uma vez que essa região se movimenta menos durante o sono, deixando o animal mais confortável.

Será que pode mesmo dormir com o gato?

Até aqui mostramos que tanto os gatinhos quanto os humanos costumam gostar muito de dormir juntos.

E para quem tem duvidas se isso é realmente permitido, a boa noticia é que sim. Mas é necessário que o animal e o tutor estejam confortáveis.

Para a maioria das pessoas não haverá nenhum problema em deixar o gatinho dormir na cama, de modo que se pode fazer isso sem receio.

Obviamente, que se a pessoa tiver algum problema de saúde, como alergias respiratórias, isso poderá ser um grande problema.

Ainda assim, deve-se estabelecer algumas regras e ter alguns cuidados, fazendo assim com que essa proximidade seja benéfica para ambos. Saiba mais sobre isso a seguir.

É uma boa ideia dormir com o gato se houver higiene

Os gatos são considerados animais extremamente limpos, uma vez que as suas línguas com textura de lixa são muito eficientes na remoção de sujidades.

Mesmo sendo autolimpantes, esses animais ainda podem carregar algumas contaminações e partículas de sujeira.

Diante disso, se você realmente pretende dormir com o seu gatinho de estimação, esteja sempre de olho no nível de limpeza dele. E quando necessário, você pode dar um banho com bastante cuidado.

Vacinação

Cachorro e gato – Foto: Freepik

Só é uma boa ideia dormir com o gato se o seu animalzinho estiver com as vacinas em dia. Deve-se deixar bem claro que isso é fundamental em qualquer situação.

Mas para os pets que ficam tão próximos aos humanos, é ainda mais importante garantir essa imunização frequente.

Isso ajuda a evitar grande parte das doenças infecciosas típicas dos gatos domésticos. Ademais, existem doenças que são zoonoses, ou seja, passam dos gatos para os humanos.

Cuidado com gatos que vão para a rua

Cropped-gato Foto: Freepik

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que criam os seus gatinhos com livre acesso à rua. No entanto, isso pode ser bastante perigoso, seja para o pet ou para a família.

São muitos os problemas que podem acontecer quando um gato fica na rua, sobretudo quando tem contato com outros animais.

Existem muitas doenças infecciosas, sejam elas específicas de gatos ou zoonoses que são transmitidas aos humanos.

Além disso, na rua o gatinho pode se contaminar, pegar verminoses e, também parasitas externos, sobretudo pulgas.

Tudo isso pode ser extremamente prejudicial ao pet e, também causar problemas ao tutor, sobretudo no caso de gatos que dormem na cama.

Vermifugação é fundamental para dormir com o gato

Mesmo que o animalzinho fique dentro de casa, ele pode acabar ingerindo algumas coisas indevidas e, se contaminando.

Muitas verminoses são transmitidas por água e alimentos contaminados. E se você deseja dormir com o gato, o ideal é que ele esteja devidamente vermifugado.

É uma boa ideia dormir com o gato com a porta aberta

Para quem deseja ter uma boa proximidade com o pet, é uma boa ideia dormir com o gato com a porta aberta.

Por mais que o animalzinho goste de estar junto do tutor, ele deve ter a liberdade de se locomover livremente sempre que quiser.

Ainda mais levando-se em conta que os gatos são noturnos, pode ser que o seu bichano queira dar uma voltinha, tomar água ou se alimentar vez ou outra durante a noite.

Sendo assim procure deixar a porta aberta, evitando assim que o animalzinho fique estressado.

Benefícios de dormir com o gato

Se você ainda tem duvidas se é uma boa ideia dormir com o gato, fique sabendo que sim. E não só é permitido, como também existem diversas vantagens em se fazer isso.

A seguir vamos mostrar algumas delas, sendo que até mesmo a ciência concorda com esses benefícios. Veja a seguir quais são eles:

  • Melhoras no estado geral de saúde: de acordo com a ciência, os tutores que passam bastante tempo com os seus gatinhos possuem bem menos chances de ter problemas de coração, uma vez que esses animais diminuem os níveis de estresse;
  • O ronronado ajuda a acalmar e curar: se você acha que o seu gatinho ronronando é a coisa mais linda e fofa do mundo, saiba que ele também é terapêutico para os humanos. Imagina-se que ele seja capaz de minimizar a depressão e outras condições de saúde;
  • Carinho: é sabido que o ser humano precisa de carinho e, dormir com o gato é uma das possíveis maneiras de se ter isso;
  • Proteção: Por mais que os gatos se sintam protegidos por estarem junto com o tutor, deve-se considerar que os humanos se sentem bem melhor quando têm companhia. Inclusive, os gatinhos ajudam a fazer as pessoas se sentirem menos sozinhas.

Conclusão

Como você pode perceber, é uma boa ideia dormir com o gato desde que você siga todas as regras para que esse contato seja benéfico e não cause nenhum transtorno nem para os humanos e nem para os próprios felinos.

De resto, você pode aproveitar ao máximo esse momento para estabelecer uma conexão ainda mais próxima do seu pet.