Muita gente se questiona se cachorro faz bem para as crianças e quais são os benefícios de se ter um pet em casa. Afinal, sabemos que os pequenos costumam gostar – e muito – da companhia dos pets. Mas, até que ponto isso é verdadeiramente um benefício?

Se você tem dúvidas acerca deste assunto, não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje. Pois nele vamos te apontar tudo o que você precisa saber sobre ter um cachorro em casa para fazer companhia as crianças. Vamos lá?

Para ler depois: Crianças querem ter pets por perto? Antes, os pais necessitam ler isto!

Cachorro faz bem para as crianças?

De antemão, já vamos lhe dar uma resposta. Sim, cachorro faz bem para as crianças! Isso porque o cachorro em casa está diretamente atrelado com diversos benefícios sobre a vida dos pequenos. E quando falamos diversos, é porque são muitos de verdade!

Abaixo listaremos e apresentaremos cada um deles. Depois disso você já poderá tomar a decisão de ter ou não ter um cão em casa. Continue lendo para saber mais.

cachorro faz bem para as crianças

Foto: Freepik

Quais os benefícios de ter um pet em casa?

Como mencionamos acima, os benefícios de ter um cachorro são muitos. Caberá a você pôr na balança os efeitos dessas possibilidades para o seu dia a dia:

1- Sociabilidade

Este é um dos pontos mais importantes e, por conta disso, decidimos colocá-lo no topo de nossa lista. Pois sabemos o quanto a sociabilidade é extremamente importante para a saúde mental de qualquer criança. Com um cachorro, ela pode aprender a desenvolver este tipo de habilidade.

Afinal, ela estará lidando com uma “outra vida”, e aprenderá que cada um possui um espaço e as suas próprias vontades. E ao se deparar com estes tipos de situações, aos poucos ele entenderá que as vontades e os desejos dos outros precisam ser respeitadas.

Por exemplo, no caso em que ele quiser brincar com o cachorro, mas, o pet preferir comer/ dormir. Ali ele aprenderá que não podemos querer tudo para ontem, e que devemos respeitar o espaço dos outros.

Leia depois: Amor pelos pets é igual ao amor por crianças? Ciência prova que sim!

2- Empatia

A empatia, além de ser muito difícil de ser posta em prática, ela não costuma ser tão mencionada no dia a dia. E, por conta dessa “falta”, acabamos nos deparando com situações bastante críticas na sociedade.

Por isso, apostar na companhia de um pet para as nossas crianças é acreditar na capacidade de desenvolver a empatia nos mesmos. Afinal, novamente, seguindo a ideia do tópico anterior, precisamos estar atentos quanto ao fato de que o cachorro, assim como qualquer outro ser vivo, precisa do seu próprio espaço e de suas vontades.

E quando a criança percebe este tipo de coisa, ela passará a compreender que ela mesma também possui vontades. E assim, saberá que todo mundo precisa de certo espaço para ser quem é e para se desenvolver.

cachorro faz bem para as crianças

Foto: Freepik

3- Capacidade de cuidar mais de si

Uma criança ainda não apresenta muita noção de perigo e, tampouco, de cuidado consigo mesma. Afinal, sempre haverá um adulto responsável por este tipo de atenção.

Entretanto, quando ela passa a ser responsável por “cuidar” de um cachorro, automaticamente ela refletirá isso em si mesma. Por exemplo, se ela ficar responsável por encher o potinho de água do cão, ela saberá da responsabilidade de cuidar dessa parte. É claro que os adultos devem sempre supervisionar, até para garantir que o pet receba os cuidados necessários.

Todavia, o que estamos querendo dizer é que ao cuidar de outro, ela passa a perceber a importância de cuidar de si mesma. E assim, pouco a pouco, você prepara o pequeno para a vida que o espera lá fora.

4- Diversão garantida

Quando pensamos se cachorro faz bem para as crianças, o que lhe vem à mente? Imaginamos que a diversão que o mesmo proporciona, não é? Pois bem, isso também entra para a nossa lista!

Afinal, só quem tem um pet em casa sabe os efeitos de diversão que ele pode promover. Praticamente, nunca estamos diante do tédio! E isso é um ponto muito positivo quando o assunto são crianças.

Visto que nós adultos não podemos passar o dia inteirinho brincando com eles, não é mesmo? E, por conta disso, tanto os pets não terão tédio, como as próprias crianças! Um diverte o outro e se desenvolve enquanto brinca.

cachorro faz bem para as crianças

Foto: Freepik

5- Desenvolvimento cognitivo

E por falar em desenvolvimento, ao brincar com o cachorro, a criança também começa a desenvolver o seu cognitivo. Diante das brincadeiras, ela pode se deparar com desafios e até mesmo questões de lógicas para desvendar, com o intuito de se divertir com o cão. Mas, sem perceber que este tipo de atividade tende a desenvolver a cognição da mesma e, até mesmo, questões como coordenação motora.

