O verão está quase no finzinho, mas o calor parece não querer ir embora tão cedo. Por isso, é importante pensar em formas de se cuidar e de se conviver com a época mais quente do ano. E algumas das atividades que muitas vezes não pensamos antes de fazer são as brincadeiras para o verão.

Cães brincando na água com graveto na boca

O verão é uma época propícia a atividades fora de casa e com muita diversão!

Para esta estação, é importante pensar em brincadeiras ao ar livre, porém, em horários saudáveis e com observações específicas para os pets para que consequências desagradáveis não ocorram.

Como as chuvas não costumam aparecer tanto nesta época, é claro que as atividades fora de casa vão ser as principais. Porém, é fundamental ficar atento aos horários, pois a irradiação solar costuma ficar perigosa em determinados períodos do dia.

01 ) Em todas brincadeiras para o verão… Procure não sair das 09h às 16h

Antigamente, poderíamos dizer das 10h às 16h, no entanto, hoje em dia, é compreensível evitar o sol a partir das 09h da manhã no verão – ele já costuma estar bem quente nesse horário.

Saia de manhã cedo e ao fim da tarde. Estes são os melhores horários para desfrutar de atividades ao ar livre com seu dog. O sol estará mais morno e queimará menos – consequentemente, o chão estará mais frio e evitará queimar as patinhas do seu cachorro.

Cão e dona correndo na praia no amanhecer

De manhã cedinho é um ótimo horário para brincar com o cachorro no verão

Além disso, a desidratação costuma ocorrer menos nesses horários pelo fato da temperatura ser mais amena. Porém, de qualquer maneira, tenha sempre água consigo para hidratar você a seu pet em meio as brincadeiras para o verão.

02 ) Caminhadas e trotes – evite corridas puxadas!

A não ser que o cão já seja realmente um atleta, evite começar o ‘projeto fitness avançado’ do seu cãozinho nesta época. Como o ar costuma ficar mais abafado e o calor é mais intenso, a tendência é que a respiração fique um pouco mais dificultosa.

Porém, as caminhadas são ótimas para fazer no verão, ao ar livre, com seu pet! De manhã cedinho ou no final da tarde, leve seu cachorro para uma caminhada longa e proveitosa.

Casal caminha com cachorro da raça boxer

Caminhadas são ótimas como exercício.

Claro que você deve observar a capacidade e a resistência do cão. Cães menores e com condições como braquicefalia (buldogues, pugs, etc.) têm tendência a aguentar menos tempo de atividade física que outros cães. Para eles, algo por volta de 10 a 20 minutos de caminhada já pode ser uma boa pedida.

Porém, raças como labradores, border collies, SRDs, huskys, Golden retrivers, entre outros, podem caminhar bastante – de 30 minutos até mais de uma hora (dependendo do condicionamento físico).

Dica 1: existem guias específicas para caminhada! Elas são longas e você pode coloca-las ao redor da cintura para manter o cão perto de você e no seu mesmo ritmo de passada.

Homem correndo com daschund em guia apoiada na cintura

Guias específicas para caminhada e corrida. (Img: surfdogaustralia.com)

Dica 2: As caminhadas, além de ótimo exercício, serão grandes aliadas para o comportamento! Cães mais exauridos fisicamente, costumam ficar mais tranquilos, menos bagunceiros e menos agressivos. Fica a dica.

 03 ) Pegar a bolinha

Serve para qualquer outro brinquedo que também seja drive (objeto de desejo intenso) do seu animal. Observando os horários já mencionados, saia para algum lugar aberto e que possa soltar o seu cão (parque pet, quintal de casa, terreno fechado, etc.).

Instigue o animal jogando o objeto e incentivando-o a busca-lo para você. A ideia é que o objeto seja sempre trazido de volta para o dono – nunca deixado no meio do caminho, se não a brincadeira perde o seu propósito, não é?

Poodle champagne com bolinha laranja na grama

As bolinhas são grandes aliadas para brincar do lado de fora (outros brinquedos também são válidos)

Às vezes, o cão demora um pouco para pegar a ideia, mas depois de algumas tentativas, eles costumam associar o que o humano deseja rapidamente. Porém, se mesmo depois das investidas você perceber que ele não se interessou pela brincadeira, talvez seja melhor passar para outra.

