Um cachorro depressivo pode ser consequência de uma série de fatores. Desde uma má alimentação, até um um cuidado abaixo do esperado podem provocar a tristeza em um animal. No entanto, no texto de hoje vamos te ajudar a identificar as possíveis causas e também entenderemos o que fazer para tratar. Acompanhe.

Cachorro depressivo – Como identificar?

Para que possamos entender como um cachorro depressivo se comporta, precisamos prestar atenção nos mínimos detalhes. No entanto, muitas vezes não é tarefa fácil identificar uma possível desolação ou tristeza do animal. Ou seja, isto pode estar relacionado a uma série de fatores. Entre eles, o que vamos citar abaixo. Continue lendo.

cachorro depressivo

Foto: Freepik

O isolamento é muito perceptível

Um cachorro depressivo irá apresentar algumas características visíveis e outras nem tanto. Uma das que mais há percepção, é o isolamento. Assim sendo, quando um cachorro está triste ou mesmo descontente com alguma situação, ele irá buscar o isolamento.

Por exemplo, um cachorro com medo poderá demonstrar insatisfação com uma série de coisas. E uma das consequências deste medo, também é se esconder e se isolar. Ou seja, não necessariamente um cão que possui algum quadro de depressão irá “seguir uma regra” para demonstrar isso.

Os sintomas devem ser observados e tratados com um profissional de saúde adequado. Assim sendo, muita atenção quando seu cão procurar se esconder em baixo do sofá, da cama, atrás de armários ou cortinas. Busque observar este comportamento e, se for repetitivo sem algum tipo de motivação aparente, procure ajuda.

cachorro depressivo

Foto: Freepik

A perda do apetite é eminente

Um cachorro depressivo poderá facilmente perder o apetite para qualquer tipo de comida. Mesmo com aquela comida que ele gostava, como uma ração suculenta ou uma alimentação natural. Assim sendo, a vontade de comer desaparece e a fome também. Este é um dos pontos que mais deve ser levado em consideração.

Quando um cão deixa de comer, a saúde dele automaticamente começa a piorar. E isto poderá levar a quadros clínicos sérios. E agora, além do problema mental, o cão poderá desenvolver problemas físicos. Ou seja, se não houver tratamento, será uma bola de neve.

O latido começa a ficar diferente

Presente atenção no latido do seu melhor amigo. Se aparentar algum tipo de leveza ou pouca força, é hora de se preocupar. Além do mais, um cachorro depressivo poderá aparentar um descontrole neste sentido, latindo para situações que antes não latia e também o contrário, não latindo para situações que antes latia.

Prestar atenção no comportamento do cachorro e comparar com o que ele vinha apresentando dias ou semanas antes é uma ótima fonte de critério para que você apresente ao veterinário. Aliás, nunca faça constatações de forma precipitada e sem um aval profissional!

cachorro depressivo

Foto: Freepik

Medos de situações que antes não ocorria

Seu cachorro tem medo de fogos de artifício? Pois bem, este talvez seja um dos pontos que poderão servir de base para identificar uma possível tristeza profunda. Se em algum momento houver barulho de fogos e seu cão estiver deitado, sem ânimo em algum lugar, não significa que ele não está com medo. Pode significar que ele está triste o suficiente para não dar a mínima. Desta forma, preste muita atenção!

Muito desânimo para brincadeiras

Se o seu cão costumava ser brincalhão e com o passar do tempo ele começou a perder a vontade e a alegria de brincar, atente-se. Este é um dos sintomas mais claros e que podem identificar um cachorro depressivo. Afinal, cães amam brincar. Tudo para eles pode ser motivo de festa. Assim sendo, quando isto deixa de despertar vontade neles, significa que algo pode estar errado.

pet triste

Foto: Freepik

Como tratar?

Agora que já conseguimos identificar alguns dos sintomas de um cachorro depressivo, está na hora de entender como tratar. No entanto, é importante deixar claro que não há receita milagrosa nem “segredo mágico” para isso. Há um processo que pode ou não demorar. E por isso, antes mesmo de começar qualquer coisa, leve o animal para uma consulta com veterinário.

Estar em dia com a saúde do cão com bases profissionais é a melhor condição que você poderá proporcionar para ele.

Procure por um profissional de saúde animal para cuidar do cachorro depressivo

Não hesite em procurar um profissional de saúde animal. Ele e somente ele poderá fazer diagnósticos e indicar os melhores tratamentos para que seu cachorro volte a “sorrir” e ser feliz.

pet triste

Foto: Freepik

Trate o problema do cachorro depressivo de forma individual

Cada cão é único. E é por isso que o adestramento de cachorro é tão importante, pois ele levará em consideração cada personalidade e cada condição do animal para ensiná-lo. Assim sendo, o mesmo deve ocorrer com o tratamento de uma possível depressão. Estude as condições específicas do comportamento do seu animal. Isto fará toda diferença.

Remédios antidepressivos podem ser úteis

Assim como para os seres humanos, os remédios antidepressivos podem ser úteis. Porém, jamais ofereça esta condição sem um acompanhamento veterinário. Assim sendo, as chances de você piorar o quadro são enormes! Cuide do seu dog e boa sorte.