O Pinscher Miniatura é uma raça de cão ancestral que remonta à profunda Idade Média. Durante séculos, os cães foram apanhadores de ratos e guardas corajosos e mantiveram essas qualidades até hoje.
Hoje, os pinschers em miniatura são companheiros enérgicos que estão prontos para seguir o dono em todos os lugares e executar alegremente seus comandos.
Não deixe que o tamanho pequeno do Pinscher te engane, ele é um destemido, valente e confiante guardião que está sempre alerta, pronto para avisar seus tutores a qualquer ruído que escutar e preparado para desafiar intrusos 10 vezes maiores que ele.
Por essa característica, alguns dizem que ele tem complexo de Napoleão, sem ligar para sua pequena estatura.
O aviso sonoro vem em forma de um latido intempestivo, bem conhecido pelos amantes da raça, que gera controvérsias devido ao tom alto e agudo.
Ativo, vivaz, jovial e inteligente, ele é um devotado e fiel companheiro para sua família, sempre disposto a agradar. Apesar disso, ele não é submisso e pode ser bem teimoso e independente.
É preciso educá-lo desde a mais tenra idade com firmeza e discernimento, mas nunca com brutalidade nem reprimendas, exigindo muita atenção.
Sua curiosidade o faz ver o muro ou porta aberta da casa como uma barreira a ultrapassar, então, cuidado redobrado com suas aventuras.
Ele precisa de uma quantidade considerável de exercícios, adora se movimentar ao ar livre, participar de passeios em família, longas caminhadas e atividades caninas como agility e obediência.
Ele precisa viver dentro de casa e seu corpinho sem tanta gordura necessita de camadas de roupas para aguentar temperaturas baixas.
Tutores devem tomar cuidado com os ossos de seus cães e evitar que eles fiquem pulando no dia a dia.
Por causa de sua personalidade robusta, eles são também conhecidos como os reis do grupo canino dos Toys.
De natureza esperta, ele é um cão tipicamente alegre e engraçado, sempre em movimento e de uma limpeza próxima a de um gato. Seu pelo é curto e rente ao corpo, e solta em quantidade regular.
Apesar de sua semelhança física com o Doberman, o que faz muitas pessoas pensarem que ele seria fruto de cruzamentos progressivos de Dobermans na busca de tamanhos menores.
Na verdade, o Pinscher Miniatura é uma variedade reduzida do Pinscher Médio, que pertence à família dos Pinschers-Schnauzers, de origem muito antiga.
Vindo da Alemanha, esse pequeno corajoso trabalhava principalmente como um caçador de animais daninhos. Por causa de seu passado, ele ainda carrega consigo a tendência de latir, cavar e perseguir outros animais.
Por ser pequeno, ele se adapta muito bem à vida em apartamento, mas não espere que ele fique deitado no sofá o dia inteiro. Ele precisa gastar sua a energia física e mental, seja dentro ou fora de casa. Ele é indicado para tutores mais experientes.