Você já deve ter ouvido falar do famoso cachorro da raça Pinscher, não é mesmo? Neste texto iremos falar sobre o Pinscher 0, que é uma de suas variações.

O Pinscher é conhecido principalmente por causa do seu temperamento um tanto endiabrado, que assusta moradores, carteiros e os estranhos que deles se aproximam. No entanto, o Pinscher 0 é na verdade um grande amigo do homem e um aliado fiel.

Eles se apresentam como miniaturas dos cães da raça Doberman, e são os seus prováveis ancestrais, sendo os prováveis responsáveis pelo seu surgimento.

Pinscher 0

Pinscher 0 – Foto: Freepik

Seu temperamento é uma característica que se explica em sua genética, e os tornam facilmente diferenciados em seu comportamento.

É muito comum de se encontrar o Pinscher aqui no Brasil, porém um pouco mais raros de encontrarmos o Pinscher 0, devido à dificuldade de encontrar cães de raça tão antiga nos dias atuais.

Embora sua fama seja de “valente” e “bravo”, os Pinscher 0 são cachorrinhos que se apegam aos seus donos de forma muito intensa e carinhosa, tornando-os fiéis companheiros por toda a vida.

Sua coragem é algo louvável, assim como os demais, os Pinschers 0 não se preocupam com sua baixa estatura, o que não os impede de querer enfrentar cães maiores quando se sentirem intimidados.

Aspectos físicos do Pinscher 0

Pinscher 0

Pinscher 0 – Foto: Freepik

Os cachorros da raça Pinscher são muitos semelhantes, porém variam seu tamanho e peso de acordo com uma classificação não oficial muito comum aqui no país, sendo os termos mais comuns:

Esses termos não são oficiais segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), uma vez que os parâmetros que definem a raça não englobam o pinscher miniatura devido estar acima dos padrões.

O Pinscher 0 se parece muito com o Pinscher Miniatura, porém possui um menor peso e uma menor estatura. Suas cores são variadas, e predominam-se as cores preto com marrom, marrom e caramelo. Porém eles podem surgir em outras variações de cores. 

Tamanho e peso do Pinscher 0

Sua altura é em média 15 cm, e pesam cerca de 2,5 kg, o que é bem menor do que a média dos cachorros da raça Pinscher, que em média pesam de 3 a 4 kg.

O seu peso depende basicamente de seu metabolismo e de seu modo de vida. Os Pinscher 0 são tão pequenos que devem ser mantidos em locais seguros, de onde não possam cair ou se machucarem com outros tipos de animais.

Pinscher 0

Pinscher 0 – Foto: Freepik

Seu tamanho ainda mais reduzido do que os cachorros da raça pinscher faz com que pessoas do mundo todo busquem adotá-los, no entanto, o seu temperamento um pouco mais explosivo acaba tornando-os menos procurados do que os cães de pequeno porte das demais raças. 

Sua cauda é minúscula, sua mandíbula é pequena e possui dentes afiados, que podem ferir de forma grave a pessoas e animais. Suas patas são muito frágeis, devido a baixa densidade óssea que eles possuem.

Sua mordedura é em forma de tesoura que os ajudam a alimentar-se com alimentos variados, além de os protegerem de possíveis ameaças.

Eles se apresentam um pouco mais magros do que os demais cachorros da raça pinscher, possuem as narinas nas cores preta e marrom,  um pouco achatada e redonda.

Pelagem do Pinscher 0

Em seu corpo, os pinschers 0 possuem uma pelagem macia e muito curta, o que os tornam mais sensíveis ao frio e se adaptam de uma forma melhor em ambientes mais quentes.

Não suportam muito o frio por não terem proteções naturais como a pelagem longa e dupla que é presente em cães de locais frios. 

Possui pouco tecido gorduroso, dificultando ainda mais sua sobrevida em locais gelados. Sua pelagem cobre basicamente a parte das costas e costelas, deixando seu ventre e mamilos despidos. 

Pinscher 0

Pinscher 0 – Foto: Freepik

Suas orelhas são levantadas, mas podem se apresentarem para baixo, são triangulares e longas. São frágeis e sempre atentas aos menores passos, possuindo uma boa acústica auditiva, que lhes permite ouvir à distância.

Possuem garras pequenas e afiadas, que lhes permitem cavar em terrenos arenosos, além de caçar pequenos lagartos e roedores. Essa é uma de suas formas de defesa contra animais maiores. 

