Davey e Abe. Foto: Reprodução/Dogster

Através da da série “Tails of Survival” (Contos de sobrevivência, tradução livre) pertencente ao site Pet Collective, conhecemos a história de Davey e Abe, dois cães da raça Beagle que tiveram uma vida repleta de abusos.

Vendidos ainda filhotes por um canil para um laboratório na região do centro-oeste nos Estados Unidos, Davey e Abe tiveram 7 anos de suas vidas destinados à testes de toxicidade através de gavagem oral, ou em outras palavras, a prática de inserir através da cavidade oral conteúdo no estômago de alguém forçadamente via um tubo.

Davey passou por esse procedimento diariamente por um período de 7 anos, enquanto Abe, que ficou a espera de ser testado nos últimos 3 anos no laboratório, ficou em total isolamento de contato humano.

As chances de sobrevivência para os dois eram mínimas, já que se os cães que não morressem em consequência dos testes, seriam eutanasiados eventualmente.

A virada em suas histórias aconteceu em fevereiro de 2013 nas mãos dos ativistas do projeto “Beagle Freedom Project“, que além de Davey e Abe, resgataram mais 8 cães do laboratório.

A maioria dos cães se mostraram abertos a uma nova mudança, porém Abe, após tantos anos de negligência e solidão, não conseguia socializar ou confiar em humanos, com um medo paralisante de todos e em choque.

O fato de Davey e Abe terem sido adotados juntos acabou salvando suas vidas. Em questão de semanas, os dois se tornaram inseparáveis, dormindo juntos e até mesmo compartilhando comida.

Segundo April Curtis, adotante dos dois cães, as mudanças estão sendo para melhor:

 

Quando eu conheci Abe pela primeira vez, eu achei que ele tinha os olhos mais tristes que eu já tinha visto em um cachorro. Mas eu vi o olhar mudar, e agora eu vejo doçura, suavidade e felicidade.

 

Hoje, Davey já consegue confiar em humanos, e Abe está, aos poucos, se abrindo, até mesmo deixando que seus novos donos o toquem. Todos os dias são um marco na transformação dos cães, que com o lar certo e muita paciência e amor, estão conseguindo seguir em frente.

A situação de Davey e Abe é um exemplo dentre as centenas de casos similares no mundo. Só nos Estados Unidos, são 70 mil cães sendo testados para produtos do lar, cosméticos e fins médicos e farmacêuticos.

São só mais um número tatuado dentro da orelha e só deixam a gaiola quando vão passar por testes ou ser eutanasiados.

 

Assista o vídeo, com cenas dentro do laboratório, durante o resgate e na vida pós testes (áudio em inglês).