Como prevenir acidentes com gatos curiosos?

Saber prevenir acidentes com gatos curiosos é muito importante para proteger esses amigos peludos que adoram explorar ambientes diversos.

Afinal, só quem tem ou já teve um gatinho curioso entende o quanto eles podem mexer em tudo quanto é tipo de objeto – e o quanto isso pode ser perigoso, é claro.

Pensando nisso, nós do Portal do Dog preparamos este guia com dicas que podem te ajudar a impedir que seu amigo peludo ande por onde não deve e faça coisas perigosas para si mesmo.

Acompanhe e confira!

prevenir acidentes com gatos curiosos
Gato no meio de papéis rasgados. Foto: Canva.

Como prevenir acidentes com gatos curiosos?

Para prevenir acidentes com gatos curiosos, precisamos sempre pensar no que poderia chamar atenção do bichano naquele ambiente.

Há fios espalhados? Objetos pequenos? Algum tipo de caixa ou embalagem que parecem atrativas? Essa análise pode nos ajudar a sempre evitarmos que coisas ruins aconteçam com os nossos amigos bichanos durante o dia.

Logo abaixo, descrevemos algumas dicas baseadas em situações como essas que citamos. Porém, queremos deixar clara a importância de você sempre inspecionar a sua casa.

Como cada lar é único, pode ser que na sua casa você encontre outras coisas que precisam ser modificadas para evitar acidentes.

Então, esteja sempre de olho nesse sentido, combinado? Agora, vamos às dicas de hoje de como prevenir acidentes com gatos curiosos:

1. Instale redes de proteção em janelas e varandas

As clássicas telas e redes de proteção são essenciais para prevenir acidentes com gatos curiosos. Mesmo que a sua casa seja no térreo, ainda assim recomendamos que você faça essa instalação.

Isso porque, se o seu gatinho não tiver acesso ao lado de fora de casa, ele tenderá a ficar mais seguro, já que não terá a possibilidade de explorar a casa dos vizinhos e a rua por conta da sua curiosidade.

Afinal, eles podem ir bem longe quando são curiosos, o que pode ser bem perigoso. Por isso, é importante ter telas e manter os gatinhos dentro de casa.

Na rua, o gato pode ser atropelado, roubado, apanhar de alguém, ser envenenado e muito mais. Então, é mais seguro telar a casa.

Veja mais: Os cuidados com cães em dias quentes

2. Guarde produtos tóxicos e perigosos

Gatinhos curiosos mexem em tudo, não é mesmo? Inclusive em itens que podem ser considerados tóxicos, como os produtos de limpeza.

Sendo assim, para prevenir acidentes com gatos curiosos, sempre guarde os produtos que podem ser perigosos para o pet.

Coloque-os em um armário ou gaveteiro que não pode ser aberto pelo seu amiguinho peludo. Dessa maneira, você impede que ele acabe ingerindo algo que não deve.

Se não for possível guardar todos os itens, então limite o acesso ao ambiente onde eles estão, não permitindo a entrada do gatinho.

prevenir acidentes com gatos curiosos
Gato enrolado em uma fita métrica. Foto: Canva.

3. Feche tampas e portas de armários e máquinas

E por falar em limitar o ambiente, lembre-se sempre de fechar as portas de armários e as tampas de eletrodomésticos como as máquinas de lavar.

Ter esses itens sempre fechados impede que o gatinho acabe entrando lá. Afinal, não é raro ouvir histórias de acidentes com gato em máquina de lavar, dentro da geladeira ou dentro do forno.

Sendo assim, evite ao máximo deixar esse tipo de compartimento aberto. Além disso, sempre inspecione os eletrodomésticos antes de usar, para ter a garantia de que o gatinho não está perdido dentro de algum motor em casa.

Por exemplo, antes de ligar a máquina de lavar, procure seu gatinho. Se achá-lo, tudo bem. Se não achar, dê uma olhada dentro da máquina, até mesmo na parte do motor, para ter a certeza de que ele não entrou ali.

Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre a raça Staffordshire Bull Terrier

4. Forneça estímulos adequados

Você sabia que o comportamento de curiosidade dos gatos pode estar intimamente relacionado com o tédio que ele sente no dia a dia? É isso mesmo.

