Você sabe como tratar cadela com corrimento após o cio? Se você está querendo ajudar a sua cadelinha que está visivelmente desconfortável com as secreções que saem após o período do cio, saiba que é preciso, antes, entender o porque isso acontece, de forma que você possa agir corretamente sobre o que fazer para tratar.

Este artigo vai te ajudar a entender melhor como ajudar a sua cadelinha que está passando por este problema. Então, continue sua leitura para aprofundar o tema. Vamos lá?

cadela com corrimento após o cio

Cadelinha olhando por cima da mesa – Foto: Freepik

Cadela com corrimento após o cio – Por que isso acontece?

Antes de mais nada, precisamos entender o motivo pelo qual a cadela fica com corrimento após o cio. E isto pode acontecer por inúmeras razões diferentes, visto que o corrimento pode ser provocado tanto por situações de dentro para fora como de fora para dentro.

De maneira resumida, podemos dividir o problema em dois quadros bastante comuns: vaginite ou piometra. Ambas as questões estão totalmente relacionadas ao comportamento e dia a dia da cadelinha, que pode ou não apresentar sinais de corrimento. Vamos entender cada situação agora.

Vaginite

A vaginite nada mais é do que a ação de algum tipo de fungo ou bactéria que está agindo diretamente no órgão sexual da cadela. Você poderá notar a vaginite, caso o local apresente vermelhidão, algum edema, excesso de umidade que é visível de longe e também excesso de coceira e lambidas da cadelinha. O resultado da vaginite pode, também, apresentar sinais de corrimento após o cio.

Piometra

Por outro lado, a piometra em cadelas é um pouco mais grave e acontece quando o útero da cadelinha passa por transformações durante o período do cio. Neste período, ele é um lugar bastante hospitalar para vários tipos de bactérias. E estas bactérias, então, podem trazer uma série de problemas que podem ser identificados pelo corrimento.

Se a cadela estiver com febre, falta de apetite, sinais de vômito e diarréia, além de sinais de sangue nas secreções, pode ser que ela está com piometra, que é bastante comum em cadelas que não são castradas.

cadela com corrimento após o cio

Cãozinho no chão com óculos de sol fashion – Foto: Freepik

Como tratar o corrimento da cadela após o cio – Passo a passo

O tratamento da cadela com corrimento após o cio é bastante complexo. Para os casos de vaginite, algumas medicações vão ser necessárias para acabar com o problema. No entanto, se o corrimento acontece por motivos de piometra, então o tratamento será mais invasivo, visto que será preciso fazer uma cirurgia na cadelinha.

Nos casos mais graves de piometra, o útero e os ovários da cadela são retirados, a fim de proporcionar maior conforto e reduzir as chances de o problema voltar ou intensificar. No entanto, somente a cirurgia não será suficiente. É preciso que haja um tipo de tratamento com antibióticos específicos, de forma que as bactérias presentes no organismo sejam eliminadas.

Cuide da sua cadelinha e se você notar qualquer anormalidade após o cio, contate um veterinário da sua confiança.