Também possibilitam escalar locais como sofás, camas e outras superfícies. Suas patas são leves e projetadas para saltos longos, além de sua musculatura permitir que se movimentem de forma rápida e eficiente. 

A maioria dos pinschers possuem duas marcas douradas acima dos olhos, mas podem não mostrar essa marca, caso o pinscher seja da cor marrom ou dourada.

Temperamento do Pinscher 0

Quando o assunto é o temperamento do Pinscher, muitas coisas precisam ser entendidas.

O Pinscher 0 possui um temperamento forte, assim como os demais Pinscher’s, e geralmente não varia muito entre os cães da mesma raça.

No entanto, se forem acostumados a receberem visitas desde o começo de suas vidas, o Pinscher 0 assim como os outros, conseguem tolerar bem as pessoas recebidas na casa, e podem se dar bem com outros tipos de animais que convivem com ele.

temperamento do Pinscher 0

temperamento do Pinscher 0 – Foto: Freepik

São cachorros muito corajosos, capazes de enfrentar grandes desafios para superar seus medos. Não se intimidam com facilidade, nem pelos seus próprios donos, o que pode dificultar um pouco o relacionamento homem-animal. 

Não devem ser importunados enquanto se alimentam, podendo partir para a agressividade se não forem bem adestrados.

Por seu temperamento teimoso, os Pinscher 0 podem demorar a serem adestrados, mas com reforço positivo eles se apresentam obedientes à medida do possível.

Carinho enorme pelo dono

Embora seu temperamento seja de grande relevância, o Pinscher 0 possui um carinho enorme pelo seu dono e por todos de sua casa, se apegando de forma intensa a todos os membros da família.

São fiéis companheiros que gostam de caminhada ao lado de seus tutores, curtem os momentos de lazer em família e são super protetores. 

Essa característica protetora dos Pinscher 0 é a grande causa para tanta agitação, porém, durante os momentos de caminhada, é aconselhável que os tutores levem-nos a locais que possuam a menor quantidade de animais possíveis, para evitar transtornos e estresses.

Pinscher Miniatura

Pinscher Miniatura – Foto: Freepik

Isso porque ao perceberem ameaças, os cães da raça pinscher 0 acabam se transtornando, resultando em um comportamento agressivo e agitado, que podem ser tratados com a ajuda do adestramento profissional.

Diante de todas as suas características temperamentais, é de extrema importância para os tutores e toda sua família, que seu amigo da raça pinscher 0 seja devidamente adestrado desde cedo.

Isso evitará desgastes com o cachorro, além de propiciar uma melhor qualidade de vida para a família e para o cãozinho. Sua teimosia e seu temperamento explosivo poderão ser amenizados através de uma rotina de treinamento, e deverá ser feito por um profissional de pulso firme.

Diferença entre Pinscher 0, 1, 2 e Miniatura

Como foi dito acima, os Pinschers podem se apresentar de diversas cores e tamanhos. Sendo assim, eles se distinguem basicamente pelo tamanho e peso, com características que os diferenciam de forma sutil.

Segundo a FCI (Federação Cinológica Internacional), para que um cachorro seja reconhecido oficialmente como sendo da raça pinscher, deve ter entre 25 a 30 cm de altura a ser medidos do chão até os ombros do animal, cujos valores mudam de acordo com o sexo.

Pinscher 0 na floresta – Foto: Freepik

Também deve pesar de 2 a 4 kg, além de atenderem às especificações dos aspectos físicos do animal para serem aceitos.

  • Pinscher 0

São as menores espécies de Pinscher, com altura de aproximadamente 15 cm e pesam cerca de 2,5 kg.

  • Pinscher 1

Possuem uma altura de aproximadamente de 20 a 25 cm, pesando cerca de 3 kg, principalmente na sua fase adulta. São um pouco maiores do que o Pinscher 0.

  • Pinscher 2

Possuem uma altura de aproximadamente 25 a 30 cm e pesam cerca de 4 kg. Nessa espécie, o focinho é um pouco mais alongado do que o Pinscher 0 e o Pinscher 1, e se aproximam ainda mais do padrão da raça.

  • Pinscher Miniatura

O Pinscher Miniatura não é reconhecido como um cachorro da raça pinscher pela Federação Cinológica Internacional, pois possui uma estatura acima do padrão permitido, que é de 25 a 30 cm e com peso de 2 a 4 kg, pesando cerca de 5 kg. No Brasil, essa raça de Pinscher é muito comum, e possuem outras colorações de pelagem.

