O Bedlington Terrier é um companheiro ativo e alegre. Mais relaxado e com menos necessidade de exercício do que outros terriers, ele ainda é um terrier curioso, carinhoso, que leva muito a serio o seu status como cão de guarda.
Afirma-se que o Bedlington Terrier pode ostentar um pedigree mais longo e rastreável que qualquer outro terrier, ocasião na qual era
conhecido como Rothbury Terrier, sendo natural das antigas áreas mineiras do norte da Inglaterra. Sua fama se espalhou para fora da sua região de origem, tendo sido iniciada em 1877 uma associação para a criação da raça. Embora sua expressão seja meiga, ele é perfeitamente capaz de se defender por si só, mas não irá à procura de uma briga. É um pequeno cão resistente, esta raça única tem a aparência de um cordeiro, mas não se deixe enganar, ele é um terrier por completo. Um cão do norte do país, originalmente sua função era a de capturar coelhos para a “panela” (refeição) da família, permanece ainda (atualmente) um cão de caça.
O Bedlington Terrier é um cão de companhia curioso, carinhoso, que para ele não existe nada melhor do que passar o tempo com sua família humana. Seu nível de atividade moderada necessita de uma longa caminhada diária ou alguma brincadeira mais enérgica em uma área segura e tranquila. Uma vez que satisfaz essa a necessidade, ele ficará feliz em estar ao seu lado ou segui-lo enquanto você faz suas atividades diárias.
Ele é um excelente cão de guarda, mas vai cumprimentar seus convidados com alegria. O Bedlington tem um grande senso de humor e gosta de ser o centro das atenções. Como um bônus, ele vai livrar sua casa e quintal de quaisquer camundongos, ratos ou outros roedores que podem ter a sua residência.
O Bedlington é excelente em todos os tipos de atividades caninas organizadas e informais. Ele gosta de caminhar e pode ser um excelente cão para competições de agilidade, obediência e rali. Em seu treinamento precisa de firmeza e coerência, mas também não faz mal algumas recompensas de petiscos, incentivo e carinho. Qualquer terrier pode se tornar um preguiçoso se não for estimulado a fazer exercícios físicos, então ensinar seu Bedlington quando é novinho vai facilitar muito sua vida quando estiver adulto.
Sua aparência lembra muito um cordeiro, mas não se engane, se necessário irá defender seu território da melhor forma possível. Como todo terrier ele não vai procurar briga, mas se entrar em uma é pra ganhar.