Pesquisadores sugerem que cachorros confortam humanos em aflição.

A empatia que os cachorro oferecem aos donos quando estes estão tristes, também se estende à estranhos.

Pesquisadores em Goldsmiths, na Universidade de Londres, afirmam que os cachorros naturalmente procuram confortar humanos aflitos.

Nos testes, quando os donos ou estranhos começaram a chorar, a maioria dos cachorros se aproximaram e ofereceram conforto. O que antes era apenas uma crença informal entre donos de cachorros, agora pode ser comprovada por testes.

Foram filmados 18 cachorros de diversas raças em suas casas enquanto os donos, e depois estranhos, começavam a falar, fazer um zumbido alto e então fingiam que choravam.

Todos os cachorros, exceto três, pararam o que estavam fazendo e se aproximaram da pessoa aflita de maneira submissa, e então os tocaram de maneira reconfortante, até mesmo a pessoa estranha.

A autora Jennifer Mayer disse que esse comportamento, relativamente sofisticado, coloca cachorros no mesmo nível de crianças, que tentam confortar alguém em aflição através do abraço ou dando um brinquedo.

Bebês, por outro lado, frequentemente começam a chorar quando vêem outra pessoa chorar, compartilhando  a aflição, mas não procurando confortar o outro.

O cachorro mais jovem do experimento foi um Labrador amarelo de oito meses, que estava concentrado em perseguir o rabo, até alguém começar a chorar. O Labrador correu e colocou suas patas no ombro da pessoa.

“Independente se foi o dono ou um estranho, quando um indivíduo começava a chorar, a maioria dos cachorros se aproximava de maneira calma, submissa, sugerindo que estavam oferecendo conforto,” Mayer declarou ao Daily Mail.

“Eles não iam aos donos quando um estranho chorava, o que significaria que eles estariam procurando conforto para suas próprias aflições. Eles respondiam as emoções da pessoa, não às suas necessidades.” Mayer completou.

Mayer, que tem o estudo publicado no Jornal de Cognição Animal, enfatizou que como os cachorros não possuem uma linguagem, nós nunca saberemos se eles podem entender porque alguém está triste e precisa de conforto.

 

Via IrishDogs.