Quem precisa passar bastante tempo fora, se pergunta quais são as raças de cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo.

Cada vez mais as pessoas têm os pets como verdadeiros membros da família, mas ao mesmo tempo, precisam manter a sua rotina de estudos, trabalho e viagens.

Dessa forma, nem sempre tudo se encaixa adequadamente e, o animal acaba ficando sozinho em casa por bastante tempo e acaba sofrendo.

É claro que todo animal de estimação precisa de atenção e carinho, mas existem raças de cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo. E é justamente sobre elas que falaremos neste texto.

Quais são as Raças de cães que podem ficar em casa sozinhos?

É bem comum que as pessoas precisem passar muito tempo fora de casa ou que tenha que viajar sempre.

Isso dificulta o processo de escolha de um pet, não é mesmo? É preciso pensar em quais animais conseguem lidar melhor com as horas de solidão.

É claro que por natureza os cachorros amam receber carinho e atenção do tutor, mas existem algumas raças de cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo.

Esses animais são mais independentes e não dependem tanto da atenção do tutor. Então, vamos listar as principais raças a seguir.

1. Lhasa Apso

comportamento do lhasa apso

Cão de gravata – Foto: Freepik

Esta é uma raça de porte pequeno, conhecida por ser bastante tranquila e, pelos seus integrantes terem o hábito de descansar grande parte do dia.

A raça também é muito adaptável e consegue lidar bem com a vida em casas pequenas ou apartamentos.

No entanto, é preciso ter bastante cuidado quando se fala na capacidade de adaptação e na independência do Lhasa.

Isso porque apesar de suportarem passar algumas horas sozinhos, esses cães também são muito apegados ao tutor.

Sendo assim, é preciso dedicar alguns momentos de carinho e atenção ao animalzinho de estimação.

2. Raças de cães que podem ficar em casa sozinhos: Shih Tzu

Muita gente confunde o Shih Tzu com o Lhasa Apso, mas na verdade eles possuem várias diferenças, inclusive em relação à índole.

O Shih Tzu em geral é um anima mais dócil, mas assim como o Lhasa, este também é um cão que consegue se adaptar bem à vida em apartamento.

O Shih Tzu é considerado mais brincalhão e adora passar bastante tempo interagindo com os humanos que convivem com ele.

Sendo assim, este cão até consegue aguentar a ausência do tutor, mas ele sempre precisará de muita atenção quando o dono voltar para casa. Se não tiver isso, pode ficar agitado e desenvolver comportamentos inadequados.

3. Basset Hound

cachorro orelhudo

Basset Hound – Foto: Freepik

Com uma aparência inconfundível, este é um cão de faro apurado, muito conhecido por ter sido selecionado como cão de caça.

Esses cães de origem francesa são tranquilos e relativamente independentes do tutor, de modo que podem passar algum tempo sem o tutor.

No entanto, sempre que podem também gostam de estar por perto das pessoas. Além disso, é importantíssimo que o Basset caminhe diariamente.

Isso ajuda a evitar que o animalzinho engorde e, também ajuda a estimular o faro, que é algo bem importante para a saúde emocional e desenvolvimento do pet.

4. Schnauzer

Esta não é uma das raças mais populares no Brasil, mas de qualquer forma o Schnauzer é uma das raças de cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo.

Isso porque até certo ponto esses são cães independentes. Por outro lado, eles adoram brincar e por isso precisam passar algum tempo com as pessoas que amam.

Sendo assim, o tutor deve se comprometer a brincar um pouco com o pet sempre que chegar em casa.

5. Chow-chow é uma das raças de cães que podem ficar em casa sozinhos

chow chow é bravo

Chow chow com a língua de fora – Foto: Freepik

O Chow-Chow é um cachorro incrível, originário da China e, que já existe há muito tempo. Conhecido por seu visual diferenciado, parecido com o de um leal e, pela personalidade forte, ele é também bastante independente.

Inclusive, mesmo que você esteja em casa, vai perceber que em alguns momentos o Chow-Chow se afasta e fica sozinho.

