Alegre, intrépido, atirado e de vivacidade pouco comum, o Cairn Terrier ignora o que seja agressividade. Grande aptidão à caça. Rústico e agitado, tem uma grande necessidade de exercício. Essa abordagem brincalhona e muito simpática, conjugada a um temperamento animado, mas atento à disciplina, explica sua grande popularidade na Grã-Bretanha e seu renome mundial. Ele tornou-se um charmoso cão de companhia, que precisa ser adestrado com firmeza e amor.
O Cairn Terrier é um cão maravilhosamente amigável. Ele é feliz e alegre, e ele realmente gosto de conhecer pessoas. Ele também é todo Terrier: independente, resistente, e alerta. Como qualquer cão da raça, ele coloca cavar, latir e perseguir no topo de sua lista de atividades favoritas. Ele vai perseguir qualquer animal pequeno, incluindo o gato do vizinho, se tiver uma chance. Ele é um bom cão de guarda, também, e vai anunciar qualquer visitante.
Apesar de independente, o Cairn é dedicado à sua família e é mais feliz quando ele faz parte da vida diária de seus proprietários. Ele gosta de estar em casa, brincar com as crianças , seguir você de comodo em comodo da casa e receber e cumprimentar visitas junto com você. Ele também é conhecido por ser sensível. Ele não gosta de ser repreendido e fica chateado quando você não está feliz com ele.
O Cairn pode ser pequeno, mas ele é tão confiante que se esquece fácil de seu tamanho. Ele tem a independência Terrier típica e não tem noção de como se portar diante de outro cão maior que ele. É um cão amigável que pode se adaptar a qualquer tipo de casa – desde apartamento na cidade a uma casa na fazenda ou sítio (de qualquer forma ele terá a oportunidade de praticar suas habilidades de caça). Alerta, ativo e curioso, as funções de um cão de guarda.
Não espere que o Cairn seja um cão de colo, apesar de seu tamanho. Ele pode ceder-lhe um ou dois minutos de seu tempo, mas ele tem coisas para fazer e lugares para ir. Só se certifique que essas “ocupações” não incluem cavar seu jardim com suas patas grandes e unhas fortes – para não mencionar seus instintos Terriers – se encaixam perfeitamente nesta tarefa.