O câncer de osso em cachorros, é uma neoplasia de origem maligna que acomete um grande número de cães por todo o mundo. É uma doença que causa muito sofrimento no animal, por vir acompanhada de desconforto e muita dor. O Osteossarcoma pode ter duas principais origens, sendo elas: Osteossarcoma primário e Osteossarcoma metastático.

A neoplasia de origem primária é quando o câncer se origina primeiramente no osso, podendo em seguida ocorrer a metástase e se disseminar para outros órgãos. Já na neoplasia metastática, o câncer é originado em outro órgão, em seguida acometendo o osso.

Meu cão tem osteossarcoma?

osteomeolite

Foto: Freepik

Osteossarcoma pode ocorrer em qualquer osso do corpo de um animal de estimação, mas em cães, a maioria dos tumores aparece nos membros da frente, perto do ombro, punho e joelho.

O osteossarcoma é extremamente agressivo e se espalha rapidamente para outras partes do corpo, tornando vital a detecção e o tratamento precoces.

Tipos de câncer de osso em cachorro

Os principais tipos de câncer dos ossos que aparecem em cães, são: Osteossarcoma; Carcinoma de Células Sinoviais; Condrossarcoma e Fibrossarcoma.

Causas do câncer de osso em cachorro

leucemia em cães

Foto: Freepik

As causas para o aparecimento de câncer nos ossos dos cães ainda é de origem desconhecida. Existem fatores que podem predispor o aparecimento do câncer, como a genética herdada dos pais, exposição do animal a produtos cancerígenos e, especialmente, a radiação.

Existem raças de cães que são mais predispostas para o aparecimento desta moléstia, como:

Sintomas de câncer de osso em cachorro

Como passear com cachorro que só quer correr

Foto: Freepik

Assim como outras neoplasias, a sintomatologia do  câncer de osso não é muito diferente. Os sinais clínicos demoram a aparecer, dependendo, é claro, da situação em que o animal se encontra. Normalmente, aparecem os seguintes sintomas:

  • O animal apresenta manqueira;
  • Podem ocorrer fraturas repentinas;
  • Aparece inchaço no osso afetado;
  • O animal entra em prostração;
  • Sente dor no osso lesionado;
  • O animal chora bastante, principalmente à noite e  apresenta depressão.

Em casos mais avançados da doença, observa-se também a perda de apetite; letargia; depressão profunda e morte do animal.

Diagnóstico de câncer de osso em cachorro

O diagnóstico de câncer em osso é praticamente igual ao dos outros tipos de câncer. Primeiramente o animal deve ser avaliado por um médico veterinário para o exame clínico, que inclui a anamnese e o exame do animal com seus sintomas. Em seguida, sempre é recomendado exames laboratoriais e radiológicos, a fim de ajudar no fechamento do diagnóstico. A biópsia é de suma importância, pois com ela irá se descobrir se é ou não uma neoplasia maligna.

Tratamento de câncer de osso em cachorros

O tratamento normalmente inclui a remoção cirúrgica do osso afetado. Em seguida, sessões de quimioterapia são de excelente escolha. Normalmente, o médico veterinário, executa uma terapia medicamentosa de apoio a fim de amenizar sintomas secundários.

Como os tumores de osteossarcomas são muito agressivos, amputar o membro afetado seguido de quimioterapia para tratar a metástase é o tratamento mais comum. Embora a amputação não seja a opção certa para todos os animais de estimação, os cães saudáveis ​​podem funcionar muito bem com três pernas.

cadeira de rodas de bambu canina

Foto: Freepik

A cirurgia poupadora de membros na qual o tumor é removido e o osso é substituído por outro osso pode ser uma opção dependendo da localização do tumor e se é relativamente pequeno no momento da cirurgia.

A taxa de complicações para este tipo de cirurgia, particularmente infecção, é relativamente alta, no entanto.

Quando a cirurgia não é uma opção devido à localização do tumor, a radiação estereotática pode ser benéfica. Também pode ser uma alternativa à amputação para cães nos quais o osteossarcoma não destruiu uma grande quantidade de osso.

Esse tipo avançado e altamente preciso de terapia de radiação concentra altas doses de radiação para danificar e matar células de osteossarcoma. A quimioterapia de acompanhamento ainda é necessária.

Prevenção de câncer de osso em cachorros

veterinária

Foto: Freepik

A prevenção do câncer de osso consiste em evitar ao máximo expor o pet à substâncias cancerígenas, como também à radiação. Normalmente, os tutores trabalham o dia inteiro e não têm tempo para fazer o exame rotineiro no animal, fazendo com que  os sintomas do câncer de osso passem despercebidos.

Assim como todos os tipos de câncer, a neoplasia de osso deve ser descoberta o quando antes, pois assim  aumentam as chances de ter um prognóstico favorável.

Qualquer conduta anormal que o pet apresente em algum momento, deve ser avaliado imediatamente por um profissional médico veterinário, para que, caso se descubra um câncer, seja feito imediatamente o início do tratamento. Animais que estão num estágio muito avançado, em muitos casos, chegam a óbito no meio do tratamento.

Osteossarcoma em cães: expectativa de vida, sobrevivência e prognóstico

O prognóstico para animais de estimação com osteossarcoma depende da gravidade e disseminação da doença e do tratamento que você escolher.

Cães com osteossarcoma de membros que recebem quimioterapia têm um tempo médio de sobrevivência de cerca de um ano, semelhante ao tempo de sobrevivência de cães tratados com amputação e quimioterapia. Até 16–28% dos cães estão vivos aos dois anos. 3

O tempo médio de sobrevivência para cães com amputação sozinha é de cerca de três meses. 4

Saiba mais sobre câncer em cachorros AQUI