A coragem do American Staffordshire é lendária. É um guarda notável, que alia a força do Buldogue à agilidade do Terrier. Esse cão é também inteligente, muito próximo de seus donos e fiel. Educado com firmeza e com doçura, esse excelente companheiro de família se mostra obediente e possui facilidade de adaptação. No campo, sua vitalidade é particularmente útil, pois ele afugenta do lugar os animais indesejáveis, como ratos e a raposa. Para se manter equilibrado, é importante que ele gaste energia.
Um dos equívocos sobre o American Staffordshire Terrier é que ele é um cão de guarda feroz. Dificilmente. Ele pode parecer assustador, o que lhe serve bem, tanto quanto intimidador para potenciais intrusos, mas a verdade é que este cão adora quase todo mundo. Com suas famílias, eles não são muito conscientes da sua dimensão e, muitas vezes, tentam se enquadrar na classe de cão de colo em busca de algum carinho.
No entanto, American Staffordshire Terriers mesmo cuidadosamente criados são cães fortes, determinados, inteligentes, e recuar não é parte de seu comportamento normal. Muito diferente do que muitos tentam passar, ele não é uma espécie de cão com dupla personalidade pronto para mudar de um animal de estimação amoroso a um assassino em um instante, mas como todos os cães, ele precisa ser treinado e socializado.
Os Amstaffs são típicos Terriers, e até mesmo cães “bem comportados” são muito mais propensos a serem desconfiados quando se trata de outros cães, especialmente do mesmo sexo. É melhor não manter machos juntos quando for levar estes cães para parques onde eles estão autorizados a correr solto. A reação e o comportamento desses cães juntos com outros cães em público varia de acordo com cada cão individual. Alguns são amigáveis; outros, nem tanto. E todos são suscetíveis a ver gatos e outros pequenos animais peludos como presa.
O American Staffordshire Terrier é uma das três principais raças geralmente consideradas “Pit Bulls”. Isso criou a estigma de cães brigões. Sua tremenda lealdade, tenacidade e natureza foram explorados nos ringues de luta de cães. Mas nas mãos de proprietários amorosos e dada a quantidade certa de socialização, treinamento, atenção e amor, eles são dóceis e cães de família afetuosos.
Antes de obter um destes cães, é importante entender que há muita desinformação em torno da natureza de Pit Bulls e há campanhas para proibir o acesso a esses cães. Faça sua própria investigação para que você possa ajudar a educar os amigos e vizinhos sobre os méritos desta raça.
Embora ele não esteja entre as maiores raças de cães, um American Staffordshire Terrier pode pesar até 20 quilos – a maior parte é músculo. Eles são cães poderosos e pode ser um desafio para andar com eles na coleira se não forem bem treinados. Puxar é uma das coisas que estes cães amam fazer. É uma boa ideia para canalizar esse desejo em um esporte para cães.
Pit bulls são cães muito voltados para as pessoas, mas com outros cães e pequenas criaturas peludas, é uma história muito diferente. Há Pit Bulls e cães que se parecem com Pit Bulls, que se tornaram amigos de gatos e os aceitam como parte da família, mas essa não é uma atitude típica da raça. A resposta é sempre o adestramento e a manutenção de um relacionamento saudável com o cão,