Você já viu um gato com mau hálito? Sabia que, assim como nós, eles também podem ter mau hálito?
Não é comum muitos tutores se preocuparem tanto com a saúde bucal dos pets, essa área pode acabar passando despercebida.
Porém, quando não temos os cuidados certos com essa região, os gatinhos podem acabar desenvolvendo mau hálito.
O mau hálito é algo muito desagradável, por isso, devemos tomar cuidado com os dentinhos e a boca do nosso gato.
Portanto, acompanhe este guia do Portal do Dog para descobrir o que pode ser o mau hálito no gato.

Gato com mau hálito: o que pode ser?
Você sabia que os gatos também podem desenvolver o mau hálito? A halitose é um problema que afeta tanto os seres humanos quanto os animais. Qualquer pet, como os gatinhos e os cachorrinhos, podem desenvolver esse problema tão desagradável.
O mau hálito é algo bem incômodo, já que o odor que se desenvolve na boca de alguém pode ser bem desgradável, tanto para quem tem o mau hálito quanto para quem sente.
No caso dos animais, é um pouco mais difícil de se notar esse mau hálito, a não ser que estejamos bem perto deles. É de se imaginar que um animal, como o gato, não tenha um hálito com cheirinho de menta, não é mesmo? Afinal, eles não têm a mesma frequência de limpeza bucal que nós.
Porém, apesar da boca do pet ter um cheiro diferente, é totalmente possível notar quando o cheiro está desagradável, ou seja, quando ele está com mau hálito.
Muitos tutores amam pegar os gatinhos no braço, abraçar, dar beijinhos e cheirinhos, é nesse momento que é possível perceber que o pet está com mau hálito.
Porém, não é tão simples identificar o que esteja causando esse mau hálito no gatinho. O mau hálito pode surgir por diversos fatores diferentes. Gato com mau hálito pode ser algo bem mais comum do que você imagina, talvez você só não tenha percebido ainda que seu gato pode ter halitose.
Então, existem muitas razões para que o gato desenvolva o mau hálito, por isso é preciso ficar atento.
Veja abaixo o que pode ser um gato com mau hálito e lembre-se de que consultar um veterinário pode ser uma boa ideia:
1. Tártaro
Você já deve ter ouvido falar no tártaro dentário. Esse problema pode afetar tanto os animais quanto nós, seres humanos. O tártaro nada mais é que uma placa bacteriana que se instala nos dentes e, se não removida logo, pode se solidificar.
O tártaro é algo muito desagradável, pois pela presença de bactérias nele, ele poderá trazer inúmeros problemas para o animal. Um pet que possui tártaro pode desenvolver problemas como as cáries e também o mau hálito.
Então, se você notar que o seu gatinho anda com muito mau hálito, é interessante investigar se os dentinhos dele possuem tártaro.
Se os dentes dele possuírem tártaro, é interessante removê-los e existem formas bem práticas de se fazer isso.
Um bom jeito de remover o tártaro dos dentes do pet é levando ele para uma avaliação com um veterinário. O veterinário poderá realizar a remoção desse tártaro e consequentemente melhorar o hálito do gato.
Outra forma é utilizando brinquedos mastigáveis. Ofereça-os ao gatinho, quanto mais ele morder o brinquedo, mais o brinquedo vai ajudar a remover esse tártaro. Mas lembre-se de que o brinquedo não exclui a função importante de um bom veterinário, combinado?
Veja mais: 7 formas de evitar que o cachorro fique entediado sozinho
2. Alimentação
Outra coisa que pode estar por trás do gato com mau hálito é uma alimentação inadequada. Alimentos que não possuem uma boa qualidade, comida estragada, insetos e muitas outras coisas podem causar mau hálito no seu gatinho.
O ideal é que o pet tenha uma alimentação balanceada e ideal para sua raça, tamanho e que atenda bem às suas necessidades. Evite ao máximo que seu gato tenha contato com alimentos de baixa qualidade e que sejam inadequados, eles podem causar muito mau hálito no pet.
Além disso, se o seu pet estiver consumindo insetos e animais no quintal, tente limitar ao máximo esse tipo de consumo. Até porque, além de causar mal à saúde bucal do pet, também pode ocasionar problemas de saúde mais graves, como quando o animal consome algum bichinho contaminado com alguma doença séria.
3. Doenças
O Gato com mau hálito também pode ser resultado de doenças que podem estar afetando o bichano. Doenças como: FIV, Felv e problemas renais podem estar por trás do mau hálito.
Nesses casos, é mais do que necessário levar o seu bichano para uma avaliação com o veterinário. Esse tipo de doença, além do mau hálito, apresenta muitos outros sintomas que podem ser bem prejudiciais para o bom-estar e qualidade de vida do seu gatinho.
Portanto, consultas regulares ao médico veterinário e exames periódicos podem ajudar a tratar essas doenças e também evitar que o gato fique com mau hálito.
Leia mais: 8 brincadeiras para cachorro filhote (que são seguras)
4. Problemas gastrointestinais
Os problemas gastrointestinais também afetam o hálito do seu gatinho, sabia disso? Inflamações, tumores pela região gastrointestinal podem causar o mau hálito nos gatinhos.
Normalmente, além do mau hálito, é possível observar inúmeros outros sinais de que o pet está com doenças gastrointestinais. É bem comum que elas venham acompanhadas de diarreia e vômitos, além, é claro, do mau hálito aparente.
Portanto, é preciso sempre estar em contato com o veterinário, pois doenças gastrointestinais podem levar a algo bem mais grave e devem ser tratadas com antecedência.
Como cuidar de um gatinho com mau hálito?
Para cuidar de um gato com mau hálito, é necessário se atentar a algumas medidas importantes. Primeiro, é preciso oferecer uma alimentação saudável e adequada para o gatinho, já que a alimentação pode influenciar no hálito dele.
Também, é necessário realizar a escovação dos dentinhos do bichano, justamente para evitar o desenvolvimento de tártaros que causam mau hálito.
Além disso, as visitas ao veterinário devem ser regulares, já que esse mau hálito pode ser causado por alguma doença grave. Portanto, com esses cuidados básicos já é possível ajudar e muito um gato que sofre com os problemas de mau hálito.
Não deixe o tempo passar, combinado? Se o pet estiver com mau hálito e você perceber, converse com um veterinário, pois o tratamento precoce de doenças costuma ter mais sucesso.
Confira também: Não escovar dentes do pet pode afetar órgãos vitais; veja como cuidar