Translator

 

Saber quais cuidados devemos ter com gatos castrados é o primeiro passo para oferecermos bem-estar e qualidade de vida para os nossos amigos peludos. Afinal, não é nenhuma novidade que a castração pode trazer mudanças significativas para a vida do pet, certo? Mudanças essas que, muitas vezes, vão exigir uma atuação diferente dos tutores.

Mas, qual seria essa atuação? Neste texto do Portal do Dog, você verá uma série de considerações que podem te ajudar a oferecer o que há de melhor para o seu gatinho viver bem e feliz. Acompanhe e confira!

cuidados devemos ter com gatos castrados

Gatinho estiloso usando roupa, boina e óculos. Foto: Canva.

Quais cuidados devemos ter com gatos castrados?

Existem muitos cuidados que devemos ter com gatos castrados, pois as mudanças no corpinho do pet podem exigir esse tipo de atenção. E como um dos nossos objetivos é proporcionar saúde e longevidade para os nossos peludinhos, nada melhor do que saber um pouco mais sobre os cuidados recomendados, não é mesmo?

Veja, a seguir, uma lista com algumas considerações que podem te ajudar nessa jornada:

1. Alimentação adequada

A alimentação é um dos pontos que é importante ter em mente quando pensamos em quais cuidados devemos ter com gatos castrados. Isso porque, os gatinhos castrados podem ter uma maior propensão ao ganho de peso, e por isso precisam de uma alimentação especial.

Normalmente, as rações que são feitas para castrados contêm um controle maior das calorias, o que fornece ao gatinho um cuidado a mais com relação ao seu peso corporal. Afinal, se ele consumir uma quantidade grande de um alimento calórico, poderá engordar com mais facilidade.

Além disso, a ração para castrados costuma conter uma série de nutrientes e ingredientes que são fundamentais para a saúde dos bichanos adultos e castrados. Por isso, costuma ser a melhor alternativa para os bichinhos.

Entretanto, ainda assim aconselhamos que você converse com o veterinário do seu gatinho, pois apenas o profissional poderá esclarecer qual o tipo de ração que pode ser mais adequado para o seu pet. Isso porque, cada gatinho é único, e alguns podem ter necessidades nutricionais especiais que merecem atenção.

Veja mais: 7 Alimentos Perigosos para gatos – o que evitar para garantir a saúde do seu felino

cuidados devemos ter com gatos castrados

Gato deitado com cara de preguiça. Foto: Canva.

2. Prática de exercícios é um dos cuidados devemos ter com gatos castrados

Como mencionamos acima, os gatinhos castrados podem ter uma maior facilidade para ganhar peso. Esse ganho, quando não bem manejado, pode trazer riscos para a saúde do animal, como aumentar as chances de diabetes, obesidade, problemas nas articulações, e assim por diante.

Por conta disso, além de cuidar da alimentação do gatinho, é importante que também olhemos para a rotina de exercícios dele. Será que ele está tendo uma vida ativa da forma como deveria? Será que ele tem gastado energia corporal? Ou está ficando muito sedentário? Pense sobre isso com atenção.

Lembre-se, os gatos precisam de exercícios físicos por uma série de motivos:

  • Controlar o peso, como já vimos;
  • Fortalecer a musculatura;
  • Proporcionar relaxamento e bem-estar;
  • Melhorar o sono;
  • Fortalecer sistemas do corpinho do pet;
  • Aumentar a qualidade de vida;
  • Proporcionar mais saúde mental.

Por isso, se você realmente quer saber quais cuidados devemos ter com gatos castrados, considere colocar os exercícios físicos na sua listinha principal.

3. Enriqueça o ambiente para investir em cuidados devemos ter com gatos castrados

O enriquecimento ambiental é outra peça-chave que faz a diferença na saúde e no bem-estar dos gatos.

Normalmente, os gatinhos castrados gostam de passar mais tempo dentro de casa, calminhos em suas casinhas. Porém, é importante que essa área interna contenha alguns estímulos físicos e mentais para o bichinho gastar energia, divertir-se e manter-se entretido.

Para isso acontecer, podemos colocar em prática algumas mudanças super simples, mas que fazem a diferença, como:

  • Oferecer caixas de papelão de diferentes tamanhos;
  • Disponibilizar brinquedinhos, que podem ser feitos em casa;
  • Instalar prateleiras de alturas diferentes, para que o pet possa subir, descer e observar o ambiente lá de cima;
  • Instalar algumas cordinhas e brinquedos pendurados, que os distraiam;
  • Esconder alguns petiscos e brinquedinhos em pontos estratégicos, para estimular a mente do gato e mantê-lo mais feliz e saudável.

Perceba que não são mudanças muito difíceis, mas que fazem a diferença quando pensamos em quais cuidados devemos ter com gatos castrados.

Veja mais: Tapete enriquecimento ambiental – O que é, para que serve?

cuidados devemos ter com gatos castrados

Gato deitado no sofá da sua casa. Foto: Canva.

