O Cane Corso, cujo nome, traduzido da palavra latina “cohors”, significa “guardião” ou “protetor”, é um ancestral do antigo cão Molossus, que também é o ancestral da raça mastim.

Cane Corso são cães poderosos que podem parecer intimidantes para alguns. Esses cães destemidos e vigilantes não são adequados para todos. No entanto, eles são muitas vezes incompreendidos e podem realmente ser excelentes companheiros. Para quem gosta da ideia de um cão muito grande que é protetor e atlético, a raça é uma a considerar.

História do Cane Corso

cane-corso

O Cane Corso originou-se na Itália e pode ser rastreado até os tempos antigos. Ao longo de sua história inicial, o cachorro agiu como um cão de guarda, cão de guerra e caçador hábil de vários jogos. Seu nome é derivado da palavra italiana “cão” e o termo latino cohors , que significa “protetor” ou “guardião”.

Um declínio significativo da raça foi causado pelas Guerras Mundiais, mas um pequeno número de cães ainda existe. Durante a década de 1970, os entusiastas do Cane Corso provocaram um renascimento da raça.

Cuidados com Cane Corso

cane-corso

As necessidades de higiene são muito básicas: escovar e banhar-se ocasionalmente, conforme necessário. Como outros cães grandes, o Cane Corso pode ter unhas que se desgastam naturalmente. Verifique o comprimento das unhas do seu cão regularmente para que ele possa permanecer confortável e móvel.

As orelhas do Cane Corso são muitas vezes em um triângulo equilátero, mas isso não é um requisito de acordo com o padrão da raça. A cauda é tipicamente ancorada na quarta vértebra.

Uma verdadeira raça de trabalho, o Cane Corso é ativo. O exercício diário o ajudará a manter-se bem fisicamente e mentalmente. Caminhada rápida ou corrida é um bom começo. Se você tem uma fazenda, o cachorro pode rebanhar o gado. Mas se você é um dono de casa mais típico, ensine truques de habilidades e obediência.

Treinamento

Um Cane Corso é melhor adotado por uma pessoa que está familiarizada com o treinamento do cão, em vez de um dono de primeira viagem. Treinamento adequado e socialização são essenciais para todos os corsos. Com uma aversão natural a estranhos e uma tendência a ser territorial, você deve ser diligente e consistente durante o treinamento. O cachorro é inteligente e trabalhador, então não é difícil para esta raça aprender.

Apesar de sua aparência, que alguns podem achar intimidante, o Cane Corso pode realmente ser carinhoso e gentil. Esta raça se unirá profundamente à sua família e atuará como um protetor. Com tratamento e socialização adequados, ele pode se dar bem com as crianças, chegando a formar um vínculo estreito. No entanto, as crianças também devem ser ensinadas a se comportar em torno de cães e nunca devem ser deixadas sem supervisão.

O Cane Corso precisa de uma cerca alta e resistente quando for para o ar livre. A raça é propensa a perseguir e matar pequenos animais, como gatos e outros cães.

Problemas comuns de saúde

Criadores responsáveis ​​se esforçam para manter os mais altos padrões de raça, conforme estabelecido por clubes de cães. Cães criados por esses padrões são menos propensos a herdar condições de saúde. No entanto, alguns problemas de saúde hereditários podem ocorrer na raça. Esteja ciente das seguintes condições:

  • Displasia da anca: Esta é uma condição hereditária que pode levar à claudicação e artrite.
  • Dilatação gástrica : Inchaço depois de comer e beber muito rápido é possível. Se o estômago se contorcer, pode cortar o suprimento de sangue e criar uma emergência médica.
  • Ectrópio: Uma condição comum na qual as pálpebras inferiores se inclinam ou rolam para fora.

Dieta e Nutrição

Um adulto Cane Corso vai precisar de 4 a 5 xícaras de ração por dia. É melhor dividi-lo em duas refeições para ajudar a reduzir o risco de inchaço e torção do estômago. Certifique-se de avaliar se o seu cão está com sobrepeso. Se você notar aumento de peso, pergunte ao seu veterinário se você precisa mudar o horário de alimentação, quantidade, tipo de comida e rotina de exercícios.

Adotando um cane corso

cane-corso

Se você acha que o Cane Corso pode ser o ideal para você, tente localizar criadores e proprietários em sua área para que você possa passar algum tempo com a raça em primeiro lugar. Certifique-se de compreender o que é necessário para cuidar adequadamente desta raça antes de trazer um para sua vida.

Características interessantes:

  • Ele é um cão de guarda confiável. Ele pode até proteger outros animais de estimação.
  • O Cane Corso prefere evitar estranhos, mas vai tolerá-los.
  • O Cane Corso é criado para ser um cão de trabalho e requer exercício diário.

Se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve sempre visitar ou ligar para o veterinário.  Ele é o seu melhor recurso para garantir a saúde e bem-estar de seus animais de estimação.