O Welsh Corgi Cardigan é normalmente identificado como o Corgi com cauda, porém, as diferenças entre o Cardigan e o Pembroke não ficam só nessa característica. O Cardigan é corporalmente maior, possui orelhas mais arredondadas e vem uma uma grande variedade de cores na palagem, com a maioria tendo marcas no pescoço, peitoral, patas e na ponta do rabo. Eles pesam em média de 11 a 17 quilos, fazendo-os um pouco maior do que seu primo Pembroke. Em relação ao temperamento, Cardis podem ser mais territoriais, menos sociáveis e mais tenazes que o Pembroke. A semelhança principal, fora a aparência e personalidade como um todo, é o fato de ambos soltarem muito pelo.
Ele ganhou esse nome especialmente por causa de sua causa, que lembra a manga de um suéter estilo cardigan. Ele é o mais velhos dos dois Corgis e acredita-se que ele está presente no País de Gales há pelo menos 3 mil anos, sendo descendente da mesma família de cães teckel que produziu raças como Dachshund e Basset Hound.
O Cardigan possui um temperamento muito amável, descontraído, não é agressivo nem tímido, no geral um cachorro muito confiável, leal à sua família e que adora a vida em grupo.
Atlético e ativo, ele se sai muito bem em esportes caninos como agility, herding, flyball, obediência, rally e tracking. Outras atividades que serão muito apreciadas pelo Cardigan incluem caminhadas e trilhas. Seu tamanho e estrutura corporal podem não entregar de primeira, mas esse é um cachorro muito ágil. Ele é bem tolerante com crianças e outros pets, podendo até mesmo conviver com gatos ou outros cães.
Devido ao seu passado em pastoreio, que continua vivo e forte em seu instinto, ele tem uma natureza alerta e irá latir para qualquer barulho ou estranho que se aproximar, assim como poderá dar mordiscadas no calcanhar de seus humanos durante brincadeiras, remanescente de quando pastoreavam o gado. Esses traços podem ser amenizados com treinamento, de preferência começando o quanto mais cedo melhor e sem dúvida com reforço positivo para esse cãozinho que pode ser teimoso em algumas situações. Como são animais muito rápidos e conseguem aprender com facilidade, eles podem iniciar o adestramento com 8 a 10 semanas.