De fato, a principal diferença entre ração seca e úmida está no teor de umidade: no seco não passa de 10% e no úmido chega a 80%. E a composição e a tecnologia de preparação de ambos os produtos são bastante semelhantes.

A única diferença é que a ração úmida não é desidratada, mas sim esterilizada e embalada em latas ou saquinhos de alumínio.

No momento, não há estudos que mostrem com segurança o que é melhor para a saúde dos animais – ração seca ou ração úmida. Portanto, decidimos comparar esses dois tipos de alimentos de acordo com nossos critérios.

Diferença entre ração seca e úmida

Filhotes de Blue Heeler comendo Foto: Freepik

De imediato, notamos que o tipo (espécie) de alimento é de importância secundária, a composição e a qualidade são muito mais importantes. Alimentos de qualidade, sejam úmidos ou secos, são bons para o seu animal de estimação.

A ração seca é sempre balanceada, ou seja, contém todos os nutrientes que um animal de determinada espécie necessita na proporção ideal. E no caso dos alimentos úmidos, isso não se discute: muitos deles são apenas iguarias e não podem formar a base da dieta.

Portanto, ao comprar ração seca e úmida para seu animal de estimação, certifique-se de ler as informações do rótulo. Se o alimento for balanceado, deve ter a inscrição “completo”, “alimento completo”, “para nutrição diária” ou significado semelhante.

Mais acessível

Ao decidir como alimentar um animal de estimação, o dono deve levar em consideração seus próprios interesses.

Quando se trata de conveniência, a comida seca é a líder indiscutível. É fácil de dosar, armazenar, levar com você na estrada. A falta de umidade aqui desempenha apenas um papel positivo.

Além disso, após a abertura da embalagem, a comida seca não se deteriora sem geladeira, pode ser deixada em uma tigela o dia todo, despejada em alimentadores para uso futuro.

Diferença entre ração seca e úmida: qual a escolha do animal?

Diferença entre ração seca e úmida

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Os animais tomam decisões alimentares com base principalmente no cheiro, e os alimentos úmidos sempre exalam sabores mais intensos do que os alimentos secos. Portanto, os animais de estimação comem patês e geléias sem convite, mas cães e gatos ainda precisam se acostumar com alimentos secos, principalmente quando se trata de animais adultos já formados.

É importante entender aqui que nenhum animal de estimação escolhe ou compra sua própria comida. Com um pouco de paciência e perseverança, você pode treinar um gato ou cachorro para qualquer tipo de comida.

Preço

Não vamos focar em marcas e produtos específicos, mas a tendência geral é esta: ao comparar alimentos secos e úmidos de igual qualidade, o segundo sempre sai mais caro.

Ao escolher o que alimentar – ração seca ou úmida, lembre-se das aulas de matemática e calcule o custo da alimentação do animal, por exemplo, por dia ou por mês. Se no final descobrir que o uso constante de alimentos úmidos de alta qualidade está além de suas possibilidades, é melhor usar alimentos secos imediatamente.

Você ficará surpreso com o quão econômicos eles podem ser, mesmo ao escolher marcas bastante caras.

Comida úmida – benefícios

Diferença entre ração seca e úmida

Um dog comendo – Foto: Freepik

Aqui estão alguns outros benefícios importantes da comida úmida:

  • Facilmente comida por animais que perderam vários ou mesmo todos os dentes. (Problemas dentários não são incomuns em cães e gatos e podem ser tão dolorosos que os animais preferem morrer de fome a mastigar.)
  • É fácil misturar medicamentos e vários aditivos em alimentos úmidos.
  • É fácil adicionar os chamados “intensificadores de sabor” para estimular os animais a comer.
  • A comida úmida geralmente é dada apenas em determinados horários, o que pode tornar a hora da refeição um evento tão significativo para os animais que se torna mais fácil treiná-los e seu apego aos donos aumenta.