Essa talvez não seja uma das brincadeiras para o verão favorita do seu pet…

04 ) Esconde-esconde

Sim, essa brincadeira é possível de ser feita com cães!

Na verdade, é uma brincadeira interessante e exercita bastante o faro do animal. Você irá precisar de mais uma pessoa para lhe ajudar na brincadeira, mas é muito fácil:

Uma pessoa irá segurar o cão de costas para você enquanto você se esconde (o ideal é que seja num ambiente aberto e com possibilidades de se esconder como árvores, postes, pilastras, etc).

É importante não ficar muito perto, se não a brincadeira fica muito fácil – além disso, o cão não pode ver para onde você está indo, por isso, seu parceiro tem que segurar o cão de costas em todos os momentos.

Pastor preto corre em direção à frente da câmera

Quando encontrá-lo, o cão virá diretamente até você.

Quando você estiver devidamente escondido, o seu parceiro libera o cão para que ele o procure. Caso ele não se recorde do que está procurando, basta chamar o nome dele uma vez.

Porém, o interessante é observá-lo procurar você apenas pelo cheiro. Costuma ser certeiro!

No entanto, se ele não te achar, não se preocupe! É um exercício. Com o tempo, ele vai se acostumando e vai acha-lo cada vez mais rápido, sem dificuldade nenhuma.

Dica: É uma das brincadeiras para o verão que acaba servindo como treinamento super útil para o olfato canino e para a identificação do seu pet com o seu cheiro, caso um dia seja necessário usá-lo.

05 ) Nadar e nadar!

Mais uma das brincadeiras para o verão é a natação para os cães. O calor está forte e a água refresca muito nesta época do ano. Além disso, é um elemento da natureza na qual todos os animais têm uma conexão muito forte (ninguém ensina o cachorro a nadar, por exemplo, ele já sabe sozinho, não é?).

Por isso, se for possível, adquira um balde grande ou recipiente largo e o encha de água para que seu cão possa nadar ou se refrescar. Caso tenha piscina, é sempre legal deixa-lo tomar um banho pelo menos uma ou duas vezes na semana antes de aspirá-la e fazer uma limpeza nela.

Dogue de bordeaux dentro de uma piscina de plástico azul pequena

Um balde largo ou recipiente para colocar água já vira uma grande diversão!

Outra opção é brincar água de maneiras alternativas. Mangueiras, potes de água, chuveiro, tudo pode se tornar uma grande brincadeira para se refrescar. (Sem abuso, claro, para não resfriar e cuidado sempre com os ouvidos do animal – proteja-os com um algodão).

Cãozinho brincando com uma mangueira na grama

Brincar com a mangueira pode ser uma opção também!

Porém, se você não tiver nenhuma dessas opções, sobre a grande piscina gratuita da humanidade: a praia!

Levar o seu cãozinho a praia é super legal e divertido. Lá, ele estará em contato direto com a natureza e poderá usufruir dela com a maior naturalidade possível.

No entanto, nós, como humanos, temos algumas responsabilidades.

Dica 1: Primeiramente, atenção nos horários! Vá sempre de manhã cedinho ou final da tarde com seu cão. A insolação canina também existe!

Dica 2: Leve sempre o cata-caca e limpe a sujeira do seu cãozinho. Aliás, se puder caminhar com ele antes de ir à praia para que ele faça as necessidades antes do passeio é melhor ainda. Mesmo depois de recolhida as fezes, a areia ainda fica suja com resto dos dejetos e o xixi é muito difícil de limpar.

Dica 3: Por fim, garanta que seu cachorro tenha tomado todas as vacinas e medicações necessárias para o passeio à praia. Em algumas regiões, a praia é ambiente de diversos mosquitos como o da leishmaniose que é perigosíssimo para os nossos dogs. Por isso, atenção redobrada!

Labrador 'surfando' numa onda do mar

Com responsabilidade, #vaitercachorronapraiasim

Com tudo isso em dia, é só curtir o marzão e aproveitar porque, com educação, #vaitercachorronapraiasim!