6- Companheirismo

Só quem tem um cachorro sabe o valor do companheirismo que o mesmo é capaz de ensinar para nós. Afinal, são tantos momentos juntos, em diversas situações, que o cão deixa de ser um pet e passa ser, verdadeiramente, um companheiro para os mais diversos momentos.

E ao vivenciar isso, a criança aprenderá a desenvolver essa capacidade com outras crianças. Saberá se entregar aos companheiros quando for brincar, quando alguém se machucar, enfim. E assim, pouco a pouco estará fortalecendo ainda mais a sua sociabilidade, que mencionamos no primeiro tópico desta lista.

Para ler depois: Menina e cachorro crescem juntos e constroem uma amizade incrível

filhotinho

Foto: Freepik

7- O valor de uma amizade

Seguindo a ideia acima, podemos destacar que cachorro faz bem para as crianças pois são eles que ensinam o valor de uma amizade verdadeira. São eles que mostrarão o que é companheirismo, o que é diversão, o que é empatia e o que é querer ter o seu próprio espaço. Tudo isso sem deixar de lado a companhia incomparável de um amor incondicional.

Assim, a criança vive uma plenitude ao lado do pequeno amigo, e passará a reconhecer estes importantes traços em outras pessoas. E assim, pouco a pouco aprenderá a desenvolver as suas amizades com coleguinhas em diferentes situações. Logo, aumenta a sua autoconfiança diante das relações e melhora a vida de uma forma geral.

8- Motivação e diminuição de quadros de estresse/ depressão

Muitos apontamentos trazem a ideia de que crianças que possuem índice de estresse/ depressão podem ter os seus quadros amenizados a partir do momento em que entram em contato com um cachorro. Isso porque o animal transmite certa tranquilidade, e há um acolhimento por parte do mesmo.

Assim, os pequenos podem se sentir mais seguros diante de uma amizade verdadeira neste sentido, desencadeando um “alívio” para as aflições e angústias do dia a dia. E este efeito não funciona apenas com crianças, ok? Funciona também para com os adultos!

Para ler depois: Estresse passa do tutor para o cachorro

9- Exercícios físicos

Não devemos esquecer que os exercícios físicos também são um fator determinante para a saúde das crianças, especialmente nos dias atuais. Pois vemos o quanto os mesmos estão muito envolvidos com o sedentarismo que a tecnologia em excesso pode proporcionar. E, por conta disso, precisamos pensar em alternativas que os tirem das cadeiras do computador.

Desse modo, um pet pode ser uma boa companhia para este tipo de resultado. Ao passear, correr e brincar com o cão, automaticamente a criança estará se divertindo, se desenvolvendo e, além disso, se exercitando. O que é ótimo para a saúde física e, inclusive, mental.

cão com a língua de fora

Foto: Freepik

10- Controle de impulsos

Por fim, o controle de impulsos também é outro resultado muito interessante. Ao cuidar de um cachorro e ao perceber ele como outro “ser vivo”, a criança aprende que cada um precisa ser respeitado e, desse modo, que ela deve muito bem controlar seus impulsos.

Por exemplo, ao querer brincar com o cachorro e o mesmo não demonstrar reciprocidade, ela saberá que a frustração pode sim existir, porém, ela não “brigará” com o pet e controlará este impulso. Assim, pouco a pouco aprende a lidar melhor com os seus sentimentos, desenvolvendo-se de uma forma muito mais saudável e equilibrada.

É claro que este é apenas um exemplo, e que estes impulsos controlados aparecerão de diversas formas. E de modo gradativo. Até que a criança tenha a consciência – novamente destacamos isso – do espaço dela e do outro.

Cachorro faz bem para as crianças

Pronto, acho que respondemos ao seu questionamento inicial, não é mesmo? Pois sim, cachorro faz bem para as crianças. E não só faz bem, como faz muito bem. Pois os benefícios envolvem diversas dimensões do sujeito, como questões cognitivas, comportamentais, motoras, sociabilidade, entre outras. E, portanto, esta é uma ótima forma de desenvolver a criança e ainda proporcionar a ela o amor verdadeiro entre ela e o pet.

Leia também: Fazer carinho em pets combate o estresse no dia a dia! Entenda tudo!