Cuda é um Pitbull com características físicas que indicam que ele tenha sido vítima do processo irresponsável conhecido como endogamia (acasalamentos entre indivíduos aparentados).

Alguns acreditam que assim estarão criando super cachorros, mais puros, outros simplesmente não se importam com as possíveis consequências.

A verdade é que cruzamentos tão próximos em parentesco podem trazer problemas genéticos aos cães e a extensão dessa prática é significante. Segundo estudo da Imperial College  divulgado pela BBC, 10 mil animais da raça Pug teriam como origem uma linhagem de apenas 50 cães.

Todas as mudanças realizadas com o único intuito de se chegar a uma forma e aparência específica é algo muito sério e que deve ser discutido, já que por conta de um capricho, a qualidade de vida de milhares de cães está sendo danificada de maneira irreversível.

No caso de Cuda, que foi comprado por seus donos Julie e Scott por $ 50 dólares no quintal do responsável pelo cruzamento, os problemas físicos são permanentes e não são a única preocupação.

Cuda também foi diagnosticado com diabetes, apesar de sua pouca idade, provavelmente por uma má formação no pâncreas.

Graças à dedicação de seus donos, que acreditaram e viram além, hoje Cuda vive em Nova York com 4 outros irmãos caninos e 3 felinos, todos adotados.

Ele também inspirou a criação por Lisa Riefer de uma ong, a Cuda Cares, que tem como principal filosofia incentivar a adoção e mudar a maneira como alguns criadores levam seus negócios.

Para acompanhar mais a história de Cuda, siga-o em seu perfil no facebook (facebook.com/cudacaresorg) ou no site da ong (cuda-cares.org).

Veja fotos de Cuda

Fotos: Chariot Criative, Inc.

Assista ao vídeo de Cuda recebendo seu pai humano chegando em casa