Muito esportivo, esse Galgo de pelo duro galopa com o “ventre no chão”, de maneira muito espetacular. Geralmente menos rápido que o Greyhound, ele pode, todavia, participar com honra de caçadas a lebres. É um cão de companhia muito apegado ao dono. É inteligente e doce. Em casa, ele é de natureza um tanto indolente, o que não o impede de fazer corridas enlouquecidas quando se apresenta a ocasião. Pouco obediente, porém facilmente adestrável, é um cão pacífico, não sendo desconfiado nem agressivo ou medroso.
Fica difícil dizer se nós o amamos ou temos inveja porque o Galgo vive a vida que nós todos gostaríamos de ter: Eles fazem o que querem, quando querem, apenas para agradar a si mesmos. Se no processo isso agradar a você, ótimo, mas certamente não é algo que o Galgo planeje ou até mesmo se preocupe. Isso não quer dizer que seu Galgo Escocês não tenha amor por seu tutor.
Eles precisam de muito exercício diário não só porque é uma raça ativa em geral, mas também para construir e manter a massa muscular (para suportar um corpo gigante e pesado). Antes de começar os exercícos porcure orientação de um veterinário, principalmente se seu cão ainda é muito jovem. Após a adolescência, quando eles estão com dois ou três anos de idade, é que o Deerhound vai se tornar um cão tranquilo. Eles permanecem alertas durante toda a vida, mas apenas para o que lhes interessa, tornando-os uma má escolha para qualquer pessoa que tem esperança que ele seja um cão de guarda.
Galgos são descritos como dóceis e fáceis de treinar. Isso é verdade se você descobrir o que os motiva a aprender. Eles só fazem algo se puderem ver o que vão receber em troca, e ainda assim somente se eles sentem interesse por aquilo. Se você acertar com recompensas interessantes como petiscos, brinquedos sibilantes ou peludos, ou a chance de correr sem coleira combinando tudo isso com sessões de treino de curta duração que não envolvam muita repetição, vai dar certo. Detalhe, Galgo se entedia com facilidade.
Além do exercício físico outro grande interesse de um Galgo Escocês é a comida e não só a dele. Pode despertar o interesse de investigar algo que você está comendo na esperança de obter algo para si. Tenha cuidado com comidas sobre a mesa ou balcão com um Deerhound na casa, ela não vai estar mais lá quando você voltar.
Ele é alto, ele é nobre, ele tem um olhar selvagem e real. O Galgo Escocês é realmente um animal nobre, mas ele também é um bocado engraçado. Em casa, no castelo ou condomínio, ele é calmo e tranquilo como um adulto.
O Deerhound tem duas grandes alegrias na vida: correr atrás de coisas em grandes distâncias com uma velocidade enorme, e se deitar ao seu lado no sofá, cabeça no colo, grandes olhos escuros que olham para os seus com amor e simpatia.
Tal como o seu primo, o Greyhound, um adulto Deerhound Escocês é perfeitamente feliz com muito menos exercício do que ele precisava em seus anos mais jovens. Nunca deixe o seu Deerhound desenvolver o hábito de pular sobre as pessoas, não importa o quão bonito é quando ele é um filhote.