Com um nome nada fácil de pronunciar, o Xoloitzquintli não nos deixa outra alternativa a não ser utilizar seus outros nomes.
Apesar de não ser muito difundido mundialmente, o também conhecido como Cão sem pelos mexicano ou Pelado Mexicano não só é bastante conhecido em seu país de origem, o México, como também é visto como um tesouro nacional para a população local.
Com origem pré-colombiana, há cerca de mais de 3.500 anos e natural da Mesoamérica, o Xolo é a primeira raça canina das américas. Na época considerado um profeta e guia no submundo, os povos locais acreditavam que ele guiaria as almas dos astecas no além.
Hoje, ele é um ótimo e leal companheiro para sua família, apreciando muito a proximidade física com seus tutores e formando um elo emocional forte com eles. Sem dúvida um cão alegre, calmo, tranquilo e reservado, o Pelado Mexicano está sempre vigilante e alerta, sendo naturalmente desconfiado com estranhos. Ele é silencioso por natureza e só late quando realmente necessário. Não é aconselhado para famílias com crianças pequenas, porém pode conviver com crianças principalmente se for criado com com elas. Ele tem uma tendência interessante de se dedicar mais a um membro específico de sua família.
Não é um cão que aceita bem ficar longos períodos de tempo sozinho, sendo considerado por alguns até mesmo carente. Se o tutor não der a quantidade de afeto e atenção necessárias, ele pode facilmente se frustrar e desenvolver comportamentos destrutivos.
Apesar de poder se mostrar um pouco teimoso, responde bem a treinamentos e pode começar a ser adestrado muito jovem, com ainda 8 a 10 semanas de vida.
Seu instinto aflorado o torna mais suscetivel a perseguir animais de outras espécies.
Como o nome já entrega, cães dessa raça não possuem pelo. Não que isso seja um problema quando o assunto é se aquecer, já que ao longo dos anos, o próprio corpo adaptou-se a condição, conseguindo irradiar calor até mais do que cães com pelagem (geralmente mantém a temperatura de 40ºC). A falta de pelos, entretanto, faz com que os tutores desse mexicano tenham que ter um cuidado especial.
Seu corpo é magro e musculoso, similar aos cães da raça Manchester Terrier; possui olhos com uma expressão muito viva, sendo eles amendoados variando do amarelo ou preto; quando está com prestanto atenção em algo, sua testa ganha algumas rugas; suas orelhas são finas, elegantes e longas (como é o caso de outras raças antigas); um tufo de pelos tesos e poucos densos orna seu crânio.
Essa raça vem em três tamanhos, indo do Padrão (45 a 55 cm), Miniatura (35 a 45 cm) ao Toy (25 a 35 cm). Eles podem ter de 4 a 14 quilos, uma variação considerável.
Apesar deles terem uma tendência a irritar menos humanos com alergias, não existe um cachorro que seja completamente hipoalergênicos.