Os estragos que uma guerra é capaz de infligir nos que participam, direta ou indiretamente, continuam latentes e nocivos mesmo depois de anos, corroendo a vida com a lembrança do que o ser humano pode fazer.

pph-bannerSmallMobile

Marca do programa Paws for Purple Heart. Foto: Reprodução/pawsforpurplehearts.org

Criado em 2008 pelo assistente social Rick Yount, o programa “Paws for Purple Heart” (Patas para Coração Púrpura, em alusão à condecoração militar dos Estados Unidos dada à soldados feridos ou mortos durante serviço militar) tem como intuito auxiliar soldados diagnosticados com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbio de ansiedade que afeta o indivíduo nas esferas físicas, psíquicas e emocionais.

Com o número de 300.000 soldados norte-americanos que lutaram nas guerras do Iraque e Afeganistão diagnosticados com TEPT, uma ajuda já era mais que necessária.

Baseado na antiga tradição dentro do serviço militar de veteranos se ajudando mutuamente, o programa trabalha com filhotes de Golden Retriever e Labrador Retriever que são alocados com um veterano que sofre de TEPT.

O veterano e cachorro então passam por um curso intensivo de 18 a 24 meses de treinamento, com o cão aprendendo mais de 90 comandos.

Depois do treinamento para ser um cão de serviço é finalizado, o cachorro é então realocado para auxiliar outro veterano com deficiência física. O cachorro viverá o resto de sua vida com o novo dono.

Participar do processo de treinamento melhora a habilidade de alguns participantes de comunicação, de trabalhar de maneira assertiva e não agressiva e oferecendo uma chance do soldado se inserir novamente na sociedade.

Esse trabalho voluntário possibilita que os cães sejam entregues gratuitamente para os veteranos com deficiência física.

Confira fotos de cães e soldados que fazer parte do programa Paws for Purple Heart e para mais informações, acesse o site oficial www.pawsforpurplehearts.org.

 

Fotos: Reprodução/pawsforpurplehearts.org