Limpar urina de gato sem deixar cheiro pode ser uma missão e tanto para os tutores, não é mesmo?
O odor da urina do gato pode ser algo bem incômodo, tanto para os tutores quanto para os próprios gatinhos.
Assim sendo, acompanhe mais este guia do Portal do Dog para aprender a como limpar urina de gato sem deixar cheiro. Confira!
Como limpar urina de gato sem deixar cheiro?
Limpar urina de gato pode ser bem mais fácil do que você imagina, é algo simples de se resolver, mas só se for feito da forma certa.
Os gatos são animais conhecidos por sua higiene, eles não costumam fazer xixi em locais diferentes da caixa de areia.
Geralmente, eles urinam em locais diferentes quando algo está incomodando, como a presença de outros animais, pessoas estranhas, estresse, ansiedade e muito mais.
Quando os gatos fazem xixi na caixa de areia, é bem mais difícil notarmos o cheiro, pois as areias normalmente mascaram o cheiro da urina e das fezes.
Porém, o problema começa quando o gato faz xixi nos locais inadequados, aí o odor é mais facilmente notado.
Muitos tutores sofrem com a missão de ter que limpar a urina de gato sem deixar cheiro algum nos locais.
Você deve saber como a urina do gato tem um mau odor que incomoda muito, e se não for removido da forma correta, o cheiro pode penetrar nos locais e não sair mais.
É uma missão quase impossível para muitos tutores limpar o xixi de gato e conseguir remover todo o cheiro que fica impregnado no local.
Porém, estamos aqui para te dizer que não é nada impossível, que você pode sim conseguir limpar bem o xixi e ainda não deixar nenhum cheiro na superfície.
Uma dica importante que queremos te dar é: fique longe de receitinhas caseiras, elas podem ser muito perigosas para o seu amigo peludo, combinado?
Veja mais: 4 Diferenças entre Husky Siberiano e Akita
Assim sendo, com tudo isso em mente, venha aprender a como limpar urina de gato sem deixar cheiro:
1. Remover o excesso de urina
O primeiro e um dos mais importantes passos para limpar urina de gato sem deixar cheiro é remover bem o excesso de urina.
Para isso, você poderá contar com o auxílio de um pano seco, esponja ou papel toalha que vão te ajudar a remover o excesso.
Evite espalhar o xixi pelo local, vá limpando aos poucos e, sem espalhar, vá removendo o acúmulo.
O auxílio de uma esponja pode ajudar muito na remoção do excesso, pois ela suga o xixi e evita que você o espalhe mais ainda pelo local.
A remoção do excesso é uma etapa muito importante, pois depois de removê-lo, você poderá partir para os próximos passos da limpeza e obterá um bom resultado.
Portanto, não esqueça de realizar essa remoção do excesso de urina do local onde seu gato fez xixi.
2. Enxugue bem o local do xixi
Depois de remover o excesso de urina do local, é muito importante que você enxugue-o bem.
Nesse passo importante, você não pode misturar nenhum produto junto com o xixi, pois pode piorar o cheiro.
O ideal é que, antes de adicionar qualquer produto, ainda mais aqueles que possuem cheiro, você enxugue o local.
É importante que o local onde o gato urinou esteja bem seco para que você possa realizar a limpeza adequada e assim remover o odor do xixi de lá.
Portanto, depois de remover bem o excesso, vá com um pano e enxugue bem o local.
Se for no chão, essa tarefa será realizada bem facilmente, mas se for em algum estofado, pode ser que demore um pouco mais de tempo para secar.
Porém, independentemente do local, é fundamental que você seque bem para ajudar a remover o cheiro.
Leia mais: Como lidar com cães com medo de estranhos: guia completo
3. Utilize desinfetantes
Agora é um dos momentos mais importantes da limpeza e remoção do xixi de qualquer superfície.
A princípio, para limpar urina de gato, você pode lavar o local com o auxílio de água e de algum sabão neutro. Você pode esfregar bem o local e depois remover o excesso de sabão e enxugar a água.
Mas lembre-se, nada de fazer misturas de muitos produtos, pois essas misturas podem ser tóxicas.
Prefira sempre o uso da água e do sabão neutro para realizar uma limpeza, principalmente nos locais onde o gato costuma ficar.
Depois de limpar, para garantir ainda mais a limpeza do local e para não restar cheiro de xixi, utilize desinfetantes.
Os desinfetantes podem ajudar a manter a casa limpa e sem cheiro de urina. Mas você só deve utilizar produtos que não vão ser prejudiciais para o seu gato. Ou seja, deve escolher desinfetantes que estão liberados para a limpeza de casas com pets. Inclusive, existem muitas opções que são específicas para a limpeza das áreas onde os animais de estimação costumam circular.
Veja mais: Por que o cachorro estranha algumas pessoas?
Atente-se ao cheiro muito forte
Tá vendo como limpar urina de gato pode ser mais fácil do que você pensava? Coloque nossas dicas em prática em casa!
Porém, se o cheiro de urina do seu gatinho for muito forte e não sair de jeito nenhum, é interessante conversar com o veterinário para compreender melhor a causa do odor, combinado?
Afinal, às vezes, esse cheiro forte pode estar associado com a desidratação do pet, ou até mesmo com algum problema específico do sistema urinário dele, que merece atenção especial.
Até porque, infecções urinárias também podem alterar o cheiro do xixi, e por isso é fundamental que você fique sempre de olho na situação, combinado?
Aproveite também para verificar se há outras alterações na urina, como coloração, consistência, essas coisas. Tudo isso pode te ajudar a detectar alguns pontos importantes.
Veja mais: 5 curiosidades sobre a memória dos cachorros
Mantenha a caixa de areia sempre limpa
Por fim, se você não quer cheiro de xixi por aí, é interessante que sempre mantenha a caixa de areia limpa.
Quando os gatos notam que a caixa de areia está suja e que você ainda não removeu a sujeira antiga, eles podem se irritar.
Quando ficam irritados com isso, eles podem acabar fazendo xixi pela casa e logo deixando um cheiro desagradável nos locais.
Portanto, uma boa dica é sempre manter a caixa de areia limpa, justamente para evitar que o gato faça xixi em locais inadequados.
Veja também: Veterinário revela as 5 raças de cachorros que nunca teria em casa