Um projeto de lei que oportuniza a liberação de cachorros em uma parte da areia da praia de Santos está dividindo opiniões. Na última sexta-feira, dia 28 de junho, o movimento Vai ter Cachorro na Praia em Santos foi discutido em audiência pública na Câmara.

Vai ter Cachorro na Praia em Santos

Entre as medidas para uso do espaço no litoral, que precisará ser definido pela Administração Municipal, estão o reconhecimento dos cachorros com nome e telefone dos seus tutores na coleira.

Os pets não poderão estar no período do cio. Bem como as pessoas terão de estar em posse da carteira de vacinação e atestado de vermifugação. A documentação do animal deverá conter a assinatura de um veterinário registrado.

Vai ter Cachorro na Praia em Santos

De acordo com a proposta, os pets poderão até utilizar os chuveiros dentro da região estabelecida. Só que os donos que não atenderem a todas as normas vão arcar com os danos causados pelo pet aos terceiros.

O tutor também terá a obrigação de recolher as fezes de seu animal de estimação prontamente. Assim, jogando-as em um lugar adequado. Caso essas normas não sejam devidamente cumpridas, as pessoas poderão receber multa.

Conforme a Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), é indispensável ter muito cuidado na questão do controle sanitário. Na audiência, o representante do órgão declarou que não rejeita o projeto, só que demanda atenção. Isso porque a situação exige a fiscalização e a conscientização de todos os cuidadores.

A grande preocupação se refere ao bicho geográfico. Este é um problema que desencadeia vermelhidão e gera muita coceira na pele. Por isso, a vacina é fundamental para que os bichinhos possam curtir a praia sem causar problemas.

Vai ter Cachorro na Praia em Santos

Além disso, há autoridades preocupadas com o fluxo de pessoas e animais na época mais quente do ano. Durante a temporada de verão, a tendência é que a população de Santos quadruplique com a chegada de turistas do Brasil e do mundo. Portanto, a Guarda Municipal pode não ter componentes para dar conta da fiscalização, bem como punir aqueles que desrespeitarem as regras.

Proibição desde 1968

Vale salientar que a proibição para estadia de animais na beira-mar existe desde 1968 na Baixada Santista. Isso se deve a uma antiga lei municipal. Mais de meio século depois da aprovação desta medida, o projeto “Vai ter Cachorro na Praia em Santos” tenta reverter essa questão.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de São Paulo, Santos conta com mais de 33 mil cachorros rigorosamente vacinados. Segundo reportagem de A Tribuna, a ação foi idealizada pela radialista e defensora dos animais, Patricia Camargo. Ela atuou em parceria com moradores de Santos que também abraçaram a iniciativa.

A partir daí, o vereador Adilson Júnior (PTB), tomou a frente visando a criação de um projeto de lei para permitir a estadia de animais na praia. A proposta contou com ajuda de advogados, biomédicos e veterinários para a sua elaboração.

Apoio de peso para a campanha Vai ter Cachorro na Praia em Santos

Recentemente, a campanha Vai ter Cachorro na Praia em Santos recebeu um apoio de peso. Isso porque o treinador do Peixe, Jorge Sampaoli aderiu ao movimento e ajudou na sua divulgação. O técnico fez questão de exibir uma camiseta do projeto diante das câmeras e microfones. Sampaoli tomou a atitude em uma entrevista coletiva após uma vitória no Campeonato Brasileiro.

Conforme Sampaoli, dois integrantes da ação Vai ter Cachorro na Praia em Santos lhe encontram e apresentaram a ideia. “Sobre a camisa, é um pedido da torcida que fala sobre os cachorros podendo pisar na areia de Santos. Como também tenho cachorros, gostaria dessa possibilidade. Que o cachorro possa desfrutar da praia também”, disse Sampaoli na coletiva.