4. Evite o acesso livre às áreas externas

Sabemos que muitos gatinhos sapecas adoram ficar passeando pela rua, no quintal e até mesmo visitando as casas dos vizinhos. Porém, é muito importante que esse tipo de comportamento não seja estimulado.

Isso porque, por mais que o gato esteja castrado e não contribuirá para a superpopulação de pets, ainda assim ele pode acabar sendo exposto aos perigos que estão presentes por aí.

Por exemplo, o gatinho pode ser atropelado, roubado ou até mesmo envenenado. Portanto, mesmo que ele seja castrado e não vá para muito longe, nossa sugestão sempre será deixar a casa telada para que o pet fique apenas no perímetro onde você mora, não entrando em contato com áreas nas quais você não tem o menor controle do que pode acontecer.

5. Continue com os check-ups para manter os cuidados devemos ter com gatos castrados

Muitas pessoas pensam que a castração é sinônimo de não precisar mais levar o animal no veterinário, mas não é bem assim.

Embora a castração possa, realmente, proteger de uma série de enfermidades, ainda assim o pet precisa passar por consultas regulares com um profissional qualificado.

Essas consultas são essenciais para que os problemas de saúde sejam detectados precocemente, como também é ideal para que você, na posição de tutor, possa tirar as suas dúvidas com o veterinário.

Assim, torna-se possível criar uma rotina propícia para o desenvolvimento saudável do bichano, que necessita desse olhar cuidadoso para ter mais qualidade de vida ao longo dos anos.

Veja mais: Gato de pelo curto inglês: conhecendo e cuidando desse felino elegante

cuidados devemos ter com gatos castrados

Gatinho sentado na calçada. Foto: Canva.

6. Incentive bons comportamentos

Muitos tutores buscam a castração tendo como um dos principais objetivos reduzir determinados comportamentos dos gatos, como é o caso dos gatos que amam marcar território.

Evidentemente, a castração tende a auxiliar nesses casos, uma vez que esse comportamento pode estar diretamente relacionado com os hormônios do bichano.

Entretanto, é comum que alguns gatos ainda continuem com determinados comportamentos que são considerados inadequados. Isso quer dizer que quando pensamos em quais cuidados devemos ter com gatos castrados, é imprescindível considerar que o treinamento e os reforços positivos vão precisar continuar acontecendo.

O pet precisa ser reforçado continuamente, para que ele possa agir de uma maneira mais equilibrada, sem marcar território.

Além disso, existem outros comportamentos que merecem atenção: às vezes, alguns gatinhos são mais ariscos e agressivos antes da castração. Depois de castrados, tendem a ficar mais calminhos e tranquilos.

Porém, mesmo quando essa mudança acontece, os pets precisam continuar com uma boa socialização. Isto é, esse processo não pode ser interrompido só porque você percebeu uma pequena melhora nos comportamentos do gato.

Essas melhoras são, realmente, interessantes, mas elas não necessariamente são definitivas. Continuar estimulando e incentivando bons comportamentos pode fazer bem à saúde mental do animal.

Ao mesmo tempo, reforça o que você espera que ele faça em determinadas situações, reduzindo a temida desobediência, por exemplo.

7. Atenção ao convívio com pets não castrados

Por fim, outro ponto de atenção que, infelizmente, às vezes é deixado de lado, é com relação ao convívio que o gato castrado há de ter com outros pets não castrados.

Como vimos, a falta da castração pode fazer com que o bichano seja um pouco mais territorialista e até mesmo agressivo. Isso quer dizer que os outros pets podem também ter esses comportamentos.

Sendo assim, se o seu amigo de quatro patas brincar livremente com esses outros animais de estimação que não estão castrados, ele poderá sofrer alguns ataques. Claro que isso nem sempre acontece, mas, se o outro pet for agressivo e estiver com os hormônios à flor da pele, poderá, sim, não ter um comportamento muito amistoso com o seu bichinho.

Por conta disso, é importante sempre monitorar adequadamente o convívio do gatinho castrado com outros animais que ainda não foram.

Além disso, outro ponto de atenção nesse tipo de convívio é com relação à vacinação. Embora não tenha a ver com a castração em si, cabe o comentário aqui para podermos alertar os tutores: Se o seu gato não está com as vacinas em dia, não permita que ele entre em contato com outros pets, especialmente de outras casas.

Afinal, seu gatinho pode estar mais vulnerável a contaminações. Cuidado com isso!

cuidados devemos ter com gatos castrados

Gatinho esfregando o rosto por conta do sono. Foto: Canva.

Se você considerar essas premissas de quais cuidados devemos ter com gatos castrados, poderá oferecer mais saúde e bem-estar para o seu amiguinho. Pense nisso!

E, ah! Caso tenha alguma dúvida, lembre-se de que o veterinário é o profissional qualificado para te ajudar a criar uma nova rotina baseada nas necessidades específicas do seu gato, ok?

Pois, como vimos, cada bichinho pode ter as suas próprias características, o que faz com que os cuidados com alimentação e exercícios, por exemplo, possam ser diferentes entre um pet e outro.

Veja agora: