Você sabe como criar um cachorro independente? Este assunto pode ser tratado como polêmico, pois parece que a tentativa de tornar o cão independente é, na verdade, uma mudança forçada no comportamento dele. Entretanto, não é bem assim. Ter um cachorro independente em casa não precisa ser um problema quando feito da forma correta. Acompanhe para entender.

Cachorro independente – Como criar um?

Criar um cachorro independente parece uma realidade distante. Muita gente associa aos hábitos atuais do cão e pensam que isso nunca poderia dar certo. A verdade é que pode dar certo sim, quando feito da forma correta e com os recursos necessários.

É lógico que o instinto de um cachorro é completamente diferente de um gato, por exemplo. Entretanto, existem formas de fazer com que o seu cachorro seja mais independente e não sinta tanto a sua falta. Acompanhe.

Cachorro Independente

Acostume-o desde filhote

O primeiro detalhe que precisa ficar claro para tornar o cachorro independente, é o momento de iniciar o processo. E este momento geralmente tem um grau de acerto muito maior quando o cachorro é filhote. Ou seja, assim que ele chegou na nova casa, é recomendado que os ensinamentos de independência sejam colocados em prática.

Quando o cachorro é adulto, ele já adquiriu uma série de costumes e manias que se tornam muito difíceis de tirar. É basicamente o mesmo que acontece com um ser humano, onde o nível de aprendizado é muito maior quando criança. Desta forma, leve em consideração bons hábitos e adestramento para criar um cachorro sociável e educado. Esta é a única forma de atingir sucesso com suas pretenções.

Deixe seu cachorro preso nos primeiros meses

Quando a frase “prender o cachorro” é colocada, geralmente ela é acompanhada de uma série de polêmicas e críticas. No entanto, não precisa ser. É claro que existem modos de fazer isso para não estressar nem prejudicar o cachorro. Desta forma e assim como já falamos, acostumá-lo com um ambiente nos primeiros meses e talvez até no primeiro ano, pode ser uma boa ideia.

Experimente criar um ambiente de segurança e conforto para o cachorro ainda quando filhote. Este é o primeiro passo para criar um cachorro independente, pois ele entenderá que o espaço dele é aquele. E isto já impõe muitos limites comportamentais, o que é ótimo para a continuidade do processo.

Este espaço restrito na sua casa, precisa ser um local confortável e muito bem organizado. O seu cachorro não pode sentir-se mal neste local. Pelo contrário, ele precisará se acostumar a ideia de que aquele lugar é a casa dele. Neste local, você irá disponibilizar muitos brinquedos, comida, água e tapetes higiênicos.

Esta é uma forma de começar a adaptar o cachorro a nova vida. E nada melhor que fazer isto de uma forma organizada, não é?

Cachorro Independente

Dê liberdade para ele andar pela casa aos poucos

Outra boa forma de criar um cachorro independente, além de prendê-lo nos primeiros meses, é dar liberdade aos poucos. Esta é a única forma de ele entender que existem outros ambientes pela casa e que aquele é o ambiente fixo dele. É uma forma de programar a mente dele.

Recomendamos que você dê liberdade de 20 a 30 minutos por dia para o cachorro. Aproveite para brincar com ele neste momento, mostrar outros locais e depois, coloque-o novamente no espaço restrito. Acredite, isto pode ser difícil. Principalmente quando o cachorro é filhote. Mas para torná-lo independente, será necessário.

Quando o cachorro é filhote, tudo que queremos é ficar o máximo de tempo possível com ele. Brincar o tempo todo e fazer carinho até não aguentar mais. E eles também querem isso (e esperam) de você. Entretanto, este processo será doloroso para você no início, pois sabemos que o amor que sentimos pelos cachorros é imensurável, não é?

Quando você proporciona liberdade limitada ao cachorro e depois prende-o, ele entende que existe um padrão e que ele deve seguir. Ou seja, ele entenderá que para ter carinho, liberdade e brincadeiras com o dono, ele precisará ficar restrito. Entretanto, esta restrição não pode parecer um castigo. Acompanhe para entender melhor.

Cachorro Independente

Associe o local privado com coisas positivas

Uma das premissas mais básicas para tornar o cachorro independente, é não criar pânico com relação ao espaço restritivo. Como falamos, é importante que ele fique preso nos primeiros meses e até no primeiro ano. Mas este “ficar preso” não pode ser associado com algo negativo para o cão.

O espaço de restrição precisa ser completamente confortável, aconchegante e com tudo que ele precisa, desde ração a vontade, água pra quando estiver com sede e brinquedos para se divertir sozinho. Este passo é extremamente importante, pois caso contrário, o efeito pode ser reversivo. Pois se o cão não gostar do ambiente, vai querer sair sempre, não é mesmo?

Assim sendo, prepare um local com carinho, amor e vigilância e que tenha fácil acesso para você quando precisar interagir com ele.

Não deixe ele associar sua presença com a liberdade dele

Outro fator muito importante neste processo, é não deixar o cachorro associar a sua presença com a liberdade dele. Afinal, estamos querendo criar um cachorro independente. E isto exige muitos processos. E um deles, é fazer o cachorro entender que sua presença não significa liberdade.

A ideia, é ter um cachorro que possa ficar em casa o dia todo e que não sinta falta do dono para ser feliz. Ou seja, acostumá-lo a ser feliz independente de o dono ter chego em casa do trabalho ou não. E desta forma, ele não pode entender que a sua chegada é o momento de ele sair, pois assim, ele passará o dia esperando por isso e, quando não acontecer, ele poderá ficar triste.

Por isso, como citamos anteriormente, mantenha as liberdades controladas e restritas. Assim ele entenderá que existe um momento para sair e que é você quem determina este momento. Além de independência, desta forma ele será um cão obediente.

Cachorro Independente

Deixe o tempo fazer o trabalho dele

Assim como qualquer processo que seja mais complicado, o tempo precisa agir. Ou seja, não será do dia para a noite que seu cão se acostumará com esta rotina. Dê tempo ao tempo para que tudo se acerte e você consiga ter um cachorro independente.

Como falamos, no início pode ser um processo doloroso. Pois ver aquele filhotinho preso brincando sozinho é de partir o coração. Mas acredite, é fundamental para uma vida mental mais saudável e de longo prazo. Isto ajudará o cão a entender que ele pode brincar e se divertir sozinho. Além de ele não ficar ansioso e agoniado, o que é muito importante. Aproveite nossas dicas e boa sorte!