Origem do Pinscher 0

A origem dos Pinschers 0 é confusa, uma vez que não há comprovações históricas do surgimento da raça com seus diferenciais dos demais da raça pinscher.

No entanto, sabe-se que a raça surgiu quando proprietários de Pinschers de menores raças decidiram fazer o cruzamento entre os menores cães da raça, e ao perceberem que obtinham sucesso, começaram a cultivar cachorros menores com uma maior frequência. 

Pinscher de gargantilha azul – Foto: Freepik

Até os dias de hoje isso acontece, principalmente no Brasil, onde possui um grande número de cães da raça pinscher.

Com o cruzamento dos cães da raça, os menores cachorros pinscher pouco a pouco foram chamados de pinscher 0, e por estarem abaixo das especificações não são aceitos oficialmente pela FCI. Os cachorros da raça Pinscher tiveram seu surgimento há pelo menos 2000 ano. 

Pinscher 0 e crianças

Os Pinscher 0 são cães muito apegados à família, e isso inclui as crianças. Se acostumados desde cedo, os Pinschers podem ser excelentes parceiros de crianças, porém não costumam tolerar todo tipo de brincadeira.

Embora os Pinschers 0 gostem de crianças, saber lidar com certas situações é importante. É aconselhável que as crianças que brincam com pinschers sejam observadas por um adulto, que irá mediar até onde o pinscher tolera a brincadeira.

Isso serve tanto para as crianças como para os pinschers 0, que por serem muito pequenos podem acabar se machucando durante as brincadeiras. Se bem supervisionados, o Pinscher 0 poderá ser um excelente companheiro para as crianças, principalmente quando acostumadas desde cedo.

Problemas mais comuns

Você sabe quais são as principais doenças do Pinscher? Pois bem, este é um assunto um tanto quanto complexo.

Para os cães da raça pinscher 0, alguns problemas podem ser mais comuns do que em outros cães. Um dos problemas que acomete muitos cães desta raça é a fratura.

Por terem patas com pouca densidade óssea, os pinschers 0 estão mais susceptíveis à fraturarem as estruturas ósseas da pata, principalmente ao pularem de locais altos. 

Cachorro bravo – Foto: Freepik

Para evitar que isso ocorra, é interessante mantê-los em locais baixos, longe de escadas e alpendres que possam causar acidentes domésticos.

Ainda com essas medidas, alguns desses cães se acidentam por pular de superfícies não tão altas, como a cama, sofá e mesa, e por esse motivo o tutor do pinscher 0 deve estar atento para eventuais acidentes.

Além desses problemas, os familiares que tiverem em suas casas o pinscher 0 devem prestar atenção onde pisam, pois estes animaizinhos costumam ficar no meio da casa, tirando uma soneca ou simplesmente descansando.

Não é muito incomum encontrá-los em portas, salas e tapetes, pois eles gostam de serem vistos.

Cuidados

Os cuidados se baseiam em manter o animal em um ambiente seguro, onde ele possa brincar e se exercitar para um melhor condicionamento físico. Eles não necessitam de ambientes grandes, pois seu tamanho é menor do que outros cães, e conseguem se adequar a qualquer tipo de ambiente.

Os cuidados com a alimentação devem ser sempre bem observados, uma vez que estes cães não costumam comer muito. No entanto, se forem sedentários demais, podem desempenhar problemas como obesidade, o que não é muito comum para os cachorros da raça pinscher 0.

Pinscher 0 escondendo o rosto – Foto: Freepik

Ao serem castrados, os tutores precisam fazer a reposição hormonal sempre que necessário, para que o cãozinho não apresente obesidade ou retenção líquida, devendo serem avaliados pelo médico, se realmente houver necessidade.

Embora os pinschers sejam corajosos e possuam toda a convicção de que são invencíveis, os tutores de pinscher 0 devem ter o cuidado para que o animal não se meta em confusões e brigas com outros pets, pois seu aspecto pequeno os tornam mais vulneráveis, e isso pode lhes gerar grandes prejuízos em sua saúde. 

A prática de exercícios físicos deve ser encorajada sempre que necessário, além de manter o esquema vacinal de seu amiguinho em dias.

No mais, os tutores devem amar e cuidar de seus pequenos amigos, para que eles se sintam bem, além do que são cães carinhosos e fortemente apegados aos seus donos, tornando-os grandes companheiros por toda vida.

Você quer algumas dicas de nome para Pinscher? Confira!