OBS: Como a comida úmida não pode ser deixada em temperatura ambiente, ela deve ser dada aos animais de estimação na hora de se alimentar. Isso pode não ser viável, porque as pessoas têm outras coisas para fazer. Qualquer coisa que seu animal de estimação não coma provavelmente precisará ser jogada fora, e a tigela de comida deve ser lavada após cada refeição, enquanto a comida seca pode ser limpa com muito menos frequência.

Comida seca – benefícios

Aqui estão alguns outros benefícios dos alimentos secos:

  • Uma das principais vantagens dos alimentos secos é sua longa vida útil. Seu uso para alimentar um animal de estimação permite não apenas visitar a loja de animais com menos frequência, mas também economizar dinheiro.
  • Outra vantagem importante dos grânulos é o seu efeito sobre os dentes dos animais de estimação. De acordo com vários estudos científicos, existe uma relação direta entre o consumo de alimentos secos e a saúde bucal. Para combater a placa bacteriana e a gengivite em cães e gatos, os grânulos dentais foram especialmente desenvolvidos, porém os grânulos convencionais são muito eficazes nesse sentido.

Posso misturar alimentos secos e úmidos?

Diferença entre ração seca e úmida

Dois cachorros comendo – Foto: Freepik

Tanto a comida seca quanto a úmida têm vantagens importantes, por isso é ilógico alimentar um animal de estimação com apenas um tipo.

Mas os alimentos secos e úmidos não devem ser misturados na mesma refeição! Essa abordagem complica muito o cálculo do conteúdo calórico da dieta. É possível e necessário combinar alimentos em diferentes alimentações.

Posso misturar com alimentos naturais?

As razões mencionadas acima também têm um efeito negativo nos processos de mistura de rações preparadas com alimentos naturais. Embora essa prática seja muito comum entre a maioria dos tutores.

Embora os criadores estejam tentando diversificar a dieta do animal, na verdade só aumentam o risco de distúrbios alimentares, alergias e intolerâncias.

A opinião de que a comida seca é uniforme na composição é errônea. Neles, apenas todos os elementos são equilibrados e acessíveis. Se alimentos naturais são adicionados aos alimentos secos, o número de ingredientes aumenta dramaticamente, uma espécie de coquetel é obtido, rico em composição de substâncias.

O estômago do animal precisa absorver essa dieta, o que se torna um processo bastante complicado.

Características da digestão

A base da dieta dos animais de estimação são as proteínas e gorduras animais. Portanto, ao escolher alimentos, é importante equilibrar adequadamente todas as substâncias.

Assim, ao alimentar alimentos secos e úmidos, o proprietário precisa não apenas alternar os alimentos, mas combiná-los de acordo com as normas diárias de proteínas, gorduras e calorias.

A alimentação com ração preparada não agride o corpo do animal, mas existem várias nuances.

Conclusão sobre diferença entre ração seca e úmida

Alimentos secos, é claro, são mais convenientes e lucrativos para os proprietários e, em termos de propriedades nutricionais, não são inferiores aos alimentos úmidos.

Os animais de estimação podem ser alimentados com eles durante toda a vida sem nenhum medo. Exceto nos casos em que o veterinário aconselhe a alimentação úmida: por exemplo, no pós-operatório ou por outras indicações objetivas.

Em geral, recomendamos a escolha de rações não apenas pelo teor de umidade, mas também por outros critérios.

Antes de tudo, vale a pena avaliar quanta carne há na ração e qual é a qualidade dela.

Seja qual for o tipo de alimentação que o proprietário escolher, ele deve estar ciente de que

  • Não é recomendado combinar produtos de diferentes fabricantes ou trocá-los com frequência sem motivo aparente;
  • Os alimentos medicinais só podem ser administrados por indicação de um veterinário;
  • Dê preferência a rações de melhor qualidade de fabricantes conhecidos;
  • Ao oferecer sabores diferentes a um animal de estimação, você deve escolher entre uma linha de produtos.

Ao contar com ração seca ou um novo produto úmido, é importante monitorar a condição do animal, suas fezes, humor, saúde e apetite. Se seu amigo ficou alegre e ativo, você fez a escolha certa!