Sendo assim, mesmo que você se ausente por algum tempo, o cão não vai se sentir mal. No entanto, não se deixe enganar, porque há momentos em que o pet requer toda a sua atenção.

Sim, quando ele mesmo quer, pede carinho ao tutor e, se não receber acaba ficando triste e entediado.

6. Akita

cães que podem ficar em casa sozinhos

Akita deitado – Foto: Pixabay

Esta é mais uma das raças mais antigas que existem, mas o Akita é originário do Japão. De porte grande, este cão é forte, tem a personalidade marcante e, de certa forma apresenta um pouco de independência.

No entanto, o Akita também é um excelente companheiro e, sempre que pode passar o seu tempo acompanhando o tutor nas suas atividades diárias.

Sendo assim, mesmo que ele consiga passar algum tempo sozinho, sempre que o tutor estiver em casa, fará de tudo para usar todo o tempo que puder com ele. Sendo assim, este cão precisa de uma pessoa atenciosa.

7. Dachshund

Com um forte instinto de caça, o Dachshund é um cão independente que está entre as raças que podem ficar em casa sozinhas.

Além de não necessitar de contato com as pessoas o tempo todo, este cão não precisa tanto de atividade física e, se sente bem com pequenos passeios com o tutor.

8. Maltês é um dos cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo

O Maltês é um cachorro que se apega bastante às pessoas da família e, que costuma acompanhar os seus humanos para todo lado.

Apesar disso, ele consegue passar algum tempo longe do tutor, desde que tenha muita atenção quando o dono retorna.

Aliás, se você pretende ter um cão desta raça, precisa estar preparado para o alto nível de energia do animal quando voltar para casa.

9 . Shar Pei

cães que podem ficar em casa sozinhos

Cão sentado – Foto: Freepik

Para quem gosta de raças mais exóticas de cães que podem ficar em casa sozinhos, o Shar Pei pode ser uma excelente opção.

Bastante independente e tranquilo, este é um cão que consegue passar um tempo sozinho, sendo excelente para quem trabalha fora.

Apesar da tranquilidade, o Shar Pei é um cão forte, de tamanho médio e que tem bom nível de atividade. Originalmente esta era uma raça de luta e caça.

Mas cuidado, porque o Shar Pei se dá melhor com tutores que conseguem se comunicar bem com eles e, na maioria dos casos precisam de uma atenção especial com os treinamentos.

Cães que podem ficar em casa sozinhos – 10. Buldogue Francês

O Buldogue Francês está cada vez mais popular por conta da sua personalidade e capacidade de adaptação a diferentes locais e situações.

Este é um cão bem legal também para quem busca um companheiro que possa lidar com algumas horas de solidão diariamente.

No entanto, o Buldogue Francês também gosta muito de interagir e brincar. Por isso, é muito importante garantir que o animal tenha muita atenção e, que se faça um pouco de caminhada diariamente.

Em dias quentes, eles preferem ficar dentro de casa descansando, o que pode ser uma vantagem nesse caso.

Outro ponto forte da raça é a facilidade de interação com as crianças.

Cães que podem ficar em casa sozinhos – 11. West Highland White Terrier

O West Highland terrier é uma das raças de cães que também surpreendem por conta do seu caráter super independente.

Apesar de ser um cão de pequeno porte, ele tem temperamento forte, mas ao mesmo tempo é bem tranquilo.

Com grande autonomia, este é o pet ideal para pessoas que moram em apartamento e, para quem passa bastante tempo fora de casa.

Essas raças são independentes, mas nem tanto assim

Quando se fala nas raças de cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo, deve-se ter um pouco de atenção.

Isso porque muitas vezes o tutor acaba se enganando pensando que o animal é extremamente independente e não precisa de atenção.

Mas a verdade é que por mais independente que um cão seja, ainda assim ele precisa de atenção, brincadeiras e, de um pouco de atividade física.

Mesmo os mais quietões sempre ficam felizes em rever os seus humanos e, precisam de um pouco de carinho e atenção quando o tutor volta para casa.

Neste texto você conheceu as raças de cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo, mas vale lembrar que tudo depende da índole de cada animal especificamente.

