X

Ranking 2021 de Inteligência Canina: Confira!

A inteligência canina certamente desperta a curiosidade de todas aquelas pessoas que amam cachorros. Afinal, não é raro encontrarmos cães que conseguem reproduzir comportamentos altamente treinados. Isto se deve por inúmeros fatores, inclusive aqueles relacionados ao adestramento canino.

No entanto, para que o cachorro consiga reproduzir de maneira adequada um comportamento que você ensinar, ele precisa ter um nível de cognição um pouco mais apurado. Isto quer dizer que existem cachorros com escassez de cognição? Não. O fato de existirem cachorros mais inteligentes do que outros, não faz de alguns menos inteligentes.

E para conhecer de pertinho as raças que possuem uma inteligência canina acima da média, acompanhe a leitura!

Inteligência canina – Veja o ranking atualizado em 2021!

Se você quer adotar um cão com uma inteligência canina acima da média, certamente tem dúvidas entre uma raça e outra. Afinal, cada uma delas vai apresentar comportamentos e um dia-a-dia diferente, de modo que você tenha que entender exatamente o que fazer para oferecer uma qualidade de vida acima da média para o doguinho.

Veja a lista:

  1. Border Collie
  2. Poodle
  3. Pastor Alemão
  4. Golden Retriever
  5. Doberman Pinscher

A inteligência canina se pauta, principalmente, em situações de comportamento. Ou seja, se o seu cachorro tem mais facilidade para aprender uma técnica ou um comando, ele vai ser um cachorro mais inteligente.

É com base em situações como esta, que a nossa lista foi montada. Afinal, não podemos simplesmente associar um comportamento humano (inteligência) ao comportamento de um animal.

Todas as vezes que a gente tenta humanizar o cachorro de deixá-lo mais perto do daquilo que nós entendemos como certo ou errado, a gente comete um mal bem grande ao animal. Então, não podemos simplesmente associar características humanas ao que é bom ou ruim para o dog.

Por exemplo, se o cachorro se lambe, não podemos achar isso nojento ou não higiênico. Afinal, este é um comportamento do animal e está tudo certo com isso. Logo, tudo o que está relacionado ao comportamento em si, não podemos simplesmente condicionar a “inteligente” ou “não inteligente”. Pois a inteligência é uma característica humana.

Os cães, por sua vez, vão agir de maneira mais astuta, refletindo seus instintos. Portanto, o ato de resolver um problema, encontrar um brinquedo escondido ou esperar você na porta, não é porque eles são ultra inteligentes: eles são apenas instintivos, pois são animais.

A partir deste ponto de vista, nos aprofundaremos um pouco mais nas principais raças que correspondem a este tipo de inteligência canina: astúcia e instinto apurado. Acompanhe!

Border Collie

Border Collie – Foto: Freepik

O Border Collie está na lista de raças dos cachorros mais inteligentes do mundo. Ele é, na verdade, é considerado o mais esperto de todos eles, por vários motivos associados ao seu comportamento e rápido aprendizado. É um cão que pode pesar até 20kg quando adulto e pode medir até 56cm!

No passado, era um cão criado principalmente em fazendas ou grandes propriedades que tinham rebanhos de ovelhas. Por isso, ele é também um excelente cão de pastoreio, pois consegue facilmente organizar um rebanho com centenas de ovelhas.

Este é um dos motivos pelos quais a sua inteligência canina apurou tanto: ele precisou encontrar meios e alternativas de fazer um rebanho ser obediente!

Se você quer um cachorro com muita energia e que adora passear, o Border Collie certamente vai ser a raça ideal. Ele adora caminhadas e corridas. Portanto, se você não puder oferecer isto a ele, prefira uma raça um pouco menos ativa.

Poodle

Poodle – Foto: Freepik

O Poodle é uma gracinha. Na verdade, existem diversos tipos de Poodles e todos eles são igualmente inteligentes. Em média, é um cachorro que pode chegar até 12kg quando adulto e pode medir até 40cm. Por ser extremamente ativo, é muito importante que você tenha energia para gastar com ele. Caso contrário, o Poodle pode converter a energia em bagunça e ansiedade.

De maneira geral, ele é um cão muito inteligente, também, devido ao seu passado. Foi utilizado principalmente na França e na Alemanha (além de outros países) como um cão de caça. Sua presa favorita eram as aves. E por isso, ele desenvolveu uma habilidade muito grande de agir de maneira inteligente e estratégica.

O que faz ele ganhar o segundo lugar da nossa lista de inteligência canina!

Pastor Alemão

Pastor Alemão – Foto: Freepik

Em terceiro lugar, está o Pastor Alemão. Este é um cão peso pesado! Ele pode chegar até 42kg e pode medir até 61cm. Seu nome, obviamente, indica a sua origem: é um cão alemão e de pastoreio. Mas, por que ele é um cão tão inteligente? Por um simples motivo: ele capta movimentos, truques e consegue decifrar os mais inúmeros problemas no dia-a-dia.

Inclusive, ele se tornou um cão preferido por militares, visto que possui uma astúcia incrível para farejar determinadas situações. Mas, se você deseja ter o cão em um apartamento, talvez esta ideia não seja muito boa. Afinal, este é um cão de grande porte e que precisa de uma área aberta para correr e brincar.

Ele até pode ficar preso em um canil adequado e confortável. Só que é preciso que haja momentos de soltura, em que o animal pode ter um gasto de energia equivalente ao seu tamanho. Caso o seu pastor alemão não gaste a energia que ele deveria gastar, algumas consequências podem aparecer, como os desequilíbrios comportamentais.

Inteligência canina: Golden Retriever

Golden Retriever – Foto: Freepik

Você é apaixonado por Golden Retriever? Bom, temos uma ótima notícia: ele é um dos cães mais inteligentes do mundo! E como é possível chegar a esta conclusão? Por um simples motivo: este é um cachorro extremamente atencioso e que consegue resolver problemas em poucos minutos. Este é um dos motivos pelos quais bombeiros e policiais o adoram.

Ele é um cachorro que também demanda muita energia de seus tutores, uma vez que é um cão de grande porte e que precisa praticar exercícios constantes. Portanto, se você não puder oferecer ao cão uma diversão acima da média, ele pode facilmente contrair problemas de saúde mental como estresse, ansiedade e até alguns níveis de agressividade.

Inteligência canina: Doberman Pinscher

Doberman – Foto: Freepik

Você já ouviu falar na raça Doberman Pinscher? Este também é um cão militar e que adora ser considerado especial. O que os traz para nossa lista de inteligência canina, é a sua agilidade para compreender truques em um adestramento.

Além disso, o Doberman Pinscher é um cachorro extremamente calmo e obediente. Mas isto não quer dizer que ele não precisa de passeios e diversão, ok? Ele precisa, sim, extravasar, brincar e gastar energia, de modo que não desconte isso em atitudes desagradáveis no dia-a-dia.

Desta lista, qual é a raça que você mais gosta? Comente aqui e cuide do seu dog!