Um cão robusto, com um forte instinto protetor, o Rottweiler é particularmente resistente. Versátil, ele pode ser tanto um gigante gentil e maleável quanto um guarda intrépido e feroz. O Rottweiler é muito leal e um membro da família, que precisa de um trabalho e atividade para ser verdadeiramente feliz.
Eles são indivíduos com personalidades que vão desde o sério e reservado ao amoroso. O Rottweiler tem a tendência de ser mais calmo, alerta, extremamente leal e um companheiro maravilhoso.
Sua aparência é uma das mais reconhecidas do mundo canino. Com um corpo musculoso, grande cabeça e cor de pelagem preta com marcas fogo, sua vontade de proteger sua família e sua força física não devem ser subestimadas. Por causa disso, ele não é indicado para tutores de primeira viagem, e sim para os que irão se dedicar e fazer um compromisso para com o cão.
O Rottweiler é bem receptivo ao adestramento e o treinamento deve começar desde a mais tenra idade, principalmente focando na socialização com crianças, estranhos e outros animais. Utilizando reforço positivo, os tutores devem ser firmes, mas nunca com brutalidade. Ele deve ser ensinado a dominar sua força. Como todos os cães, se estiver entediado, seja físico ou mentalmente, ele poderá desenvolver comportamentos destrutivos. Seja justo e firme com seu Rottweiler, que ele te retribuirá com amor e respeito.
Ele é muito ativo, tem muita energia para gastar e adora ter a possibilidade de correr em liberdade. Ao analisar seu passado de trabalhador na Alemanha, que vigiava os rebanhos e a casa dos seus proprietários, é fácil compreender o porquê dele não suportar ficar inativo por muito tempo e sua desconfiança com estranhos.
Rottweilers são territorialistas e não vão permitir que estranhos entrem em sua propriedade ou em sua casa, a não ser que os tutores estejam presentes e acolham a pessoa. Alguns não vão deixar entrar até mesmo pessoas que conhecem na casa se o proprietário não estiver lá, o que pode ser um problema.
Não é de se surpreender que o Rott seja um excelente cão policial, ótimo no pastoreio, cão de serviço e terapia e um competidor em obediência. Resumindo, ele pode fazer qualquer tarefa que aparecer em sua frente.
Mesmo podendo fisicamente dormir fora de casa, ele é muito apegado a sua família, e a recomendação é que ele fique próximo aos seus tutores, porém com acesso ao jardim.