A criação também influencia nesse processo e, até mesmo as raças consideradas mais dependentes conseguem se acostumar a passar algum tempo sozinhas.

O mais importante de tudo é que quando o tutor estiver em casa, consiga dedicar o seu tempo a um pouco de entretenimento de qualidade com o pet.

Um animal para fazer companhia para o outro?

cães que podem ficar em casa sozinhos

Dois cães lado a lado – Foto: Freepik

Para quem passa bastante tempo fora de casa, muitos profissionais recomendam um segundo animal de estimação.

Mas será que isso realmente funciona? Na teoria sim, quando os animais estão acompanhados, ficam mais confiantes e, também se sentem menos entediados.

No entanto, não são todos os animais que conseguem se adaptar bem a um outro. Nem sempre a amizade e companheirismo surgem logo de início.

Muitas vezes pode ocorrer uma grande competição e, com isso os animais tendem a ficar mais agressivos e, podem até brigar.

Nesse caso o trabalho para socializar os cães será bem grande e, o tutor ainda vai precisar dedicar a sua atenção a mais do que um pet.

Então, se o seu animalzinho for sociável, pode até ser que escolher outro de índole tranquila seja uma saída.

Caso o contrário, a melhor opção é acostumar o pet a ficar sozinho em casa desde os seus primeiros meses de vida.

Por mais que isso dê trabalho, com um pouco de paciência se obtém bons resultados. Tenha calma e, preferencialmente, peça ajuda especializada.

Quanto tempo os cães podem ficar em casa sozinhos?

Se você passa bastante tempo fora e está procurando por um pet, deve estar se perguntando quanto tempo os cães podem ficar em casa sozinhos.

De acordo com Especialistas da Universidade de Edimburgo, os animais que tenham um desenvolvimento cerebral dentro do esperado podem encarar até seis horas de solidão por dia.

Segundo o próprio estudo, esses animais chegam a dormir durante todo esse período e, até podem se sentir bem quando deixados em paz por um tempinho.

No entanto, quando os pets passam mais do que seis horas sozinhos, podem começar a apesentar impactos negativos no comportamento e na saúde mental.

Com períodos prolongados de isolamento, esses animais se sentem mal e, começam a ficar bastante desconfortáveis.

O que acontece se o animal passa tempo demais sozinho?

Mesmo os cães que podem ficar em casa sozinhos durante mais tempo, têm dificuldades em lidar com a ausência das pessoas por longos períodos. Nesses casos, podem surgir os seguintes sinais:

  • Diminuição do apetite;
  • Redução dos níveis de atividade;
  • Elevação da frequência respiratória;
  • Problemas digestivos, como vômito e diarreia;
  • Animal passa mais tempo dormindo.

O que fazer para o animal não se sentir mal?

Quando o animal passa tempo demais sozinho, ele também desenvolve problemas comportamentais.

E para evitar que isso ocorra, é preciso ajudar o cão a se sentir melhor. Para isso, existem algumas dicas e estratégias bem importantes, como:

  • A previsibilidade nesse caso faz bem, para que o cão saiba quando você sai e quando volta, evitando tédio e agitação em excesso;
  • Procure se comunicar o máximo que conseguir com o seu animalzinho, por meio de treinamentos, brincadeiras e aprendizado de truques especiais. Quando mais inteligente o animal, menos entediado ele tende a ficar;
  • Faça enriquecimento ambiental, deixando brinquedos, jogos de caça e outros estímulos para ele se entreter enquanto você estiver fora;
  • Guloseimas que ele demore para conseguir devorar também são boas opões para manter o animal ocupado;
  • Deixe brinquedos seguros e resistentes para ele.

Cães que podem ficar em casa sozinhos – Conclusão

Mesmo as raças de cães que podem ficar em casa sozinhos por mais tempo precisam de muita atenção e dedicação.

Por isso, antes mesmo de levar um animalzinho para casa, pense bem se você realmente está preparado para assumir esta responsabilidade para evitar insatisfações e estresse posteriormente, seja para você ou para o pet.