Às vezes, uma forma simples de prevenir acidentes com gatos curiosos é, simplesmente, oferecendo bons estímulos ao seu amigo peludo.

Nesse caso, fazer a gatificação em casa é uma forma eficiente de garantir que seu gatinho fique entretido em outras atividades, e perca um pouco o interesse de explorar o que não deve.

Mas o que fazer para entretê-lo? Experimente opções como:

  • Coloque prateleiras para ele andar e escalar à vontade;
  • Crie tocas com caixas para ele se esconder;
  • Espalhe brinquedos para gatos pela casa;
  • Use brinquedos interativos para os gatinhos se distraírem;
  • Dê plantinhas seguras para ele comer e se distrair;
  • E muito mais.

Tudo isso pode ajudar, e muito, a prevenir acidentes com gatos curiosos.

prevenir acidentes com gatos curiosos
Gato deitado ao lado de um pote de planta que derrubou. Foto: Canva.

5. Evite manter fontes de fogo e calor sem supervisão

Sabe quando ligamos a boca do fogão para esquentar a água da chaleira e saímos para resolver outra coisa, em outro cômodo da casa? Bem, esse tipo de comportamento não é muito seguro quando se tem um gato muito curioso em casa.

Por isso, se você quer prevenir acidentes com gatos curiosos, lembre-se de evitar deixar um fogo aceso sem supervisão.

Isso vale para churrasqueira, lareira, fogão à gás, velas, incensos, entre outras fontes de fogo e calor, como chapinhas e ferro de passar roupa.

Tudo isso deve sempre ser mantido aceso só com supervisão, para que nenhum gatinho curioso se queime.

Veja mais: As 25 raças de cães mais suscetíveis a problemas de saúde

6. Guarde sacos, sacolas e embalagens diversas

Outro item que, muitas vezes, nem nos damos conta de que podem causar danos aos nossos pets são as embalagens. Sacolas, sacos plásticos, entre outros tipos de embalagem podem despertar o interesse dos gatos curiosos.

O problema surge quando o gatinho entra nesse tipo de embalagem e não consegue mais sair, podendo sofrer um sufocamento e até mesmo morrer por asfixia.

Por isso, para prevenir acidentes com gatos curiosos, é importante que todos esses itens sejam bem guardados e nunca deixados disponíveis ao alcance do gato.

prevenir acidentes com gatos curiosos
Gato deitado ao lado de papéis rasgados. Foto: Canva.

7. Limite alguns espaços, se necessário

Por fim, se houver necessidade, você também pode limitar o espaço que o gatinho costuma circular.

Por exemplo, se você tem um escritório na sua casa, e nem há muitos fios de energia, como de computadores, notebooks e afins, o ideal é limitar o acesso do gato a esse ambiente, caso os fios não possam ser “escondidos”.

Assim, evita-se que o gatinho acabe roendo um fio elétrico, bem como evita-se que ele puxe esses eletrodomésticos para cima de si mesmo, o que poderia ser muito perigoso.

Nesse caso, fechar a porta pode ser uma boa solução, concorda?

O mesmo vale para ambientes nos quais você sabe que o gato pode querer mexer onde não deve, como em cômodos com muitas prateleiras altas e cheias de objetos, locais com muita papelada, e assim por diante.

Sempre avalie os ambientes da sua casa a fim de proteger o seu amigo peludo desses problemas, está bem?

 

Esperamos que este guia possa te ajudar a prevenir acidentes com gatos curiosos. Até mais!

Veja agora: Veterinária dá 7 dicas para fazer seu gato beber mais água

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Atenção: Latido excessivo pode fazer mal à saúde do cachorro
Latidos excessivos podem indicar estresse, tédio ou problemas de saúde nos cães. Esse comportamento afeta o bem-estar do animal, prejudica...
Por que os cachorros correm atrás de motos e carros?
Cães correm atrás de motos por instinto, tédio ou proteção territorial. Sons e movimentos rápidos os estimulam, especialmente em raças...
Raça de gato que custa mais de R$ 500 mil? Venha conhecer!
O gato Ashera é uma das raças mais raras e caras do mundo, podendo custar mais de R$ 500 mil....
Img de rastreio

Localize algo no site!