É um Terrier de companhia por excelência, que se mostra alegre, curioso, afetuoso, sociável e de uma inteligência viva. Todavia é preciso adestrá-lo co rigor desde a mais tenra idade.
O Silky Terrier mostra-se bastante sociável com seus congêneres. Ele manteve os instintos de caçador e continua sendo um temível predador de roedores. Ainda pouco difundido fora da Austrália, essa raça, que se adapta a qualquer condição de vida, é cada vez mais apreciada. É muito simpático, inteligente, espirituoso e auto-confiante. Apesar de seu tamanho, ele é um excelente cão de guarda, é rápido em soar o alarme se algo ou alguém estranho entra em seu território.
Embora independente, o Silky é dedicado a seus tutores e é mais feliz quando ele faz parte do cotidiano familiar. Ele gosta de estar em casa, seguindo você de um cômodo para outro, ou recebendo os convidados à porta junto com você. Se você viaja muito , este cão adaptável seria feliz em pegar a estrada com você.
O Silky, como ele é chamado frequentemente, é um cão pequeno elegante com um belo e sedoso pelo castanho e azul. Por baixo desse exterior de aparência delicada, no entanto, está um espírito grande e ousado. As pessoas não familiarizadas com a raça ficam surpresas ao ver o pequeno Silky avisar da presença de intrusos, suas traquinagens com cães de grande porte ou sua ressitência em longas caminhadas com seus proprietários.
Mas isso não deve ser motivo de surpresa. O Silky é, afinal, um terrier , com um verdadeiro temperamento Terrier: tenaz, gosta de cavar , latir e perseguir . Se você não considera essas características cativantes, o Silky Terrier não é um cão indicado para você. Apesar da atitude dura, no entanto, o Silky é um cão fiel que gosta de estar com a sua família.
Algumas pessoas pensam que são grandes Yorkshires Terriers, e outros pensam que são minúsculos Terriers Australianos . Mas mesmo que esses cães estejam em sua ascendência, o Silky Terrier tem a sua própria identidade – e não vai deixar você esquecer isso. Não se engane: Ele pode ser minúsculo e ele até pode lembrar em algumas coisas seus primos Terriers, mas o Silky Terrier não é um cão de colo. Ele é infinitamente curioso, cheio de energia e gosta de jogar.